Siga-nos

OiCanadá

Carros

Pneus de inverno são obrigatórios no Canadá? Qual a época em que devem ser usados?

Comerciais de pneus de inverno dizem para colocá-los assim que a temperatura atingir menos de 7°C. Mas e se ainda não tiver nevado ou feito tanto frio assim, será que a troca é realmente necessária? Se você colocá-los cedo demais e depois a temperatura voltar a subir por alguns dias, é perigoso?

“Não há nada de errado em fazer a troca para pneus de inverno mais cedo e colocá-los em meados de outubro. Mas quanto mais tempo eles dirigirem em estradas quentes, mais rápido irão se desgastar”, diz Carolyn Goard, gerente de comunicações da Associação de Pneus e Borracha do Canadá (TRAC).

“Muitas pessoas são pró-ativas ao colocar seus pneus de inverno um pouco mais cedo para que estejam preparadas quando a primeira grande nevasca chegar.” Carolyn recomenda que você troque os pneus de inverno cerca de duas semanas antes da primeira neve, para que você esteja garantido.

Mas, afinal, os pneus de inverno são necessários somente quando está nevando?

“A indústria normalmente evita chamar os pneus de inverno de pneus de neve”, diz Carolyn. “Realmente, estamos tentando nos referir a eles como pneus para clima frio, porque eles se saem melhor nos meses de inverno em todas as condições de estrada, seja em estradas secas, com neve, lama, chuva congelada ou gelo.”

A borracha nos pneus All-Seasons (todas as estações) começa a endurecer quando a temperatura cai para menos de 7°C. Quanto mais dura fica, menos tração os pneus têm. Os pneus de inverno são feitos com borracha que fica mais macia no frio. Eles também têm superfície projetada para não derrapar no gelo e na neve.

“Se o seu veículo estiver usando pneus de inverno no verão, ou durante o ano todo, eles vão se desgastar muito mais rápido porque não são fabricados para serem usados ​​durante os meses além do inverno”, diz Carolyn. Além disso, nos testes da Consumer Reports, os pneus de inverno superam os pneus comuns em relação à travagem na neve e no gelo. Mas eles não frearam tão bem como os pneus comuns quando o clima estava quente.

Apenas duas províncias exigem pneus de inverno. Quebec exige que todos os carros usem pneus de inverno – com o símbolo do floco de neve da montanha – entre 15 de dezembro e 15 de março. E a Colúmbia Britânica exige pneus de inverno – com o símbolo do floco de neve da montanha ou com o símbolo M + S (lama e neve) na maioria das estradas, entre 1 de outubro e 30 de abril.

Mas a regra geral é que entre o Dia de Ação de Graças e a Páscoa, você utilize os pneus de inverno. Estes feriados são uma boa base porque caem durante o começo e o fim da época do ano quando é provável que a temperatura esteja abaixo de 7°C.

Mais uma dica: sempre que você instalar os seus pneus de inverno, é indicado colocá-los em todas as quatro rodas, diz o TRAC e Transportes Canadá. Se você não fizer isso, suas rodas dianteiras e traseiras não terão a mesma tração e você poderá perder o controle do carro.

Independentemente de onde você estiver no Canadá, os pneus de inverno são um dos investimentos mais importantes que você pode fazer para manter seu veículo na estrada, independentemente das temperaturas e condições que você enfrente durante os nossos meses de inverno imprevisível.

Avatar photo

Cinthia Ferreira é professora de português/inglês/francês e tradutora brasileira, residindo atualmente em Toronto, Canadá. Tradutora formada pela Universidade de Toronto especializada em: Marketing, Business, Turismo, Tecnologia e Documentação para processos de imigração como: Certidões de Casamento, Certidões de Divórcio, Atestados de Antecedentes Criminais, Certidões de Óbito, Diplomas, Documentos de Identidade, Históricos Escolares, Extratos Bancários, Cartas de Recomendação, Currículos, entre outros, nos seguintes idiomas: Inglês, Português, Francês e Espanhol. Professora de Inglês e Português formada em Letras, com mais de 10 anos de experiência em: Cursos Regulares ou Intensivos, Preparação para Teste de Cidadania Canadense, Preparação para exames de proficiência como TOEFL/IELTS, Preparação para exames da imigração CELPIP, MELAB e CAEL, Business English, Conversação, Gramática e Vocabulário através de cursos presenciais ou aulas online.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Carros

Topo