Siga-nos

OiCanadá

Saúde

Empresas canadenses vendem ar engarrafado e outros produtos naturais

Cerca de quatro anos atrás, uma dupla de Alberta resolveu engarrafar e vender o ar de dois importantes pontos turísticos da província: Banff e Lake Louise. A novidade foi concebida como brincadeira, mas hoje a Vitality Air garante vender 10 mil garrafas de “vento“ por mês.

As latas com oito litros de ar comprimido são vendidas a $32 e vêm acompanhadas por uma máscara e uma tampa especiais para facilitar a inspiração das 160 baforadas que o produto proporciona. Elas são compradas, em sua maioria, por consumidores da Ásia, com destaque para China, Índia e Coréia, países que registram altos níveis de poluição em suas metrópoles.

O surpreendente sucesso do produto fez com que a Vitality Air lançasse, então, outros itens, como canisters de oxigênio e mais uma série de “vaporzinhos” (nada baratos) que têm como ingredientes principais água mineral e de geleiras canadenses.

Batendo na mesma tecla da saúde, a Lower Valley Beverage Company, baseada em Ontário, comercializa a Sapsucker, uma água coletada das árvores de maple que, segundo a empresa, é uma alternativa natural e pura às águas engarrafadas.

Mas diferentemente do ar em lata, a água/seiva da Sapsucker não é exportada, concentrando o seu mercado em Toronto e adjacências e usando restaurantes, supermercados especializados em produtos naturais e locais, assim como uns poucos serviços de entrega, para chegar ao copo do consumidor final — ao preço de $5 por litro, vendido em embalagem tipo tetra-pak (como a dos sucos de néctar de fruta hoje vendidos no Brasil).

Do mesmo modo, a 52 North empacota seiva/água de birch (bétula) da British Columbia, mas sua estratégia de venda é via internet, com alcance global, e eles oferecem também opções de sabores:  água de birch com uma pitada de hortelã, framboesa, mirtilo vermelho (cranberry) ou groselha (blackcurrant).

De acordo com os produtores, o norte da Europa saboreia a água de birch há séculos, mas com certeza sem pagar $45 por 15 garrafinhas de 335 ml cada (o equivalente a cerca de $9 por litro).

Como funciona

Durante o verão, as árvores estocam água em suas raízes para sobreviver a temporada de solo congelado. Quando a primavera chega e tudo descongela, esta seiva pode ser retirada da planta através de um método simples: faz-se um buraquinho na casca e coloca-se ali embaixo um balde coletor. No caso do maple, a seiva coletada pode ser fervida e reduzida, criando assim o maple syrup (em uma proporção de 40 litros de seiva para gerar um litro de syrup).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Saúde

Topo