Siga-nos

OiCanadá

Saúde

Em caso de emergência…

Todos desejamos que nada de ruim aconteça, que nunca precisemos pedir ajuda. Mas as coisas acontecem sim, e quando menos esperamos, e é importante saber o que fazer em casos de emergência.

Emergência – 1. Uma ocorrência súbita, urgente, geralmente inesperada que requer ação imediata. 2. Um estado de necessidade de ajuda ou socorro, criado por um evento inesperado. – Dictionary.com, do Random House Dictionary.

9-1-1

O serviço de emergência número 9-1-1 foi usado primeiramente nos Estados Unidos, nos anos 60. O 9-1-1 é conhecido como um Public Safety Answering Point, que significa que é uma central de atendimento (call centre) onde ligações são recebidas por operadores de telefone treinados que fornecem informação e assistência em emergências. Você pode ligar 9-1-1 para assistência em quase todo o Canadá e EUA, e a ligação é gratuita, independente de ser feita do seu próprio telefone, de um telefone público, do celular, mesmo que esteja fora de sua área de cobertura ou sem créditos. Se você ligar de uma empresa com ramais ou hotel, pode ser necessário discar um número, para receber linha externa, antes de discar 9-1-1.

O que fazer quando ligar para o 9-1-1?

É importante permanecer calmo. Diga ao operador de que tipo de serviço necessita (polícia, bombeiro ou ambulância), e diga a eles:

  • o que está acontecendo (um crime, uma casa em chamas, alguém está doente)
  • onde está acontecendo, e
  • quem você é (seu nome, telefone e endereço).

Se você não sabe falar inglês ou não fala bem, fique na linha enquanto o operador entra em contato com o serviço de tradução para encontrar alguém que fale sua língua. É importante ficar na linha até o operador dizer que você pode desligar.

Emergências de saúde

Telehealth Ontario

Ligar 9-1-1 é geralmente a melhor conduta a se tomar quando alguém está correndo perigo imediato, como ataque de coração ou ferimento grave. No entanto, se você está se sentindo mal, mas não tem certeza se deve ir ao hospital ou não, você pode, se morar em Ontário, ligar para o Telehealth Ontario.

O Telehealth Ontario possui uma equipe de enfermeiros registrados. Eles irão te fazer uma série de perguntas que os ajudarão a decidir se o seu problema pode ser resolvido por você mesmo, de casa, se você precisa ir ao seu médico, ou se você deve ir imediatamente para o hospital (caso em que o operador irá lhe sugerir ligar para o 9-1-1 imediatamente). Eles oferecem conselhos confidenciais em uma variedade de questões de saúde, incluindo doenças, ferimentos, dietas e estilo de vida. O serviço é gratuito – você não precisa fornecer nenhuma informação pessoal, nem mesmo o número do seu cartão de saúde.

Veneno

O Ontario Poison Centre em Toronto fornece serviço 24 horas para pessoas em toda Ontário que tenham emergências relacionadas a envenenamento. Os operadores dão conselhos sobre o que fazer se você entrar em contato com veneno. Eles também lhe dizem o que fazer se você foi mordido por uma cobra, ou se seu filho comeu ou tocou em uma planta, cogumelo, semente, bulbo ou fruta que você acredite ser venenoso.

Quando você ligar para a central, diga a eles quais são os sintomas, qual veneno você acha que era, quando foi que você ou o paciente entrou em contato com o veneno, e, em caso de criança, qual a idade dela. O especialista em venenos irá lhe dizer exatamente o que fazer.

Agressão/Violência Doméstica/Abuso

A central de ajuda para mulheres agredidas, Assaulted Women’s Helpline, fornece atendimento 24 horas para mulheres vítimas de agressão ou abuso. O serviço é confidencial e anônimo, e é provido em até 154 idiomas.

A helpline fornece aconselhamento em momentos de crise, suporte emocional, e indicações de abrigos se você precisar sair do local imediatamente, além de serviços legais e suporte culturalmente apropriados.

Primeiros Socorros

Às vezes, os minutos que se passam entre ligar 9-1-1 e a chegada dos serviços podem ser cruciais para salvar uma vida. Alguém com treinamento em primeiros socorros pode fazer a diferença. Existem várias agências que fornecem esse tipo de treinamento: a St. John Ambulance e a Canadian Red Cross, por exemplo, são duas organizações que oferecem cursos por toda Ontário, e, em Toronto, os programas de treinamento em primeiros socorros são oferecidos pelo Toronto EMS (Emergency Medical Services). É uma boa ideia ter pelo menos uma pessoa em seu local de trabalho com um certificado de primeiros socorros; converse com o seu empregador sobre participar do programa.

Desastres Naturais/Eventos Catastróficos

Em agosto de 2003, um apagão atingiu a maior parte de Ontário e vários estados do lado oeste dos EUA. Ninguém imaginou que duraria mais de duas horas, mas o que aconteceu foi que, em algumas áreas, a falta de energia durou quase dois dias. Poucas pessoas estavam preparadas para a emergência; mas, estamos nós mais preparados hoje do que estávamos naquele momento? A Cidade de Toronto está incentivando residentes a ficarem mais preparados para o caso de um desastre natural ou de qualquer outro tipo. O comitê do programa de gerenciamento de emergências de Toronto (Toronto’s Emergency Management Program Committee) recomenda que você mantenha um kit de emergência para ajudar você e sua família a sobreviverem durante as primeiras 72 horas de um desastre.

Emergências relacionadas a alimentos, abrigo, finanças, emprego

O que acontece se você ficar, subitamente, sem-teto. Pode ser que você precise se refugiar em um abrigo ou albergue, caso tenha sido despejado, ou se estiver vivendo em ambiente perigoso (com violência doméstica, por exemplo), ou se sua casa foi destruída por algum evento catastrófico.

Mulheres e crianças podem ir para abrigos de emergência se precisarem sair de situações de abuso. Alguns albergues/lares oferecem instalações para atender necessidades básicas; alguns aceitam famílias, enquanto outros aceitam casais, somente homens, somente mulheres, ou jovens.

Bancos de alimentos fornecem alívio para aqueles que não podem comprar comida. A comida é doada pelo público, individualmente ou através de unidades de coleta de alimentos doados, ou ainda comprados com doações financeiras. Se você precisa de alimentos para a sua família, pode ligar para o Daily Bread Food Bank ou para o North York Harvest Food Bank para descobrir onde ficam os bancos de alimentos (food banks) da sua área. Quando você visitar o banco de alimentos, terá que responder a algumas perguntas sobre suas finanças (deverá apresentar comprovante de renda e despesas, tais como recibos de pagamento, aluguel e energia), seu endereço e identificação. Você somente precisará fazer isso uma vez, mas deverá sempre levar um documento de identificação.

A perda de emprego repentina pode pegar muitas pessoas desprevenidas, especialmente se elas possuem baixa renda e não conseguem guardar dinheiro. Se você se qualificar para o Employment Insurance (EI), certifique-se de aplicar para o Service Canada imediatamente mesmo que não tenha o seu histórico de empregos (Records of Employment). Quanto antes você aplicar, mais cedo seu pedido será processado e você não correrá o risco de perder benefícios.

Se você não se qualifica para o EI e está temporariamente passando por necessidades financeiras, pode aplicar para o Ontario Works (Ministry of Community and Social Services). Eles podem fornecer dinheiro para cobrir suas necessidades básicas (comida e acomodação), e te ajudar a encontrar trabalho.

Uma emergência pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora, com qualquer um. Tome uma atitude – esteja preparado!

Telefones úteis

Polícia, Bombeiro, Ambulância:

  • 9-1-1

Tele-saúde de Ontário (Telehealth Ontario):

  • 1-866-797-0000
  • TTY* (para deficientes auditivos) 1-866-797-0007

Centro de Veneno de Ontário:

  • 1-877-750-2233

Central de Ajuda para Mulheres Agredidas:

  • GTA 416-863-0511
  • TTY 416-364-8762
  • Toll-free 1-866-863-0511
  • TTY 1-866-863-7868

Kit de Preparação para Emergências da Cidade de Toronto:

Treinamento de primeiros socorros (First Aid Training)

EI (Service Canada):

  • Visite a pagina oficial– seção EI
  • ou ligue 1-800-206-7218/TTY 1-800-529-3742

Ontario Works:

Acomodações (Housing – Toronto)

  • adultos solteiros, jovens e casais: ligar para o Assessment and Referral Centre @ 416-338-4766 ou 1-877-338-3398.
  • famílias com crianças: ligar para Central Family Intake @ 416-397-5637.
  • para acomodação de emergência fora de Toronto, ligar para a sua prefeitura.

Banco de alimentos – Daily Bread Food Bank:

Banco de alimentos – North York Harvest Food Bank:

* TTY significa Teletypewriter ou teletipo, uma máquina de escrever com um canal de comunicação eletrônica. Mais especificamente um nome alternativo para um dispositivo de telecomunicação para surdos (TDD). THERESA WOJTASIEWICZ

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Canadian Newcomer Magazine is a free glossy, magazine with full colour cover and interior. The mission of the magazine is to connect the regions diverse ethnic communities in Canada using one voice and language by providing free information, advice, entertainment and encouragement to new immigrants. To that end, the magazine is written in English, but the vocabulary and grammar are kept as plain and simple as possible - complex ideas written in entry level English. Subjects covered include employment, housing, Canadian lifestyles, health, finances, ethnic media and education. The publication is being used as a teaching tool at many schools throughout the GTA. Canadian Newcomer Magazine is published six times per year with all issues available online in both English and French.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Saúde

    Topo