Siga-nos

OiCanadá

Saúde

Canadá é eleito o país mais saudável do mundo

Um estudo da Indigo Global Wellness Index publicado pela firma britânica de investimentos LetterOne avaliou 151 países em dez categorias e chegou à conclusão de que o Canadá faz bem à saúde: é o país mais saudável do mundo.

O índice surge em um momento em que especialistas do mundo todo ampliam a análise do desempenho de uma economia para além do PIB e taxa desemprego, passando a reconhecer a importância da existência de uma população saudável e feliz para o futuro crescimento de um país.

Pensando assim, o índice trabalhou com as seguintes categorias: gastos do governo com o setor da saúde, expectativa de vida, o risco de diabetes, os níveis de obesidade e de sedentarismo, o uso do cigarro, o consumo de álcool, o número de casos de depressão clínica e ainda uma categoria vaga intitulada simplesmente felicidade.

Depois ele dividiram a pontuação em três níveis de acordo com a performance (boa, satisfatória, pobre). O Canadá se saiu bem em quase tudo, mas ganhou nota apenas satisfatória nos itens depressão e sedentarismo e teve sua pior pontuação em termos de obesidade.

A liderança canadense com 0,69 pontos pode não ser muita surpresa, mas a lista dos dez melhores colocados revela uma tendência interessante de países de menor porte, com Omã em segundo lugar seguido de Islândia, Filipinas, Maldívias, Países Baixos, Singapura, Laos, Coreia do Sul e Cambódia — esse último com pontuação igual a 0.63.

A posição geral do Brasil não foi divulgada. Mas entre os integrantes do G20, o país ficou em 15o. lugar, com pontuação abaixo dos 0,50.

Fonte: Global Perspectives

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Saúde

Topo