Experiência
Como se preparar e tirar dúvidas antes do intercâmbio
Já comecei escrevendo para o OiCanadá sobre minha chegada em Publicitário ganha carona de boas-vindas, mas, como muitos dos e-mails que recebo de pessoas que estão se preparando para vir para cá, tive meu “momento pré-viagem” com muitas dúvidas, curiosidades, expectativa e ansiedade.
Esse processo de tensão ficou mais forte principalmente nos três meses que antecederam a viagem, já com a passagem comprada e o pedido do visto canadense em andamento.
A dica é anotar, conforme for lembrando, tudo o que precisa fazer e levar para Toronto (de preferência na mesma folha), depois você vai checando item por item e vendo o que realmente é essencial e marcando o que já foi feito.
Outra coisa que fiz neste período foram pesquisas e mais pesquisas sobre a cidade. Para quais restaurantes gostaria de ir, onde encontraria o produto tal, onde poderia fazer isso e aquilo, quais as principais agências e profissionais de publicidade e seus respectivos clientes (vale lembrar que me interesso pela área porque sou publicitário), etc. Muito do que planejei não foi realizado, mas valeu pra ir curtindo a cidade antes mesmo de sair do Brasil.
Fui descobrindo pessoas que moravam aqui e também mandei um monte de e-mails com perguntas, a maioria delas foi muito atenciosa, e assim fui tentando reunir o máximo de informação possível para poder me preparar.
Claro, nem todas as perguntas foram respondidas e muitas delas eram mais uma questão de opinião ou de experiência própria, assim sendo, quando cheguei aqui muitas situações foram muito diferentes do que tinha imaginado anteriormente.
Minhas principais questões foram: será que vale a pena? Como vai ser? Que roupas usar no frio? Levar do Brasil ou comprar aqui? Por que tal pessoa foi para Toronto e já tinha em mente ficar no país? Como é a cidade? É fácil andar por aí? Onde posso comprar roupas mais em conta? Para trabalhar preciso realmente do work permit (visto de trabalho)? Muitas respostas eu encontrei aqui no OiCanadá mesmo.
Sobre escola e moradia, tive um bom suporte da agência onde contratei esses serviços, sempre me tiravam dúvidas e me apresentavam todas as opções disponíveis. Acho que vale muito a pena procurar uma, mesmo se a intenção é economizar.
O momento que mais me marcou antes da viagem foi quando recebi a resposta do Consulado canadense, com a aprovação do meu pedido de visto, na quinta-feira antes do Natal. Recebi o e-mail no fim da tarde e era o que estava me deixando mais apreensivo, tanto pelo monte de coisa que tinha ouvido, quanto pelo montante de documentos e comprovantes que precisei mostrar lá, mas acabou sendo bem tranquilo.
E comi, comi, comi e comi muito antes de embarcar, devo ter engordado uns quatro quilos. Tive umas três saideiras com feijoada, comi o último pastel, o útimo café da manhã na padaria, a última mandioca frita, a última cervejada com os amigos, os últimos pães de queijo, a última pizza (muito diferente das daqui). E, tirando o café, até que estou me virado bem com a comida daqui, acho que estoquei o suficiente antes da viagem (rs).
Depois de se sentir preparado e de rever todos os itens da lista, é só fechar a mala e aproveitar, pois é muito bom. Ah! Só não vai esquecer de pegar a passagem (rs).