Experiência
A alma de Toronto
Para algumas pessoas, Toronto muitas vezes parece uma cidade sem graça. Como se faltasse um sopro de ânimo à cidade, uma energia a mais, uma alma. Será que ela é assim mesmo ou essa sensação é provocada pelo marasmo dos meses de inverno?
Na semana passada recebi a visita de familiares do Brasil. Depois de eles notarem que a cidade é bastante calma, disse a eles em tom de brincadeira: “Toronto é uma cidade com coração, mas sem alma”.
Esse comentário gerou algumas risadas e bastante controvérsia. Depois passei a pensar um pouco mais sobre o assunto: será que Toronto não tem mesmo alma? Digo que a cidade tem coração porque é um importante centro financeiro; uma metrópole de bastante influência; um núcleo urbano com oportunidades e rotina de cidade grande. Em outras palavras, a cidade tem um ritmo, um pulso de vida, um coração.
Porém, o leitor já deve ter notado que Toronto muitas vezes é uma cidade insípida. Frequentemente as ruas estão vazias, sobretudo à noite. Bares e restaurantes podem estar demasiadamente desanimados, inclusive em finais de semana. Mesmo morando na região central da maior zona urbana do Canadá, raramente ouço barulho e vejo pouco movimento pela minha janela.
Escrevo estas mal traçadas linhas no fim do inverno, quando a esperança e expectativa de ares mais mornos é grande mas a realidade climática permanece fria e chuvosa. Talvez esse seja o real motivo da minha preocupação com uma possível ausência de alma na cidade que escolhi para morar.
Convenhamos que o inverno é exaustivo: a neve perde o seu encanto e o frio não é mais aquela novidade legal depois de quatro meses abaixo de zero. Provavelmente eu esteja simplesmente cansado dessa interminável estação e, portanto, mais propenso a reclamar. Como diria o meu pai: o frio é o único defeito do Canadá. Tenho certeza que quando o sol voltar a fazer as pazes com a cidade, eu também farei o mesmo.
Mas e então, cadê a alma de Toronto? Vou ter que concordar com os meus tios e dizer que a alma da cidade está nas pessoas com as quais você convive. Afinal, se vivemos perto de amigos e pessoas queridas em uma cidade que funciona bem, não precisamos de mais nada.
Além do mais, Toronto não é uma cidade tão desanimada assim. Sempre existem cantinhos mais agitados esperando para serem descobertos. Aqui vai uma sugestão minha de um desses pequenos achados: o simpático e alegre café 7 West na Charles Street. O lugar fica aberto 24 horas durante os 7 dias da semana. Um pequeno sinal de que Toronto seja sim uma cidade com alma.
12 Comments