Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Para quem busca paz de espírito

Em Toronto existem três centros que se dedicam ao estudo da religião espírita: o Joanna de Ângelis, o Repouso do Caminho e a Sociedade Espírita de Toronto. Reuniões acontecem em português e inglês.

Pioneiro

O mais antigo centro espírita da cidade é o Joanna de Ângelis, inaugurado em 1996 diante da necessidade que alguns imigrantes brasileiros tinham de praticar a religião. Inicialmente funcionou em Toronto, depois foi transferido para Mississauga (na Grande Toronto), e em 2001 voltou para Toronto. Eles se dedicam à divulgação, ao estudo e à prática do Espiritismo segundo Allan Kardec.

“O centro é composto por uma média de 30 frequentadores assíduos que participam de grupos de estudo do espiritismo, de estudo do evangelho (ambos em português e inglês), de educação e prática mediúnica, de atividades chamadas ‘atendimento fraterno e tratamento espiritual’, e do grupo ‘cinema e estudo’, em que os participantes assistem a filmes relacionados à religião e depois discutem o tema”, conta Jussara Lourenço, integrante do centro.

Mississauga

Para quem mora fora de Toronto, fica a dica: depois que o centro Joanna de Ângelis voltou para Toronto, o grupo de Mississauga formou outro centro, o Christian Spiritist Centre.

Mais perto de casa

Mas, antes do Joanna de Ângelis se mudar para Toronto, como nem todo mundo podia ir a Mississauga para frequentar as reuniões, Sobek de Alcântara teve a ideia de se reunir com alguns amigos em Toronto. “Muitas pessoas que moravam aqui tinham dificuldade de chegar no Joanna de Ângelis, o que era frustrante. Então comecei a fazer o Evangelho no Lar, na sala da minha casa. No início éramos apenas quatro pessoas, mas com o boca a boca, o grupo foi crescendo e um ano depois já tivemos que ir para o basement”, relembra.

Isso foi há quase 11 anos, e o resultado dessas reuniões foi a fundação do Centro Espírita Repouso do Caminho (Rest on the Way Spiritist Centre). “Quando um dos frequentadores precisou de um tratamento espiritual, sentimos que era a hora do centro ter um nome. Hoje, além das nossas reuniões abertas ao público nos domingos, também fazemos tratamento espiritual, desenvolvimento mediúnico e o estudo do evangelho segundo o espiritismo”, conclui Sobek.

Em português e inglês

O TSS – Toronto Spiritist Society (Sociedade Espírita de Toronto), foi fundado em 2010, com o intuito de propagar o estudo do Espiritismo em seus três aspectos fundamentais: filosófico, religioso e científico. O objetivo é oferecer um porto de consolo para todos os que estão em busca de paz em comunhão com pensamentos e sentimentos bem-intencionados, colocando em prática os ensinamentos de Jesus à luz do Espiritismo.

Das quatro reuniões mensais que o centro organiza, uma é português, sempre no segundo domingo do mês, as outras três em inglês. “Como o nosso grupo é formado na maioria por brasileiros, eles precisam estar preparados para mais tarde receberem também os canadenses e outros imigrantes. Precisam aprender os termos em inglês para poderem continuar divulgando o espiritismo no país” explica Sandra Mussi, uma das coordenadoras do centro.

O Centro também vai dar início a um grupo de estudos sobre mediunidade. Os interessados em participar podem frequentar os encontros a partir do início do mês de março até o fim de abril. “Depois desse prazo, fecharemos o grupo, pois quando se estuda a mediunidade é preciso ter um grupo fixo, já que a presença constante de novatos pode atrapalhar e atrasar a abordagem do conteúdo. É como se fosse uma escola, não pode haver interrupções, por isso damos esse prazo de dois meses”, finaliza Sandra.

Serviço

  • TSS – Sociedade Espírita de Toronto
  • websitefacebook / tel.: 647-496-8010
  • 261 Gerrard St E, Toronto, ON M5A 2G1 – Entrada pelos fundos.
  • Horários: consulte o site
  • Os interessados em frequentar o centro devem mandar e-mail para: [email protected]org
  • Christian Spiritist Centre
  • 5280 Fallingbrook Drive – Mississauga
  • 905 814 7730
Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Martha se formou em Jornalismo em Recife e veio para Toronto em 2006 para estudar Cinema, se formando pela Toronto Film School. Tornou-se cidadã canadense em 2014.

16 Comentários

16 Comments

  1. Eva Carvalho

    07/jul/2017 at 12:22

    Pela primeira vez estou acessando o OiCanadá. Conheci esse país maravilhoso em 2014 e estarei voltando em setembro de 2017 para aprender a língua inglesa. Como sou Espirita estava procurando grupos espiritas para conhecer pessoalmente durante a minha estada. Fiquei muito feliz por saber da existência dos grupos. Já conhecia, por meio do Divaldo, o Joanna de Ãngelis e espero conhecer pessoalmente. Abraços fraternos a todos.

  2. valdivino r da silva

    24/jan/2015 at 20:16

    sou espirita , e gostaria de participar de estudos com voces, estou no Brasil, mas em abril estarei ai.

  3. CARMEN MACIEL

    19/jun/2014 at 13:59

    Boa tarde
    Estou em Montreal, por alguns dias, sou espirita e gostaria de saber se ha algum centro espirita nesta cidade para que eu possa visitar. Agradeco a ajuda. Abracos fraternos. Carnen

  4. Conceição rodriguez

    03/set/2013 at 21:31

    Senhores,
    Solicito informar o endereco Em Toronto onde Divaldo Franco vai fazer palestra nos dias 25 de setembro

  5. ROGÉRIO

    16/nov/2012 at 14:14

    FIQUEI MUITO FELIZ EM SABER DO TRABALHO DE VOCÊS!
    ESTAREI Á DISPOSIÇÃO SE PRECISAREM DE ALGUMA AJUDA COM ESTUDOS OU OUTRAS COISAS QUE PUDER SER ÚTIL!
    E PARABÉNS PELA INICIATIVA E ESFORÇO! DEUS ILUMINE VOCÊS CADA VEZ MAIS!!!!!!!!!!!

  6. Cibele

    08/fev/2012 at 10:08

    Olá, em maio estarei na cidade de St. Catherines, gostaria de saber se há na região algum centro espírita ou reuniões que eu possa participar. Obrigada!

  7. Sobek

    20/out/2011 at 10:40

    Como dirigente do Rest on the Way o meu agradecimento a vocês do OiToronto. Pela divulgação das nossas casas Espíritas em Toronto. A todos que desejarem conhecer um pouco mais da imortalidade das nossas almas, busquem um desses centros e participem das reuniões. Será sem duvida um grande aprendizado. Não precisa se tornar espírita, mas, vale apena aprender.

  8. Manuel Francisco

    19/out/2011 at 00:13

    De vez enquando estou em Toronto, pesquisei e fiquei a saber da existência de Centros Espiritas nesta linda cidade que estudam e divulgam a doutrina anunciada por Jesus Nosso Mestre há dois mil anos. Estou há anos ligado por laços fraternos ao Centro Espirita de Leiria – Portugal. Instituição onde se estuda, trabalha e se dá assistência espiritual. Há reuniões de estudo às Segundas, às Terças e Sextas de estudo, palestras e trabalhos de assistência espiritual. Começam às 20H30M. Quando forem a Portugal de férias, apareçam . Estão de parabens os irmãos de Toronto, continuem.

  9. maria

    20/jul/2011 at 01:51

    oi, gostaria de saber se existe ajgo mais perto de mim, moro em Hamilton On
    desde ja o meu muito obrigada

    • Cristina

      05/abr/2016 at 06:49

      Olá Maria, estou indo para hamilton no meio do ano. Vc encontrou algum centro por aí? Vi que seu comentário já tem alguns anos… Então espero que sim!

      • Ana Carolina

        08/jun/2020 at 22:27

        Oi, achou algum centro espírita em Hamilton?

  10. Nara Lopes

    19/Maio/2011 at 22:55

    Ola, gostaria de saber se existe algum centro espirita ou grupo de estudos em Moncton – Nb.
    desde ja obrigado, que Deus ilumine todos nós.

  11. Regina Y.

    21/jan/2011 at 00:54

    Muito obrigada a equipe do OiToronto por divulgar as nossas casas espiritas. È com muito amor, carinho e dedicação que temos trabalhado para a divulgação do Espiritismo no Canadá.Voces estão de parabéns!

  12. Katia

    14/jan/2011 at 07:40

    Parabéns a equipe do Oi Toronto! Artigo maravilhoso. Como disse a Luanda estamos sempre precisando de pessoas novas e os grupos sempre nos recebi com muito carinho e alegria!
    Abraço a todos!

  13. Luanda Jones

    14/jan/2011 at 06:28

    Fantástico ter essa divulgação!!! Os grupos são todos bem organizados e de portas abertas, precisando sempre de pessoas interessadas e participativas.
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Notícias

Posts Populares

Topo