Siga-nos

OiCanadá

Carros

Canadá deixará de vender carros novos a gasolina em 2035

O transporte é a segunda maior fonte de emissão de gases poluentes no Canadá e, segundo dados do governo, quase metade disso vem de carros e pick-ups. Agora o país quer mudar esta situação e se prepara para dar uma grande virada a partir de 2035 quando simplesmente estará proibido vender carro novo que não seja ZEV (Zero Emission Vehicles).

Segundo a Statistics Canada, são quase dois milhões de novos emplacamentos a cada ano, com os ZEVs representando cerca de 3% desse total. As vendas também se concentram nas três maiores províncias, com uma fatia média do total de novas unidades ficando em torno de 8% em British Columbia, 6% em Quebec e 2% em Ontário.

A novidade dos ZEVs é bem-vinda, mas tem causado preocupação entre os consumidores de carros mais baratos. O modelo mais em conta oferecido hoje no país é o IONIQ da Hyundai — um hatchback totalmente elétrico que roda 274 km a cada reabastecida e sai por CAD $41.449,00. 

O governo federal dá aí um incentivo de até CAD $5.000 nesta compra e em BC e Quebec é possível praticamente dobrar esse descontão. Mesmo assim o preço final fica uns dez mil acima dos carros a gasolina vendidos hoje no país. Então é melhor ir se acostumando porque o governo está deixando bem claro que quer zerar mesmo as emissões de veículos.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Carros

Topo