Siga-nos

OiCanadá

Saúde

Governo de Ontário lança novo site de serviços de saúde

Em poucos segundos o internauta pode localizar e contatar o hospital ou a walk in clinic mais perto de sua casa.

O endereço do novo site é o http://www.health.gov.on.ca/en/public/programs/hco. Na página é possível saber quais os serviços de saúde que o governo oferece e como ter acesso a eles. As informações podem ser compartilhadas com familiares e amigos pelo facebook e twitter.

O site também inclui outras ferramentas de fácil utilização, como o Healthy Care Connect, um registro online para ajudar pacientes a encontrar um médico de família. Mais de 42 mil pessoas encontraram seus médicos por meio desse cadastro. O internauta também tem à disposição um sistema de busca que informa o tempo de espera para a realização de cirurgias e também para o atendimento nas emergências hospitalares. Já na seção “Understanding Health Care de Ontario”, os recém-chegados podem entender melhor como funciona o sistema de saúde na província.

Dessa forma, o governo espera que as pessoas saibam se dirigir ao local correto (seja um hospital ou uma walk in clinic) de acordo com a gravidade de cada caso. A expectativa é reduzir o tempo de espera nas emergências, problema que já trouxe muita aflição ao cozinheiro Thiago Pinheiro, que mora em Toronto há três anos. Ele conta que certa vez teve que esperar mais de duas horas para ser atendido na emergência de um hospital no centro de Toronto. “Foi horrível, eu havia levado um corte profundo que chegou a arrancar um pedaço de um dos dedos da minha mão e tive que ficar aguentando a dor”, relembra.

A espera da pernambucana Maria Luiza Maia foi ainda maior. Ela, que imigrou para o Canadá em 2005, conta que sentia fortes dores abdominais, mas quando chegou ao hospital, também no centro de Toronto, teve que esperar mais de sete horas pelo atendimento. “Foi uma das piores dores que já senti na vida e parecia que eu nunca seria atendida, pois a emergência estava lotada”.

De acordo com o governo de Ontário, uma das explicações para a superlotação nas emergências hospitalares é que cerca de 40% dos pacientes que vão até lá poderiam ser atendidos em consultórios ou walk in clinics por se tratar de casos de menor gravidade.

E você, já precisou de atendimento médico do Canadá? O que achou do serviço? Conte sua experiência!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Martha se formou em Jornalismo em Recife e veio para Toronto em 2006 para estudar Cinema, se formando pela Toronto Film School. Tornou-se cidadã canadense em 2014.

7 Comentários

7 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Saúde

    Topo