Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Hollywood é aqui

Toronto desponta como uma das cidades preferidas para a gravação de filmes hollywoodianos. Andar pelas ruas da cidade e se deparar com estúdios de cinema ao ar livre virou parte da rotina de quem mora aqui.

Por muito tempo Vancouver era a única cidade canadense apelidada de Hollywood North, até mesmo pela proximidade geográfica com a cidade americana. Mas desde de 1984 muitos filmes passaram a ser gravados em Toronto e a cidade também passou a fazer jus ao título de “Hollywood do Norte”. A primeira produção hollywoodiana filmada em Toronto foi a série de TV Hawkeye and the Last of the Mohicans, em 1957.

A partir daí, a lista de filmes não parou mais de crescer. São muitos, mais de uma centena de todos os gêneros e para todos os gostos. Entre eles está Chicago, que tem cenas no The Distillery District, dentro do prédio da legislatura no Queen’s Park, além de outros lugares da cidade. Já Cinderella Man foi filmado no Maple Leaf Gardens, no Ontario Heritage Center, no Pinewood Toronto Studios e no The Distillery District.

Os filme gravados na GTA que renderam as mais altas bilheterias foram “My big fat greek wedding” (Meu casamento grego), que arrecadou cerca de C$241 milhões, “The lost world: Jurassic Park” (O mundo perdido – Jurassic Park”), que arrecadou cerca de C$229 milhões e “X2” (X man 2), cerca de C$215 milhões. Já o filme “Chicago” ficou em quinto lugar arrecadando C$171 milhões em bilheteria.

O fotógrafo John Feldman registrou alguns pontos da cidade usados como cenário em diversos filmes.

Tietagem

“Acho que era 2006, estava andando pela Yonge Street à noite e estava tudo parado, caminhão para todos os lados e uma fila com mais e 20 táxis amarelos iguais aos de Nova York. Fiquei super curiosa, mas com vergonha de perguntar que filme era aquele”, conta Maria Alice, que tinha vindo a Toronto visitar a irmã. Já a portuguesa Maria Martinho, de 30 anos, morava perto da Dundas West quanto o filme HairSpray foi filmado. “Lembro-me que queria ver o John Travolta de qualquer forma, acho que fiquei de pé por cerca de cinco horas esperando para vê-lo, mas acabei desistindo. No outro dia descobri que foi tudo filmado na madrugada”, lamenta.

E você, qual filme viu ser filmado pelas ruas de Toronto?

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Martha se formou em Jornalismo em Recife e veio para Toronto em 2006 para estudar Cinema, se formando pela Toronto Film School. Tornou-se cidadã canadense em 2014.

7 Comentários

7 Comments

  1. Bruno

    08/abr/2011 at 09:53

    Talvez alguém possa te responder melhor, só gostaria de falar um pouco da minha experiência com isso por aqui, pois a Universidade de Toronto mesmo está sempre servindo de set para filmagens, quase que semanalmente. Nunca vi um aviso sequer, nem antes nem durante as filmagens. Título da produção então, nem pensar. Apenas quando avistamos atores, diretores, e artistas no geral na universidade – o que acontece com bastante frequencia – é que podemos ter alguma informação, pois podemos perguntar rapidamente e matar a curiosidade. Mas no geral o pessoal não liga muito para o transtorno não, como calçadas bloqueadas, trailers estacionados, etc…

    Mas com certeza o que falta é Toronto ser mencionado mais nos filmes, pois na maioria das vezes também é usado apenas para fachada de cidades estadunidenses… mas há inclusive textos aqui no OiToronto falando dos filmes que não só usam Toronto como cenário, mas também como local de fato no filme.

    Abraço!

  2. Hudson

    08/abr/2011 at 00:22

    Vale a pena mencionar que tanto a cidade de Toronto quanto o governo de Ontário oferecem enormes incentivos e descontos em impostos para as produtoras de cinema, inclusive ameçando a hegemonia de Vancouver. Isto obrigou a província de British Colúmbia há alguns anos a fazer uma série de compromissos e mudanças nos seus orçamentos, já que a indústria cinematográfica é a terceira fonte de renda da economia local.

    Eu tenho uma curiosidade em saber sobre a “invasão” destes sets de filmagem no cotidiano de Toronto.

    Em Montréal, a cidade coloca avisos para os moradores com 24 horas de antecedência em toda a área que será utilizada com a indicação do título do filme em produção, o que permite aos moradores se preparem e adequarem suas rotinas.

    Em Vancouver, nada é anunciado com antecedência ou durante a filmagem, e tão pouco o título da produção. Os moradores geralmente são supreendidos de uma hora para outra com um número importante de caminhões que cercam literalmente um trecho da cidade, impedindo o livre ir-e-vir dos moradores naquela região. Na verdade, isto traz mais transtorno do que glamour, já que nem Vancouver na maioria dos casos é mencionada nos filmes, esta servindo apenas de fachada para alguma cidade americana.

    Como isto acontece aqui em Toronto?

    • Martha Lins

      08/abr/2011 at 16:54

      Oi Hudson,

      Eu não sei bem como funciona por aqui. Mas uma vez a producao do Flashpoint avisou no predio que eu moro e nos arredores que eles estariam filmando em um final de semana.

      acho que eles so avisaram por estariam fechando as ruas da frente e do lado, causando um certo transtorno.

      Varias filmagens acontecem no parque da frente onde eu moro e eles nunca avisam nada, ja que acredito pq nao atrapalham em nada o cotidiano das pessoas.

  3. Paulinho Rosenbaum

    28/jan/2011 at 09:33

    A versatilidade de Toronto é enorme: por um lado apresenta todo o visual norte americano necessario para as filmagens em cenarios urbans, por outro é mais limpa e organizada, o que promete uma filmagem melhor, e por um terceiro angulo, abriga quase todos os tipos de pessoas, culturas etc. Perfeita! Saudades de Toronto…

  4. Silvia

    05/jan/2011 at 18:42

    Não sabia do Hairspray…. adorei esse filme… ahhh esqueceram do Ensaio sobre a Cegueira – profundo e maravilhoso – foi filmado em Torornto , São Paulo e Montevideu. bjos

  5. martha rangel

    04/jan/2011 at 12:29

    Oi Thiago,

    Nao esqueci nao rs,

    Eu não vi este filme ser filmado, o que adoraria, mas assisti no cinema.

    Foram filmados centenas de filmes como: Good Will Hunting, the day after tomorrow,The Incredible Hulk, How to Lose a Guy in 10 Days, Saw II, Police Academy, Jumper…

    Apenas citei os que mais fizeram dinheiro. resident evil 3 arrecadou 60.1 milhões :)

    :)

  6. Thiago T Campos

    04/jan/2011 at 07:28

    Oi, esqueceram também do Resident Evil 3 que gravaram no City Hall, abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Notícias

Posts Populares

Topo