Siga-nos

OiCanadá

Saúde

As feiras de Toronto

O calor está chegando e, com ele, a necessidade de comer alimentos mais leves e saudáveis. O OiCanadá traz uma lista de mercados onde você pode encontrar frutas, verduras e legumes de boa qualidade e preços convidativos.

A primavera é a época de limpar o organismo de todos os alimentos que ingerimos durante o inverno para nos aquecer. Para isso, nada melhor do que comer legumes, verduras e frutas frescas e orgânicas.

Para, além de ser saudável, arrasar no aspecto “consciência” apoiando a agricultura local e urbana, aumentar o valor nutricional dos alimentos e respeitar o meio ambiente, a melhor opção é comprar os produtos em mercados de agricultores. É possível encontrar mercados sazonais a partir de meados de maio até o fim de outubro recheados de alimentos orgânicos que vão desde frutas e vegetais até produtos lácteos e queijos, cogumelos exóticos, carnes com criação em pasto orgânico e uma porção de guloseimas doces e salgadas, todas caseiras e saborosas como sua avó fazia.

Esta é também uma grande oportunidade para se aproximar da comunidade e saber melhor de onde vem a sua comida.

Mercados sazonais – funcionam de maio a outubro

Trinity Bellwoods Park Farmers’ Market
Pequeno e confiável, o mercado do Parque Trinity Bellwoods funciona às terças-feiras das 3pm às 7pm. O cenário é convidativo. Faça suas compras e sente-se à sombra para um delicioso piquenique. Para mais detalhes visite o site.

Riverdale Farm Farmers’ Market
Esta mercado fica em uma fazenda localizada no número 201 da Winchester St, Riverdale Park, e está aberto todas as terças das 3pm às7pm. Além de ser um excelente ambiente para as crianças, lá você irá encontrar uma enorme quantidade de vegetais, frutas e alimentos preparados com ingredientes colhidos diretamente da fazenda. Para mais informações visite o Riverdale Farm Farmers’ Market.

Withrow Park Farmer’s Market
Este é um pequeno mercado que funciona todos os sábados das 9am à 1pm, na Logan Ave. (número 725), Withrow Park. Para detalhes visite aqui.

Mas se você não quer esperar até maio, aqui vão algumas dicas:

Mercados que funcionam de janeiro a dezembro

Evergreen Brick Work Farmers’ Market
Este mercado é bastante grande e muito bonito. Nem todos os produtos são orgânicos, mas tudo é de produção local. Além de diversas atividades e workshops, eles têm também comida pronta para consumo. O mercado está aberto todos os sábados das 8am à 1pm no verão e de 9am a 1pm no inverno. Se você curte cuidar de jardim, este mercado possui também uma estufa no verão, onde você pode comprar plantas, árvores e vegetais. O mercado fica na 550 Bayview Ave, entre Prince Edward Viaduct (Bloor/Danforth) e Pottery Road. Durante o verão existe um serviço de shuttle que leva os clientes até lá. Confira o site para saber mais detalhes Evergreen Brick Works.

Sorauren Farmers’ Market
Um dos meus favoritos, este mercado funciona todas as segundas das 3pm às 7pm (outdoor), e de 4pm a 7pm (indoor). Localizado ao número 40 da Wabash Ave. com Sorauren Ave., lá você pode encontrar uma grande variedade de frutas, legumes e guloseimas feitas no forno, tudo produzido no Greenbelt Ontario (área de proteção permanente do espaço verde, campos agrícolas, comunidades vibrantes, florestas, pantanais e bacias hidrográficas). Este mercado pode ser uma ótima sugestão de passeio com as crianças e toda família e uma grande oportunidade de conhecer pessoas com interesses comuns. Para saber mais visite o West End Food.

The Green Barn Farmers’ Market
Este sim é o meu preferido! Localizado na Christie com St Clair West (Artscape Wychwood Barns Project, número 601 da Christie Ave.), neste mercado você pode encontrar a maior variedade de vegetais, frutas, comidas prontas, alimentos vivos e guloseimas como geleias e chocolates, além de música ao vivo e diversas atividades. Funciona todos os sábados de 8am a 1pm durante o verão, e de 9 am a meio-dia no inverno. Para mais detalhes visite The Stop Community Food Centre.

Dufferin Grove Organic Farmers’ Market
Este é um mercado de alimentos orgânicos que funciona no parque Dufferin Grove todas as quintas de 3pm a 7pm. Lá você pode encontrar todos os tipos de verduras, legumes, frutas, chocolates, carnes, queijos, cogumelos além de comidas prontas para consumo. Mas não deixe as crianças em casa! Leve-as para brincar no parquinho natural enquanto você faz suas compras. Elas com certeza não vão ver o tempo passar! Mais informações no site Dufferin Park.

St. Lawrence Market
Este mercado é provavelmente um dos maiores de Toronto e funciona durante todo o ano, sempre aos sábados, das 5am às 5pm, no prédio norte do St. Lawrence Market (92 Front Street East com Jarvis St). Lá você irá encontrar todos os tipos de verduras, legumes, frutas, peixes, carnes, queijos, ervas, além de um delicioso ‘raw café’. Vale a pena conferir! Para mais detalhes visite o site do St. Lawrence Market.

The Village Market Organic Farmers’ Market
Para quem mora na parte norte da cidade, está é a pedida. Localizado na Toronto Waldorf School (9100 Bathurst St, norte da Highway 7), este mercado está aberto sempre aos sábados de 8h30am a 1h30pm. Saiba mais no Village Market.

Além das opções acima, existem outros pequenos mercados espalhados por toda a cidade. Se não encontrou nada que tenha despertado seu interesse ou see nenhum deles fica próximo à sua casa, clique aqui para uma lista completa dos mercados de Toronto.

E uma dica: coma muitos alimentos saudáveis, limpe seu corpo e dê espaço para deixar o verão entrar!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Laura Luis tem 35 anos e nasceu em Buenos Aires, Argentina. Sua paixão pela natureza vem desde pequena acreditando que dela podemos tirar tudo o que precisamos para ter corpo, mente e espírito saudáveis. Estudou nutrição em Buenos Aires e em Toronto se formou como nutricionista holística pela Canadian School of Natural Nutrition. Laura vive aquilo que prega consumindo apenas alimentos orgânicos, promovendo a vida sustentável e difundindo esta idéia no intuito de construir um mundo melhor para futuras gerações. Atuando como Health Coach e Nutricionista Holística sua missão é ajudar pessoas a atingirem uma vida cada vez mais saudável através da alimentação e REconexão com o meio ambiente.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Saúde

    Topo