Siga-nos

OiCanadá

Papelada

Serviços consulares do Brasil no Canadá passam a ser fornecidos somente via Internet

A novidade batizada de e-consular foi desenvolvida pelo Ministério das Relações Interiores numa tentativa de tornar o atendimento mais rápido e eficiente. O sistema já está em funcionamento na embaixada do Brasil em Ottawa e nos consulados de Toronto, Montreal e Vancouver. Veja aqui como acessar o e-consular e tudo que pode ser feito por lá.

Válido tanto para brasileiros quanto para estrangeiros, o e-consular tem versão em inglês e português e, na unidade de Montreal, também em francês. Mas o sistema está ainda em fase de implementação pelo mundo afora e quem for viajar para outros países deve conferir aqui a lista das jurisdições já integradas ou não.

Além disso, as autoridades do setor lembram que, mesmo onde o e-consular já está em operação, o pessoal ainda está se adaptando à novidade e que às vezes ainda surgem alguns desafios. 

Como acessar

O serviço pode ser acessado via computador, tablet ou celular. A primeira coisa a fazer é ir para o link certo. As diversas unidades consulares têm seus próprios endereços na internet e é necessário que o usuário entre no sistema do consulado que tem jurisdição sobre a área onde a pessoa se encontra no país. 

Cadastramento

É preciso se cadastrar no sistema, abrindo uma conta que é gerenciada pelo portal gov.br, que é uma espécie de central de identificação que facilita a consulta e o acesso a serviços prestados pelo governo federal que já estão presentes no mundo virtual — para os cidadãos brasileiros, aliás, a ferramenta é mesmo bem prática e inclui coisas como carteira de trabalho ou de habilitação digitais e ainda agendamento de atendimentos de diversos órgãos.

No gov.br, cada serviço público exige um nível de segurança diferente, mas para o e-consular a coisa é bem simples, e a pessoa pode usar seu CPF ou apenas um email seguidos sempre da criação de uma senha. O cadastramento vai automaticamente enviar uma mensagem para verificar o endereço de email do usuário.

Preenchimento e agendamento

Depois de ter assegurado o acesso ao e-consular, é preciso escolher o serviço que se deseja acessar, preencher as informações necessárias e fazer o upload, ali mesmo, dos documentos requeridos. O próximo passo é rever tudo e finalizar enviando o material via portal para a avaliação dos funcionários do consulado.

A partir daí o pessoal entrará em contato com o requerente para pedir esclarecimentos, qualquer documentação ou informação faltante, ou já com a validação do pedido e, se houver necessidade de atendimento presencial, eles mandarão ainda um email com o link para o agendamento da visita — o que ocorre com reconhecimento de firma, autorização de viagem e emissão de passaporte para menores de idade ou alistamento e pedido de dispensa.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Papelada

Topo