Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Protesto agita o centro de Toronto

Centenas de pessoas se reuniram em favor dos direitos dos imigrantes e refugiados no Canadá.

O protesto, que aconteceu no último sábado, reuniu centenas de pessoas no centro de Toronto e foi organizado pelo grupo “No one is illegal”, que ajuda imigrantes e refugiados no Canadá.

“O que queremos é regularizar nossa situação aqui no país que escolhemos para viver e construir uma família. É poder ter os mesmos direitos e responsabilidades de qualquer cidadão, pagar impostos e usufruir dos benefícios de proteção aos trabalhadores, por exemplo”, disse Pablo Vivanco, da Organização Barrio Nuevo.

“É muito angustiante a situação de quem está ilegal e pode ser deportado a qualquer momento. Eu mesma já passei por isso, cheguei a ficar aqui um ano e meio na ilegalidade antes de regularizar minha situação”, contou a cantora Aline Morales, que acompanhou o protesto enquanto tocava no Maracatu “Nunca Antes”.

E não apenas a situação de quem já está no país entrou na pauta do protesto. “Eu acho que o governo federal está tornando cada vez mais difícil a vinda de refugiados e trabalhadores, como se apenas pessoas ricas pudessem vir para o Canadá”, declarou o professor Paul Bocking.

Com cartazes nas mãos, a multidão seguiu lentamente pelas ruas da cidade. A policia acompanhou tudo de perto, interditou ruas, e não conseguiu evitar um engarrafamento. Na Dundas Square, os manifestantes sentaram no chão e o trânsito ficou praticamente parado.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Julieta é curiosa, subjetiva e prolixa. É também contraditória o suficiente para admirar o que é simples. Não perde a oportunidade de puxar uma boa prosa, seja na fila do supermercado ou durante uma viagem de avião. Antes de tudo, se interessa por pessoas e pela origem das coisas. Desde os sete anos, quando seu pai comprou uma câmera vídeo, sonha em ser jornalista. O sonho a levou à Universidade Federal de Pernambuco, onde a recifense se formou em Jornalismo. Das brincadeiras com a câmera do pai, veio a paixão pelas telas e pela linguagem audiovisual. Começou na TV Universitária de Pernambuco, passou pela TV Alepe, TV Asa Branca (Caruaru/PE), TV Cultura e TV Globo Nordeste. Em 2008 se mudou para o Canadá, onde juntou sua experiência em televisão com a liberdade da internet. No OiCanadá, Julieta faz o que mais gosta e melhor sabe fazer: contar histórias.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Adriana

    12/ago/2009 at 18:12

    Parabéns ao site! Leio sempre!

    Bem, concordo com o rapaz que diz que parece que o Canadá quer só imigrantes ricos, o processo além de burocrático e demorado é caro mesmo, felizmente o processo para Quebec é um pouco mais barato e descomplicado, ano que vem me mudo com minha família pra lá, mas se quisesse ir pra Toronto, sei que seria bem mais difícil, é por isso que tá cheio de outras etnias, árabes e orientais por exemplo, e brasileiros legais infelizmente são a menoria, conheço muito mais brasileiros que foram ilegais do que os legais, e não é nada fácil, correndo ainda o risco de cair em mãos de advogados mal intensionados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Notícias

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo