Siga-nos

OiCanadá

Experiência

O destino da minha bicicleta

O Canadá é o país com o quarto melhor índice de desenvolvimento humano (IDH); Toronto sempre está presente nas listas de melhores cidades para se viver no mundo; a sensação de segurança ao andar pelas ruas realmente existe por aqui. Tudo isso leva a crer que a chance de alguém roubar a sua bicicleta é bastante pequena. Contudo, essa não é a realidade.

Desde que eu cheguei a Toronto ouço essa história de que bicicletas são alvos comuns de furtos, mas esse é o tipo de coisa que você acha que nunca vai acontecer com você.

O roubo da minha bicicleta me pegou de surpresa. Obviamente, lamentei a perda e a necessidade de ter que comprar outra bike. Porém, o que era para ser uma triste história acabou virando um interessante experimento sociológico que contarei agora para vocês.

No prédio onde eu moro, não é muito conveniente entrar e sair com aquele trambolho o tempo todo, então eu resolvi estacionar a minha bicicleta todas as noites rente a um poste em frente ao edifício. Durante algumas semanas nada ocorreu; usava a bicicleta regularmente e sempre a colocava no mesmo lugar quando voltava para casa.

Um dia em que eu estava a pé, voltei bem tarde ao meu prédio e percebi que tinham levado o pneu da frente da minha bike. Fiquei abalado e sem saber o que fazer. Afinal, estava em um período de muitas provas e trabalhos na faculdade, não tinha tempo para ir atrás de outro pneu. Então deixei a bicicleta ali no mesmo lugar, com o cadeado agora prendendo o pneu de trás.

O tempo foi passando e eu fui adiando a busca de uma solução para a bicicleta amputada. Por essa demora, eu fui castigado. Duas semanas depois, vi que tinham levado o banquinho! Por mais que minha bicicleta fosse velha e barata, fiquei chateado e desiludido com o futuro daquele objeto cada vez mais desmembrado.

O sumiço do assento aconteceu às vésperas das minhas férias. Estava tão preocupado com os preparativos de viagem que acabei me esquecendo da carcaça de bicicleta que havia restado. Só me lembrei dela quando já estava no avião, mas isso não me importava mais: já estava desiludido com o destino que tinha sido traçado para o meu veículo urbano. No entanto, fiquei curioso para saber se restaria alguma coisa da bike quando eu voltasse.

Depois de dois meses, retornei a Toronto a tempo de encontrar apenas o pneu traseiro preso ao poste.  Fiquei surpreso ao descobrir que ainda tinha sobrado uma parte da minha bicicleta. No dia seguinte, porém, esse mesmo pneu também tinha sumido! Conclusão: uma bicicleta, quando deixada na rua, demora aproximadamente três meses para ser completamente roubada.

A sua bicicleta, portanto, nunca está em segurança nas ruas de Toronto. Nunca a deixe fora por longos períodos e use pelo menos dois cadeados (para prender os dois pneus). Não repita os mesmo erros que eu. Os ladrões estão sempre aí de plantão, seja o país desenvolvido ou não.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Adam, 21, é estudante de filosofia e sociologia na Universidade de Toronto. Natural de São Bernardo do Campo (SP), Adam morou durante a infância e a adolescência na Suíca, na China, nos Estados Unidos e no Brasil. É co-fundador e co-presidente do grupo estudantil Brazilians United in Canada (BRAZUCA), cujo objetivo é difundir a cultura brasileira e integrá-la a outras culturas em sua universidade.

9 Comentários

9 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Experiência

    Topo