Siga-nos

OiCanadá

Saúde

Seguro saúde público de Ontário acaba com reembolso de despesas no exterior

A imigração para o Canadá garante acesso fácil e barato a destinos nos Estados Unidos, México e Caribe. Mas se antes já era preciso ficar atento à cobertura médica nestas e noutras viagens além da fronteira, o viajante agora tem que ficar ainda mais esperto, pois já está em vigor o fim dos reembolsos do OHIP para gastos com emergências no exterior.

O Ontario Health Insurance Plan (OHIP) é o seguro saúde da província que garante assistência médica aos moradores de Ontário, e até o ano passado, fazia reembolso parcial de despesas médicas emergenciais no exterior. O teto era baixo, não passando de CAD$400 por dia para internações. Mas desde o dia primeiro de janeiro, o benefício foi completamente eliminado. 

Por enquanto, nenhuma outra província seguiu os passos de Ontário, mas a verdade é que todos os planos de saúde provinciais reembolsam um valor insignificante em relação ao tamanho das contas hospitalares no exterior. O limite coberto pela British Columbia para internações emergenciais fora do país, por exemplo, não passa de míseros CAD$75 por dia. 

Apesar dos valores baixos, a expectativa do mercado é que outros governos provinciais sigam os passos de Ontário, eliminando de uma vez por todos os reembolsos. Isto se a medida do governo Ford sobreviver à batalha judicial que foi instaurada logo que a medida foi anunciada no verão do ano passado.

A Associação Canadense de Snowbirds (“passarinhos de inverno” é como são chamadas as pessoas que saem do país todo ano por meses a fio para não ter que lidar com os inconvenientes do inverno rigoroso) já abriu um processo. Sua alegação é que a novidade implantada pelo governo conservador está violando tanto o Canada Health Act — lei federal que estabelece as bases do sistema público de saúde — quanto o Ontario Health Insurance Act — a lei provincial que regula o seguro saúde de Ontário.

Na outra ponta, a expectativa é de que as operadoras subam os preços dos seguros de viagem, com o aumento ficando em torno de 7%. E os especialistas avisam que é preciso avaliar mais que o custo na hora de adquirir um plano, aconselhando uma visita a sites do governo que tentam esclarecer detalhes e ajudar o consumidor a fazer suas escolhas, como o Ontario.ca, Travel.gc.ca e Canada.ca.

A única cobertura mínima mantida pelo OHIP é para pacientes com problemas renais e que precisem de diálise fora do país. Mas confira aqui tudo sobre o processo, porque o programa também sofreu mudanças.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Saúde

Topo