Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Carteiras de habilitação e de saúde de Ontário não farão mais distinção de gênero

Mais um avanço do governo liberal entra em vigor em Ontário: a não obrigatoriedade de distinção de gênero, restrita somente a masculino e feminino, nas carteiras de habilitação e saúde da província. A novidade já está valendo para o OHIP (Ontario Health Insurance) e para as habilitações começa a valer no início de 2017.

Desde junho, as carteirinhas de saúde da província de Ontário já não trazem o campo: masculino e feminino. A funcionalidade da carteira continua a mesma, com apenas esta modificação. “A medida busca garantir algo justo, ético e de tratamento igualitário, principalmente para aqueles que se identificam como transexuais ou simplesmente não se encaixam nesta categoria binária de gênero”, disse Marie-France Lalonde, Ministra do Governo e Serviços ao Consumidor.

Ns carteiras de habilitação, os campos do sexo do portador mostrarão as letras F (para feminino), M (para masculino) e X (para não específico). Alguns países como Austrália, Nova Zelândia e Nepal já utilizam essas regras há algum tempo. Por aqui a regra ainda tem muito chão pela frente, mas já são notórios os seus avanços.

Prova disso é que o governo vai iniciar uma consulta pública com o objetivo de saber da população em quais outros setores ministeriais esses tipos de mudanças podem ser realizadas. Isso acontece ainda neste ano.

Caso queira alterar sua carteirinha de saúde para o novo modelo, você pode ligar para 1-866-532-3161 ou ir a um Service Ontario mais próximo de sua casa.

Ou caso deseje receber um alerta quando da vigência das novas regras para as habilitações, acesse o site: Ontario.ca/MyID.

Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Papelada

    Topo