Siga-nos

OiCanadá

Ontário

Como procurar por um médico de família

Todo mundo precisa de um médico de família. Mas, com a escassez desses profissionais em Ontário, não é fácil conseguir um que esteja aceitando novos pacientes. Veja neste artigo como iniciar sua busca por um médico de família.

Uma forma de encontrar um médico de família que esteja aceitando novos pacientes é perguntando a amigos e conhecidos. Outra boa sugestão, é usar o serviço Doctor Search, da Escola de Médicos e Cirurgiões de Ontário.

A pesquisa pode ser feita pela página do Doctor Search na Internet ou por telefone, através dos números 1-800-268-7096 ext. 626 ou 416-967-2626 (para residentes em Toronto).

Na página do Doctor Search, você encontra lista de todos os médicos ativos ou apenas aqueles que aceitam novos pacientes em Ontário. Existe a opção de escolher um profissional do sexo masculino ou feminino, e ao digitar as três primeiras letras do seu código postal, verificar quais estão próximos ao local onde você mora. O site também oferece a opção de procurar por idioma falado pelo médico e especialização.

Health Care Connect

O Ministério da Saúde de Ontário possui o programa chamado Health Care Connect, que ajuda as pessoas a encontrarem um médico de família que esteja aceitando novos pacientes em sua comunidade.

Para utilizar o serviço, você precisa ter o seu OHIP válido e fazer inscrição pelo telefone 1-800-445-1822. Uma vez inscrito, você recebe pelo correio informação sobre um enfermeiro, o chamado de Care Connector, que será a sua pessoa de contato do programa. Este fará a procura por um médico na área em que você reside, mas não existe garantia de quanto tempo levará.

Saiba mais sobre o programa, clicando aqui.

Telehealth

Caso você tenha alguma dúvida médica e não saiba por quem procurar, o serviço Telehealth Ontario pode ser muito útil. Para usar o serviço, não importa o horário e nem se você possui o OHIP.

Ligando para 1-866-767-000 (gratuito), você será assistido por um enfermeiro certificado, que poderá esclarecer qualquer tipo de questão, de forma confidencial. Você pode perguntar sobre algum sintoma que você esteja sentindo, doença ou machucado, nutrição etc.

Para mais informações, clique aqui.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

14 Comentários

14 Comments

  1. Alexandre

    10/jul/2012 at 22:42

    Olá boa noite!

    estou passando uma temporada em Toronto e precisava marcar uma consulta com um médico Urologista. Você pode me passar alguma dica de como eu consiga me consultar?

    Obrigado!

  2. Cecilia

    01/nov/2010 at 21:04

    Ola, sou nova em Toronto e queria saber se existe uma “associacao de brasileiros em Toronto” ou algo do genero. Eu gostaria de indicacoes de um bom medico(a) de familia e um pediatra brasileiros(as).

    Obrigada,
    Cecilia

  3. Ana lucia Ferraz Cardoso

    27/mar/2010 at 09:47

    Obrigada Christian!

    É exatamente isso que iremos fazer.
    Até mais.

  4. Ana Lucia Ferraz Cardoso

    26/mar/2010 at 10:05

    Olá Christian,
    Em primeiro lugar Parbéns à todos pelo aniversário de 1 ano do OiToronto!!! Vcs são muito bons e teem ajudado bastante muita gente, com informações simples, diretas e rápidas. MUITO BOM!!!!
    Assim sendo…preciso novamente de ajuda: Meu marido é diabético e faz uso de insulina (injetável, tipo caneta) 3 vezes ao dia. DÚVIDAS: – Será que podemos levar na bagagem de porão, algumas canetas de insulina (em bolsa térmica) para ele poder usar enquanto não tivermos nosso médico da família por aí? ;
    – Ou, podemos comprar as canetas aí, com a receita do nosso médico, aqui do Brasil?
    Somos a Família Cardoso que chegará aí em abril…De resto, está tudo certo. Já fizemos os check-ups com todos os médicos, pegamos os relatórios e mandamos traduzir. As carteiras de vacinação de todos também estão em dia e traduzidas. Mas, não sabemos o que fazerem relação à insulina. Os outros remédios, que estamos acostumados à usar, nos disseram que podemos levar na mala de porão.
    Christian, vc pode me ajudar?
    Obrigada desde já.

    Abraços,

    Ana Cardoso

    • Christian Pedersen

      26/mar/2010 at 17:46

      Oi Ana Lucia,
      Obrigado pelo comentário e elogios.
      Entramos em contato com um farmacêutico aqui em Toronto. Quando vocês chegarem por aqui ainda não terão o OHIP, o cartão de saúde da província de Ontário. Aliás, a sugestão é solicitar assim que voces chegarem. Até receberem o OHIP, que pode demorar até 3 meses, vocês não poderão comprar insulina, caneta, etc. O farmacêutico sugeriu que tragam as traduções, que serão importantes para o médico de família que vocês terão que procurar por aqui, e também que tragam caneta, insulina e tudo o mais para pelo menos 3 meses (por precaução).
      Espero que ajude.

      • Ana lucia Ferraz Cardoso

        26/mar/2010 at 18:42

        Valeu Christian, ajudou sim mas…só um detalhe: Será que não vamos ser “presos” no Aeroporto de Miami ou no de Toronto, na Aduana quando passarmos com quase 30 canetas de insulina????
        AI QUE MEDO!!!!!!!!
        De resto, tá tudo certo. Já fizemos nosso seguro de saúde internacional, para não ficarmos descobertos e temos todas as traduções!
        Obrigada por toda a ajuda.

        Ana Cardoso

        • Christian Pedersen

          26/mar/2010 at 18:58

          Sobre aeroportos, sugiro que procure informação com a companhia aérea, o que não impede que vocês tenham uma carta do médico em inglês atestando a razão por estarem com canetas, etc.

  5. Ricardo Vallejos

    19/mar/2010 at 15:36

    Obrigado pela pronta resposta Christian. Seria possível você conseguir o contato com 2 ou 3 médicos brasileiros que atuam aí em Toronto? Eu gostria de tirar dúvidas com estes colegas e saber como é o processo para regularizar minha atuação médica no Canadá. Cordiais saudações!

    • Christian Pedersen

      19/mar/2010 at 16:24

      Infelizmente não podemos prover esse tipo de contato. A sugestão seria visitar a página internacional do Canadá (em português), no http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/index.aspx?lang=por. Outra opção seria mandar um email para a Suely Anunciação, no [email protected]. Ela trabalha no centro comunitário Working Women e talvez possa ajudar.

      • Ricardo Vallejos

        29/mar/2010 at 13:27

        Mais uma vez obrigado Christian. Estou buscando informações sobre como validar meu diploma aí no Canadá e, meu, que burocracia! Parece um país que conhecemos! Se não tem outro jeito, vamos a la canadense! Quero registrar minhas sinceras congratulações pelo trabalho de apoio que vocês – equipe OiToronto – prestam a brasileiros interessados em migrar/trabalhar/estudar no Canadá. Estou atento ao site para buscar novas orientações que venham a me ajudar neste processo. Um abraço a todos.

  6. Ricardo Vallejos

    19/mar/2010 at 09:52

    Olá Christian

    Sou médico, ainda moro no Brasil mas estou seriamente pensando em mudar para Toronto junto com minha família. Vi este post e vislumbrei uma oportunidade futura de vir a ser médico de família em Toronto e atender a leva de imigrantes brasileiros que estão aí. Saberias me dizer se existem outros médicos brasileiros atuando em Toronto e possíveis especialidades? Um abraço.

    • Christian Pedersen

      19/mar/2010 at 13:05

      Olá Ricardo,
      Obrigado pelos comentários. Existem médicos brasileiros atuando em Toronto, alguns até importantes nas áreas de cardiologia e urologia. Seria um pouco difícil identificar todas as áreas de atuação por aqui, mas é uma presença crescente.

    • daniel

      13/maio/2012 at 10:35

      ola ricardo td bem?
      na realidade medico de familia brasileiro se tiver 1 e demais em toronto . pra vc ter uma ideia varios brasileiros e portugueses vao a uma medica persia que fala um portugues mal, se vc quer realmente ser um ak penso que e muito facil so precisa do ingles praticamente.

    • Luisa Nazario

      12/jan/2015 at 14:02

      Senhor. Doutor venha. Nao. Tenho medo poque aque ha. Vilas que. Nao. Tem. Medicos. Portugues. Estao. A. Presissr. Esta. Aque. Uma vila. Perto. De. Toronto que. A. Maior comonidade. E. Portuguesa. E nao. Temos. Um. Medico. Portugues. E. Faznos. Tanta. Falta o. Nom.e. dessa. Vila BRADFORD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Ontário

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo