Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Para quem busca paz de espírito

Em Toronto existem três centros que se dedicam ao estudo da religião espírita: o Joanna de Ângelis, o Repouso do Caminho e a Sociedade Espírita de Toronto. Reuniões acontecem em português e inglês.

Pioneiro

O mais antigo centro espírita da cidade é o Joanna de Ângelis, inaugurado em 1996 diante da necessidade que alguns imigrantes brasileiros tinham de praticar a religião. Inicialmente funcionou em Toronto, depois foi transferido para Mississauga (na Grande Toronto), e em 2001 voltou para Toronto. Eles se dedicam à divulgação, ao estudo e à prática do Espiritismo segundo Allan Kardec.

“O centro é composto por uma média de 30 frequentadores assíduos que participam de grupos de estudo do espiritismo, de estudo do evangelho (ambos em português e inglês), de educação e prática mediúnica, de atividades chamadas ‘atendimento fraterno e tratamento espiritual’, e do grupo ‘cinema e estudo’, em que os participantes assistem a filmes relacionados à religião e depois discutem o tema”, conta Jussara Lourenço, integrante do centro.

Mississauga

Para quem mora fora de Toronto, fica a dica: depois que o centro Joanna de Ângelis voltou para Toronto, o grupo de Mississauga formou outro centro, o Christian Spiritist Centre.

Mais perto de casa

Mas, antes do Joanna de Ângelis se mudar para Toronto, como nem todo mundo podia ir a Mississauga para frequentar as reuniões, Sobek de Alcântara teve a ideia de se reunir com alguns amigos em Toronto. “Muitas pessoas que moravam aqui tinham dificuldade de chegar no Joanna de Ângelis, o que era frustrante. Então comecei a fazer o Evangelho no Lar, na sala da minha casa. No início éramos apenas quatro pessoas, mas com o boca a boca, o grupo foi crescendo e um ano depois já tivemos que ir para o basement”, relembra.

Isso foi há quase 11 anos, e o resultado dessas reuniões foi a fundação do Centro Espírita Repouso do Caminho (Rest on the Way Spiritist Centre). “Quando um dos frequentadores precisou de um tratamento espiritual, sentimos que era a hora do centro ter um nome. Hoje, além das nossas reuniões abertas ao público nos domingos, também fazemos tratamento espiritual, desenvolvimento mediúnico e o estudo do evangelho segundo o espiritismo”, conclui Sobek.

Em português e inglês

O TSS – Toronto Spiritist Society (Sociedade Espírita de Toronto), foi fundado em 2010, com o intuito de propagar o estudo do Espiritismo em seus três aspectos fundamentais: filosófico, religioso e científico. O objetivo é oferecer um porto de consolo para todos os que estão em busca de paz em comunhão com pensamentos e sentimentos bem-intencionados, colocando em prática os ensinamentos de Jesus à luz do Espiritismo.

Das quatro reuniões mensais que o centro organiza, uma é português, sempre no segundo domingo do mês, as outras três em inglês. “Como o nosso grupo é formado na maioria por brasileiros, eles precisam estar preparados para mais tarde receberem também os canadenses e outros imigrantes. Precisam aprender os termos em inglês para poderem continuar divulgando o espiritismo no país” explica Sandra Mussi, uma das coordenadoras do centro.

O Centro também vai dar início a um grupo de estudos sobre mediunidade. Os interessados em participar podem frequentar os encontros a partir do início do mês de março até o fim de abril. “Depois desse prazo, fecharemos o grupo, pois quando se estuda a mediunidade é preciso ter um grupo fixo, já que a presença constante de novatos pode atrapalhar e atrasar a abordagem do conteúdo. É como se fosse uma escola, não pode haver interrupções, por isso damos esse prazo de dois meses”, finaliza Sandra.

Serviço

  • Christian Spiritist Centre
  • 5280 Fallingbrook Drive – Mississauga
  • 905 814 7730
Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Martha se formou em Jornalismo em Recife e veio para Toronto em 2006 para estudar Cinema, se formando pela Toronto Film School. Tornou-se cidadã canadense em 2014.

16 Comentários

16 Comments

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Mais em: Notícias

      Topo