Siga-nos

OiCanadá

Saúde

Governo de Ontário lança novo site de serviços de saúde

Em poucos segundos o internauta pode localizar e contatar o hospital ou a walk in clinic mais perto de sua casa.

O endereço do novo site é o http://www.health.gov.on.ca/en/public/programs/hco. Na página é possível saber quais os serviços de saúde que o governo oferece e como ter acesso a eles. As informações podem ser compartilhadas com familiares e amigos pelo facebook e twitter.

O site também inclui outras ferramentas de fácil utilização, como o Healthy Care Connect, um registro online para ajudar pacientes a encontrar um médico de família. Mais de 42 mil pessoas encontraram seus médicos por meio desse cadastro. O internauta também tem à disposição um sistema de busca que informa o tempo de espera para a realização de cirurgias e também para o atendimento nas emergências hospitalares. Já na seção “Understanding Health Care de Ontario”, os recém-chegados podem entender melhor como funciona o sistema de saúde na província.

Dessa forma, o governo espera que as pessoas saibam se dirigir ao local correto (seja um hospital ou uma walk in clinic) de acordo com a gravidade de cada caso. A expectativa é reduzir o tempo de espera nas emergências, problema que já trouxe muita aflição ao cozinheiro Thiago Pinheiro, que mora em Toronto há três anos. Ele conta que certa vez teve que esperar mais de duas horas para ser atendido na emergência de um hospital no centro de Toronto. “Foi horrível, eu havia levado um corte profundo que chegou a arrancar um pedaço de um dos dedos da minha mão e tive que ficar aguentando a dor”, relembra.

A espera da pernambucana Maria Luiza Maia foi ainda maior. Ela, que imigrou para o Canadá em 2005, conta que sentia fortes dores abdominais, mas quando chegou ao hospital, também no centro de Toronto, teve que esperar mais de sete horas pelo atendimento. “Foi uma das piores dores que já senti na vida e parecia que eu nunca seria atendida, pois a emergência estava lotada”.

De acordo com o governo de Ontário, uma das explicações para a superlotação nas emergências hospitalares é que cerca de 40% dos pacientes que vão até lá poderiam ser atendidos em consultórios ou walk in clinics por se tratar de casos de menor gravidade.

E você, já precisou de atendimento médico do Canadá? O que achou do serviço? Conte sua experiência!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Martha se formou em Jornalismo em Recife e veio para Toronto em 2006 para estudar Cinema, se formando pela Toronto Film School. Tornou-se cidadã canadense em 2014.

7 Comentários

7 Comments

  1. rita lima

    15/abr/2015 at 15:10

    Estou de viagem marcada para o canada , vou a Toronto. Sou enfermeira e gostaria de visitar e conhecer o funcionamento do sistema de saúde do canada. Você pode me ajudar me indicando como devo proceder e onde procurar. Grata

  2. ALMIRA

    23/dez/2010 at 20:03

    estou agora definitivamente NO CANADA, depois de idas e vindas, voltei pra ficar !!, estou morando em TORONTO, e gostaria de saber se tenho direito ao sistema de saude dessa PROVINCIA, ainda estou como turista, mas jah estou tratando com a imigracao minha estadia definitiva aqui no CANADA, mas antes de me regularizar, tenho direitos a atendimentos??, tenho 64 anos, e no Brasil, meu marido era MILITAR (AERONAUTICA), e lah no hospital da AERONAUTICA, tinha e terei, ateh morrer toda cobertura de saude !!,serah que de um PAIS pra outro, vao respeitar meus direitos,com relacao a ser dependente de MILITAR???(SOU VIUVA DE MILITAR),, AGRADECEREI MUITO sua resposta, grata, ALMIRA

  3. martha lins

    11/nov/2010 at 10:10

    Ola Deolinda,
    As aulas do professor Rafael voltam em breve.
    abs

  4. Deolinda Ferreira

    11/nov/2010 at 00:31

    Acabaram-se as aulas de Inglês do professor Raphael?

  5. Martha Lins

    10/nov/2010 at 13:27

    Pois é Rosa,
    O sistema é muito ruim mesmo, sem contar a fila. Eu mesmo já passei mais de 6 horas esperando com o queixo aberto. E o pior que não tinha nem tanta gente na sala de espera. E fui atendida por uma estudante de medicina, o medico nem apareceu e eu levei uns 5 pontos. e paar dor me deram tylenol.

  6. Nádia

    10/nov/2010 at 13:24

    Olá Rosa,
    Infelizmente tenho que descordar de você.Já morei em Toronto, e não tenho nada a reclamar.Até quem tem plano de saúde tem que esperar.Acho que esse é um problema mundial.Não sei se já precisou de usar o serviço de saúde no Brasil, este sim você tem que esperar e não são horas, são dias….É lamentavel pessoas morrem esperando atendimento. E o mais comum é não ter número de profissionais suficientes ou como tem acontecido estão brigando, se agredindo fisicamente enquanto muitos aguardam nas filas.

  7. Rosa da Silva

    09/nov/2010 at 18:03

    Quando me perguntam sobre o que não gosto no Canadá, tenho na ponta da lingua a resposta: do sistema de saude daqui de Ontario, especialmente das longas horas de espera nas emergencias de hospitais devido a existência de poucos médicos de plantão. Se nosso caso não é de risco de vida é terrível! Mas vejo pelo menos que ninguém morre na fila de espera por atendimento se o caso for grave. Eu só vou a um hospital em caso de extrema necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Saúde

Posts Populares

Topo