Siga-nos

OiCanadá

Carros

Novas leis de trânsito entram em vigor Toronto

A partir de hoje, 1º de setembro, passam a valer novas leis de trânsito por aqui. São normas bem rígidas, apropriadas e deveras pesadas no bolso. Mesmo que você já seja um motorista de longa data na cidade ou que esteja chegando agora em Toronto, vale a pena estar atento ao volante.

Dirigir em outro país requer atenção mais que redobrada. São placas diferentes, velocidades diferentes, macetes diferentes, enfim regras diferentes do seu país de origem. Quem já dirige no Canadá por algum tempo sabe que aqui há muitas peculiaridades no trânsito local. E, em junho, foi aprovado unanimemente o “Ato – Ontário Dirija Seguro”, ou Bill 31. O que passa a valer a partir de agora?

  • Dirigir distraidamente: ou seja, o péssimo hábito de dirigir com o celular. Isso quer dizer: falando, olhando ou digitando no aparelho. Esqueça redes sociais, Google ou selfies. A multa será de $490 mais 3 pontos na carteira. E para aqueles que tem carteiras G1 e G2, estas podem até ser apreendidas.
  • Faixa para pedestres: aqui funciona. Você pisa na rua e os carros param. Mas, agora isso vai além. O pedestre deve atravessar toda a rua, subir na calçada do lado oposto, para que o carro possa continuar seu trajeto. Caso você não o espere ou até vire para o outro lado, você pode ser multado.
  • Atenção aos ciclistas: apesar de tantas ciclovias pela cidade, a relação carro x bicicleta ainda precisa de alguns ajustes. A partir de agora, os carros devem manter uma distância mínima de 1 metro do ciclista e prestar muita atenção ao abrir a porta. Caso você abra a porta e intercepte alguém com sua bicicleta, a multa será de $365 mais 3 pontos.
  • Carros de emergência: se você está dirigindo e ouvir uma sirene tanto da polícia, ambulância ou dos bombeiros, diminua muito sua velocidade e encoste seu veículo para dar passagem a estes carros de emergência, isso também vale para caminhões de reboque com suas luzes piscando. Caso contrário, mais uma multa de $490 e 3 pontos.
  • Álcool e drogas: agora as mesmas penalidades (pesadas por sinal) aplicadas para quem dirige sob efeito de álcool serão aplicadas para quem dirigir sob qualquer nível de drogas. Ou seja, suspensão da carteira de 3 a 90 dias e apreensão do veículo. Hoje, mais de 45% dos motoristas mortos no trânsito de Ontário estavam sob efeito de algum tipo de droga.
Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Paulistano de berço (São Paulo), Filósofo de formação (Unicamp), Blogueiro dedicado (Blog Numa Fria), Descobridor de Toronto em família (2014).

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Carros

    Topo