Siga-nos

OiCanadá

Educação

Carteira de biblioteca pública pode ser seu melhor amigo em tempos de pandemia

O Canadá tem um sistema fantástico de bibliotecas públicas tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades e que vai muito além de simplesmente emprestar livros. Além disso, algumas redes já estão aceitando que se faça uma inscrição agora mesmo, online.

Cada cidade ou região do país tem seus métodos e arquivos mas, de um maneira geral, mesmo regiões remotas contam com sistemas online que garantem acesso a cursos, livros, vídeos com atividades para crianças e muito mais. As áreas menos populosas se organizaram em redes, multiplicando assim as lista de material disponível.

Em Toronto, o maior sistema de bibliotecas públicas do mundo, a TPL, traz mesmo uma incrível coleção de ebooks tanto para adultos quanto para crianças, além de música, filmes, áudio-livros e cursos. A TPL também oferece revistas, jornais e quadrinhos que podem ser lidos on-line mas, até o fechamento desse post, não parecia estar aceitando novos cadastros online.

Já a linha de cursos gratuitos da TPL é de deixar qualquer um de queixo caído. Eles têm acordos com várias empresas, como a Lynda.com que traz mais de 3.500 opções cobrindo de tudo — desenvolvimento de softwares, administração de empresas e negócios, fotografia, design e muito mais. 

Já o Safari Tech traz cursos e ebooks voltados para tecnologia e negócios, enquanto o Gale Courses tem títulos para aprendizado com professores em vídeo, com duração de seis semanas, ligados à contabilidade, escrita criativa, business etc. E, por último, há o material do Mango Languages, com programas em 71 idiomas diferentes, inclusive, claro, inglês e francês, e com lições bem interativas.

A rede de bibliotecas de Hamilton também oferece uma enorme lista de possibilidades de acesso a cursos, ebooks, revistas e quadrinhos. Ela já está aceitando novas inscrições online. Ou seja, mesmo quem ainda não tem carteirinha pode se inscrever e passar a curtir o enorme acervo deles. 

O mesmo acontece com diversas outras cidades de médio porte de Ontário, como Kitchener, Waterloo, London, Peterborough etc — veja a lista completa de bibliotecas da província aqui. 

Para quem não está na região, a dica é conferir a versão online da biblioteca mais próxima da sua residência porque é bem provável que eles estejam até ampliando a oferta de material disponível via internet no meio desta crise. Lembrando que é tudo gratuito e aberto 24 horas para acesso via celular, tablet, desktop ou laptop.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Educação

Topo