Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Celular sem burocracia e com muitas vantagens

Operadoras de telefonia recém-chegadas ao mercado canadense oferecem celulares pré-pagos com pacotes de ligações, mensagens e acesso à internet ilimitados. Os planos são flexíveis e o consumidor não fica preso a nenhum contrato.

Ligações e mensagens (locais e interurbanas) além de internet, tudo ilimitado num mesmo plano e sem contrato? Parece mentira, mas é o que oferecem as novas operadoras de telefonia no Canadá, que trazem para o consumidor uma maneira mais simples e econômica de utilizar o celular, evitando aquela despesa adicional e inconveniente no fim do mês.

Chat-R, Mobilicity, Public Mobile e Wind são quatro das operadoras de celular recém-chegadas ao mercado canadense e que oferecem celulares pré-pagos com pacotes de ligações e mensagens (inclusive para o exterior) e acesso à internet ilimitados. De acordo com Alek Krstajic, diretor executivo da Public Mobile, um terço dos canadenses não tem telefone celular porque não podem controlar o valor da conta, que é sempre uma surpresa, muitas vezes desagradável.

Mais facilidade, muitas opções

Até o ano passado, a burocracia para adquirir um aparelho celular era grande, principalmente para turistas, devido à exigência de documentos exclusivos de quem reside em Toronto e de contratos que obrigavam o consumidor a ficar até três anos preso à operadora. A partir deste ano, com a entrada de novas operadoras no mercado, tudo ficou bem mais simples na hora de comprar um celular: basta informar o seu nome e pagar pelo plano pré-pago.

Luiz Domenics Junior, de 24 anos, que chegou a Toronto há pouco mais de um mês, adquiriu um aparelho da Chat-R e diz que está satisfeito com o serviço. O que levou o brasileiro a optar pela operadora foi o plano de C$35 mensais, através do qual ele pode fazer ligações para toda a província de Ontário de forma ilimitada.

Também de olho em vantagens, Augusto Avlis, 25 anos, optou pelo plano de C$40 mensais oferecido pela Public Mobile, que além de oferecer ligações locais ilimitadas, também permite enviar e receber mensagens de texto internacionais livremente.

Já Fernanda Balhes, 23, aderiu ao plano de C$15 da Wind, que oferece 100 minutos de ligações para qualquer operadora, ligações ilimitadas para clientes da Wind e envio de até 50 mensagens. Mas para poder enviar mensagens ilimitadas para o Brasil (plano global), Fernanda paga uma taxa mensal extra de C$5. Vale lembrar que ela só pode receber mensagens do Brasil de clientes da Claro, Nextel e Vivo. Se o cliente quiser ativar a caixa postal nesse plano, terá que pagar uma taxa opcional de C$5.

Os irmãos Mushiqur, 30 anos, e Ifrad Chowdhury, de 25, escolheram o plano ilimitado de C$65 mensais da Mobilicity, que permite, dentre outras coisas, o envio ilimitado de mensagens para qualquer lugar do planeta. E bastou um acréscimo de C$20 para que eles pudessem falar com seus parentes em Bangladesh. Além disso, eles também podem acessar a internet do próprio celular e, a partir dele, também em um computador, com o celular funcionando como uma espécie de modem. Eles, que adquiriram os planos logo na chegada da Mobilicity ao Canadá, contam que, no início, o serviço costumava falhar quando faziam chamadas internacionais, mas que agora perceberam uma melhora significativa.

Nem tudo é perfeito

As operadoras deram a largada de vendas na região da Grande Toronto (GTA) no início de 2010 e ainda continuam em expansão para outras cidades. É importante ressaltar que nem todo aparelho de celular funciona nessas novas redes. Tudo depende da frequência utilizada por cada uma delas, o que muitas vezes não permite a utilização de alguns aparelhos, como o iPhone, por exemplo. Para saber se o seu telefone funcionaria com a operadora à qual pretende aderir, visite uma de suas lojas e solicite um teste.

Outro ponto importante a se considerar na hora de escolher uma das novas operadoras são as áreas de cobertura de cada uma delas, bem mais limitadas do que as de operadoras maiores e há mais tempo no mercado, como a Rogers, Bell e Telus.  No entanto, se você estiver em uma área de cobertura que não seja a mesma do seu código de área, algumas das novas operadoras permitem que você desfrute vantagens “ilimitadas” do seu plano sem cobrança extra.

Até o fechamento desta reportagem, as áreas de cobertura das novas operadoras eram:

Chat-R: Toronto, Mississauga, Oakville, Burlington, Hamilton, Brampton, Vaughan, Aurora, Newmarket, Scarborough, Pickering, Ajax, Whitby, Oshawa, e outras áreas em Ottawa, Montreal, Vancouver, Calgary e Edmonton. Veja o mapa atualizado.

Mobilicity: Toronto, Mississauga, Brampton, Vaughan, Richmond Hill, Markhan, Scarborough. Veja o mapa atualizado.

Public Mobile: Toronto, Mississauga, Brampton e outras áreas em Montreal. Veja o mapa atualizado.

Wind: Toronto, Mississauga, Oakville, Burlington, Hamilton, Brampton, Vaughan, Ajax, Oshawa, e outras áreas em Vancouver, Calgary, Edmonton e Ottawa. Veja o mapa atualizado.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
28 Comentários

28 Comments

            Deixe uma resposta

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

            Mais em: Notícias

            Topo