Siga-nos

OiCanadá

Carros

Comprando carro em Ontário – Parte IV: Seguro

Você já começou a entender mais sobre como comprar um carro em Toronto, se informou sobre a difícil decisão de escolher entre um carro novo ou usado e também sobre as formas de pagamento disponíveis. Nesta última parte do artigo, Andreia dá dicas que o ajudarão na hora de escolher o seguro.

Aqui em Ontário o seguro contra terceitos (third party liability coverage) é obrigatório, apenas o seguro para cobrir seu próprio carro (collision and comprehensive coverage) que é opcional. Assim, ao procurar um carro para comprar, leve em consideração o seguro do modelo pelo qual você está interessado. Para um imigrante que não tem histórico de direção no Canadá ou nos Estados Unidos, o valor do seguro é exorbitante, variando de C$3,000 a C$6,000 por ano. O seguro pode ser pago mensalmente ou anualmente (há um custo do pagamento mensal, mas é bem pequeno). Assim, vale a pena fazer cotação em diversas seguradoras até encontrar uma que agrade mais o seu bolso. As cotações podem ser feitas pela internet ou por telefone.

O seguro pode ser feito diretamente com uma seguradora ou por um agente (insurance broker). Algumas seguradores conhecidas são: TD, The Personnal, Costco, CAA, State Farm, Desjardins, Cooperators, RBC, Belair direct, Scotiabank, PC Financial, etc. Muitas pessoas preferem fazer com agente para não ter que resolver tudo sozinho caso precise acionar o seguro. Além disso, um agente de confiança se empenhará para que tudo seja resolvido da melhor maneira possível e pode conseguir melhores preços e condições para o cliente. Porém um insurance broker não pode fazer cotação de todas as seguradores disponíveis, apenas das que ele representa, que normalmente são 4 ou 5. Assim, se você quiser maior número de cotações, terá que fazer isso sozinho mesmo.

Como no Brasil, a cotação é feita de acordo com o perfil do condutor e do veículo, tais como tempo de direção, idade do motorista, valor, marca e modelo do carro, ano de fabricação, se tem garagem coberta ou descoberta, etc. Aqui o tipo da carteira (G1, G2 ou G) também faz diferença, bem como ter dispositivos de segurança e pneus de neve, que podem deixar o seguro cerca de 5% mais barato. Santhuru Nallainathan também lembra: “Se você mora em uma área conhecida por haver muitos acidentes, seu seguro será mais alto por causa do risco da região”. É o caso, por exemplo, de quem mora em Toronto e GTA.

Vale a pena lembrar que, em caso de informações falsas fornecidas na cotação serem descobertas pela seguradora em até 60 dias, ela tem o direito de reajustar o valor da apólice e cobrar o valor retroativo.

O tipo de carro também faz diferença no valor do seguro. Geralmente carros novos têm seguro mais caro que carros usados e carros esportivos também têm seguro mais caro que carros de família. As seguradoras ainda verificam as estatísticas de roubo para estabelecer o valor de cada modelo. Você pode visitar o site do Insurance Bureau of Canada para ver as estatísticas e avaliar melhor como a escolha do carro pode determinar o valor do seu seguro.

Para economizar no seguro também há a opção de fazer o curso de direção defensiva (Canadian Driver Training Course) que a maioria das autoescolas aqui oferecem. O curso é rápido e apesar de pago (custa entre C$300 e C$400), o valor que economizará no pagamento do seguro pode compensar, dependendo do desconto da seguradora.

Além disso, fazer o seguro do imóvel com a mesma seguradora também ajuda a baratear o seguro do carro, e se você se mudar e passar a dirigir menos de casa para o trabalho, é provável que o valor diminua ainda mais. Sabbir Ahmed ainda acrescenta: “Ser membro de uma organização profissional, como o PEO – Professional Engineers of Ontario, também diminui o valor do seguro”. Em contrapartida, ter multas ou pontos na carteira e envolver-se em acidentes de trânsito aumentam substancialmente o valor.

Outro aspecto a se considerar é aumentar o valor da franquia (deductible) para diminuir o prêmio. Muitas pessoas optam por isso já pensando em não usar o seguro caso haja um acidente pequeno. Isso porque se você acionar o seguro (insurance claim), isso vai ficar no histórico do carro (Vehicle History Report) e vai baixar muito o valor dele na revenda. Outros, porém, sentem-se mais confortáveis pagando mais ao longo do tempo para estarem bem cobertos caso alguma coisa aconteça.

Dependendo do modelo e valor do seu carro, talvez não valha a pena fazer um seguro total (collision and comprehensive coverage), pois sairia tão caro arrumar o carro em caso de acidente que o seguro se tornaria muito alto e não iria valer a pena.

Quanto ao tempo de direção, a grande maioria das seguradoras só considera a experiência no Canadá ou nos Estados Unidos. Algumas pessoas às vezes conseguem utilizar uma declaração de sua seguradora do Brasil para poder diminuir o custo do seguro para imigrantes recém-chegados, porém isso é mais comum em outras províncias. Aqui em Ontário as seguradoras normalmente não aceitam essa declaração. Além disso, algumas seguradores por aqui não são coerentes em suas negociações, aceitando a declaração de uns e não aceitando de outros. Assim, vale a pena uma tentativa.

Outra tentativa válida é usar o Driver Abstract do Ministério dos Transportes de Ontário. Ele custa C$12, pode ser tirado pela internet mesmo e fornece suas informações como motorista no Canadá, mas com a data da primeira habilitação, que é brasileira, já que o Ministério dos Transportes aceita a carteira brasileira como equivalente à carteira G. As informações mostradas no Driver’s Abstract são as mesmas a que a seguradora tem acesso. Todos os membros da família que dirigem e irão constar no seguro devem ter o seu Driver’s Abstract.

Para quem tem interesse em usufruir serviços que não fazem parte do seguro (guincho, mecânico, bateria, abrir carro sem chave, gasolina, troca de pneu, etc), há a opção de pagar um pouco mais para ter a Roadside Assistance oferecida pelas seguradoras e também por outras empresas como operadoras de telefone, montadoras de veículos, empresas de cartão de crédito e também pela Canadian Tire. Muitas vezes a Roadside Assistance é oferecida gratuitamente pelas concessionárias para quem compra um carro novo ou certificado usado com elas.

Por fim, é importante verificar a qualidade do serviço oferecido pelas diversas seguradoras trocando informações com amigos sobre suas experiências e opiniões. Faça cotações sempre que seu seguro estiver perto do vencimento, pois nem sempre a mesma seguradora terá o melhor valor. E se você precisar de mais informações sobre seguro em Ontário, visite o site Insurance Bureau of Canada.

Mais em: Carros

Posts Populares

Topo