Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Hollywood é aqui

Toronto desponta como uma das cidades preferidas para a gravação de filmes hollywoodianos. Andar pelas ruas da cidade e se deparar com estúdios de cinema ao ar livre virou parte da rotina de quem mora aqui.

Por muito tempo Vancouver era a única cidade canadense apelidada de Hollywood North, até mesmo pela proximidade geográfica com a cidade americana. Mas desde de 1984 muitos filmes passaram a ser gravados em Toronto e a cidade também passou a fazer jus ao título de “Hollywood do Norte”. A primeira produção hollywoodiana filmada em Toronto foi a série de TV Hawkeye and the Last of the Mohicans, em 1957.

A partir daí, a lista de filmes não parou mais de crescer. São muitos, mais de uma centena de todos os gêneros e para todos os gostos. Entre eles está Chicago, que tem cenas no The Distillery District, dentro do prédio da legislatura no Queen’s Park, além de outros lugares da cidade. Já Cinderella Man foi filmado no Maple Leaf Gardens, no Ontario Heritage Center, no Pinewood Toronto Studios e no The Distillery District.

Os filme gravados na GTA que renderam as mais altas bilheterias foram “My big fat greek wedding” (Meu casamento grego), que arrecadou cerca de C$241 milhões, “The lost world: Jurassic Park” (O mundo perdido – Jurassic Park”), que arrecadou cerca de C$229 milhões e “X2” (X man 2), cerca de C$215 milhões. Já o filme “Chicago” ficou em quinto lugar arrecadando C$171 milhões em bilheteria.

O fotógrafo John Feldman registrou alguns pontos da cidade usados como cenário em diversos filmes.

Tietagem

“Acho que era 2006, estava andando pela Yonge Street à noite e estava tudo parado, caminhão para todos os lados e uma fila com mais e 20 táxis amarelos iguais aos de Nova York. Fiquei super curiosa, mas com vergonha de perguntar que filme era aquele”, conta Maria Alice, que tinha vindo a Toronto visitar a irmã. Já a portuguesa Maria Martinho, de 30 anos, morava perto da Dundas West quanto o filme HairSpray foi filmado. “Lembro-me que queria ver o John Travolta de qualquer forma, acho que fiquei de pé por cerca de cinco horas esperando para vê-lo, mas acabei desistindo. No outro dia descobri que foi tudo filmado na madrugada”, lamenta.

E você, qual filme viu ser filmado pelas ruas de Toronto?

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Martha se formou em Jornalismo em Recife e veio para Toronto em 2006 para estudar Cinema, se formando pela Toronto Film School. Tornou-se cidadã canadense em 2014.

8 Comentários

8 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Notícias

    Topo