Siga-nos

OiCanadá

A Diretora de Saúde Pública do Canadá, Dra. Theresa Tam, fala sobre a doença do coronavírus em Ottawa

Saúde

Conheça a situação do COVID-19 no Canadá, como se prevenir da doença e montar seu kit de quarentena

Com a primeira morte causada pelo COVID-19 registrada nesta segunda-feira na British Columbia e a aparição de casos no Canadá entre pessoas que não viajaram para áreas de risco, é importante saber mais sobre o quadro geral do país e como se proteger da doença. 

Qual é a situação do COVID-19 no Canadá?

Até domingo, 8 de março, o Canadá já havia registrado 62 casos do COVID-19 e nenhuma morte — 31 em Ontário, 27 em B.C., três no Québec e um em Alberta. Mas nesta segunda-feira, o vírus fez sua primeira vítima fatal no país, em British Columbia.

Há também uma crescente preocupação com a situação do seu vizinho, os Estados Unidos, que tem registrado mais casos da doença e, ao mesmo tempo, uma grande falta dos kits para testar gente possivelmente infectada.

O governo canadense tem sido cauteloso, mas já declara em página oficial que as pessoas devem evitar cruzeiros de todo tipo e está sempre atualizando os dados sobre países a serem evitados — na segunda-feira, 9 de março, constavam da lista China, Hong Kong, Irã, Japão, Itália, Cingapura e Coreia do Sul.

Além disso, já há eventos sendo cancelados e a tendência é de que as preocupações com aglomerações de pessoas só aumente, afetando assim festivais, seminários, conferências e encontros de todo tipo.

A importante conferência de tecnologia Collision prevista para acontecer em Toronto virou agora um evento online. O Campeonato Mundial Feminino de Hóquei no Gelo na Nova Escócia e mais dois outros eventos esportivos de menor porte escalados para acontecerem no Yukon e em Calgary, Alberta também já confirmaram seu cancelamento.

Na outra ponta, Starbucks, McDonalds, Second Cup e Bulk Barn, que estavam aceitando vasilhames reutilizáveis, suspenderam o programa e voltaram a trabalhar apenas com material descartável. E pelo menos 26 viagens de March Break organizadas por escolas ou distritos escolares de todos os cantos do país foram canceladas — a maioria delas, para a Europa.

Sintomas e taxa de mortalidade

Os sintomas da doença são relativamente vagos e podem ser facilmente confundidos com outros problemas. Tudo começa com uma febre seguida, em geral, por fadiga e tosse seca. Algumas pessoas também sentem dores musculares e dificuldades para respirar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a taxa de mortalidade do vírus até agora tem ficado na marca dos 3,4%, ou seja, a grande maioria das pessoas sobrevive à doença. O maior problema são os pacientes que já têm outros problemas de saúde — a gripe comum (que não é o mesmo que resfriado) — tem uma taxa de mortalidade de 1%.

Transmissão e prevenção

O vírus está se espalhando de uma pessoa para outra pessoa, em especial através de tosse e espirro. Mas as autoridades de saúde canadenses avisam que as máscaras são de pouca utilidade no combate à transmissão, apesar de a peça ser efetiva no ambiente hospitalar e aconselhável para quem está com sintomas.

No dia-a-dia, eles recomendam lavar as mãos sempre que possível, usar o álcool-gel quando não tiver a chance de lavar as mãos, além de tossir ou espirrar sempre no próprio ombro, cotovelo ou antebraço. É também recomendável não sair de casa se estiver com tosse ou febre.

Como lavar as mãos

Muito melhor que álcool gel é levar as mãos com água e sabão por pelo menos 15 a 20 segundos (cantar devagar o “parabéns pra você” dá uns 15 segundos).

É recomendável lavar as mãos antes e depois de preparar qualquer tipo de comida, antes e depois de comer, depois de usar o banheiro, depois de tossir ou espirrar, sempre que entrar em casa, sempre que a mão estiver suja.

Também é legal evitar tocar os próprios olhos, boca ou nariz se não tiver acabado de lavar as mãos, manter a casa limpa e ventilada e evitar, na medida do razoável, aglomerações de pessoas.

Veja aqui um vídeo da Organização de saúde sobre como lavar as mãos.

Quarentena

Uma das estratégias utilizadas para conter o vírus é manter as pessoas que tenham testado positivamente ou que estejam sob suspeita de terem o vírus em regime de isolamento. Isso pode acontecer em um contexto hospitalar ou domiciliar.

Também há casos de recomendação de quarentena quando não há sintomas mas a pessoa corre risco em função de uma saúde já debilitada.

A quarentena no Canadá até agora tem sido de 14 dias e as autoridades do país aconselham que as pessoas tenham em casa um kit preventivo para conseguir se manter sem problemas neste isolamento.

Kit de isolamento e a escolha de um amigo para apoio

Apesar de um clima de histeria, em especial nos Estados Unidos, em relação ao estoque de álcool-gel e papel higiênico, a lista sugerida por especialistas passa por itens básicos como sabonete, pasta de dente, xampu e material de limpeza suficientes para duas semanas — e, claro, papel higiênico também.

Vale ainda pensar nas coisas que se usa quando se está com uma gripe comum, como remédio para dor de cabeça, tosse e febre, e até medicamento contra diarreia. É bom também ter um termômetro. 

Quem não tem fácil uma receita dos seus medicamentos, melhor agitar isso logo com um médico para não passar aperto à toa. E é também legal pensar nos pets e ter em casa tudo que eles precisam para viver na boa por duas semanas.

O mesmo vale para comida. Aposte em carnes, peixes, sopas, feijão e outros produtos enlatados ou que possam se manter bem no freezer. E, por via das dúvidas, invista em algumas garrafas grandes de água e um estoque mínimo de dinheiro em espécie. Mas, sobretudo, não entre em pânico, informe-se por via confiáveis — menos WhatsApp e mídias sociais nesse caso — e aprenda a lavar as mãos de maneira efetiva.

O governo também sugere que as pessoas apontem um amigo para ser seu apoio durante a quarentena. Esta pessoa poderia, por exemplo, trazer comida ou remédio e deixar na porta da casa, mas sem manter contato físico — quando houver a necessidade de contato, o recomendável é manter dois metros de distância.

Fontes:

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Saúde

Topo