Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Como se preparar e tirar dúvidas antes do intercâmbio

Já comecei escrevendo para o OiCanadá sobre minha chegada em Publicitário ganha carona de boas-vindas, mas, como muitos dos e-mails que recebo de pessoas que estão se preparando para vir para cá, tive meu “momento pré-viagem” com muitas dúvidas, curiosidades, expectativa e ansiedade.

Esse processo de tensão ficou mais forte principalmente nos três meses que antecederam a viagem, já com a passagem comprada e o pedido do visto canadense em andamento.

A dica é anotar, conforme for lembrando, tudo o que precisa fazer e levar para Toronto (de preferência na mesma folha), depois você vai checando item por item e vendo o que realmente é essencial e marcando o que já foi feito.

Outra coisa que fiz neste período foram pesquisas e mais pesquisas sobre a cidade. Para quais restaurantes gostaria de ir, onde encontraria o produto tal, onde poderia fazer isso e aquilo, quais as principais agências e profissionais de publicidade e seus respectivos clientes (vale lembrar que me interesso pela área porque sou publicitário), etc. Muito do que planejei não foi realizado, mas valeu pra ir curtindo a cidade antes mesmo de sair do Brasil.

Fui descobrindo pessoas que moravam aqui e também mandei um monte de e-mails com perguntas, a maioria delas foi muito atenciosa, e assim fui tentando reunir o máximo de informação possível para poder me preparar.

Claro, nem todas as perguntas foram respondidas e muitas delas eram mais uma questão de opinião ou de experiência própria, assim sendo, quando cheguei aqui muitas situações foram muito diferentes do que tinha imaginado anteriormente.

Minhas principais questões foram: será que vale a pena? Como vai ser? Que roupas usar no frio? Levar do Brasil ou comprar aqui? Por que tal pessoa foi para Toronto e já tinha em mente ficar no país? Como é a cidade? É fácil andar por aí? Onde posso comprar roupas mais em conta? Para trabalhar preciso realmente do work permit (visto de trabalho)? Muitas respostas eu encontrei aqui no OiCanadá mesmo.

Sobre escola e moradia, tive um bom suporte da agência onde contratei esses serviços, sempre me tiravam dúvidas e me apresentavam todas as opções disponíveis. Acho que vale muito a pena procurar uma, mesmo se a intenção é economizar.

O momento que mais me marcou antes da viagem foi quando recebi a resposta do Consulado canadense, com a aprovação do meu pedido de visto, na quinta-feira antes do Natal. Recebi o e-mail no fim da tarde e era o que estava me deixando mais apreensivo, tanto pelo monte de coisa que tinha ouvido, quanto pelo montante de documentos e comprovantes que precisei mostrar lá, mas acabou sendo bem tranquilo.

E comi, comi, comi e comi muito antes de embarcar, devo ter engordado uns quatro quilos. Tive umas três saideiras com feijoada, comi o último pastel, o útimo café da manhã na padaria, a última mandioca frita, a última cervejada com os amigos, os últimos pães de queijo, a última pizza (muito diferente das daqui). E, tirando o café, até que estou me virado bem com a comida daqui, acho que estoquei o suficiente antes da viagem (rs).

Depois de se sentir preparado e de rever todos os itens da lista, é só fechar a mala e aproveitar, pois é muito bom. Ah! Só não vai esquecer de pegar a passagem (rs).

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rodrigo Schmiegelow, um jovem que veio da cidade de São Paulo para se aventurar e descobrir Toronto. Publicitário formado em 2009, no curriculo possui experiência como designer gráfico, criativo em agencia de comunicação, e, nos ultimos três anos, tem trabalhado na área de Marketing. Nas horas vagas investe seu tempo em uma empresa de e-business que começou com uma sócia de criação e desenvolvimento web.

13 Comentários

13 Comments

  1. Fernanda

    25/maio/2011 at 00:28

    Oi Rodrigo!

    Muito obrigada pelas dicas, to nessa também, me preparando!
    Em agosto parto para ficar 4 meses em Toronto e já estou super ansiosa na espera do visto, nos ultimos preparativos!
    Você tirou visto americano? Pretendo tirar o meu e visitar New York :D

    Esse post que você colocou nos comentários também vai ser muito útil.

    Abraços!

    • Rodrigo Schmiegelow

      16/jun/2011 at 19:25

      Oi Fernanda,

      Não deu tempo de tirar o Americano, estou tentando fazer isso daqui pq também pretendo conhecer NY e Washington.

      Boa Sorte!

  2. Pedro ivo

    20/maio/2011 at 08:38

    Falaaaa Rodrigo!

    Conheço o email que você pegou como exemplo! Deve ser um cara muito mala! EU..kkkk

    Muito legal a reportagem, acompanho todos seus posts! Falta pouco para a viagem, o tempo parece que passa mais rápido todo dia…já está batendo aquela “insegurança”..hehehe

    Porém, graças as suas dicas me sinto um pouco mais confiante! Obrigadoooo! :D

    Creio que será uma experiência única! 4 meses em Toronto e 1 mês em Vancouver…Let’s gooooo!

    Obs: quem também for para o Canadá em Julho e quiser compartilhar as duvidas e dicas, pode me adicionar no MSN [email protected]

    Nos vemos em Toronto em Julho!!!

    Abraços,
    Pedro

    • Rodrigo Schmiegelow

      21/maio/2011 at 04:05

      Fala Pedro,

      Uma das principais inspirações para este post..rsrs

      Passa muito rápido mesmo, não pense que vai ser diferente quando chegar aqui. Mas pode ficar tranquilo e com certeza será uma experiência unica em sua vida. E será ótima.

      O seu endereço de email que conheço é diferente. Show! Gostei deste ai.rs Tem mais um São Paulino aqui pra ir nos bares de esporte que tem de monte por aqui.. rs… pena que só sobrou o Brasileirão este ano.

      São Paulo FC é o time de São Paulo mais conhecido pelos gringos, se bobear até do Brasil, ta ali com Flamengo e Santos.

      É muito bom chegar pro pessoal de outro país e falar o time que torce, ai eles: “Oh! São Paulo FC, cool, I know I know” ai pergunto: E esse outro, conhece? “uhn.. no, I don’t know”.. rsrs

    • Fabiana

      24/maio/2011 at 11:23

      Oi Pedro..tudo bem? pretendo ir em Julho tb…
      Boa sorte e quem sabe nos vemos por lá…
      Abs

  3. Jz flores

    20/maio/2011 at 00:24

    olá, Schmiegelow tenho duvidas muitos parecidas e assim como vc sou publicitário, estudante. estou no Rio fazendo um curso na ESPM e vou ter no ano que vem a oportunidade de fazer, finalmente, um intercambio. Esta na minha cabeça Vancouver, mas vá saber.
    to lendo o blog é otimo. muita informação de qualidade. muito bem organizado.

    • Rodrigo Schmiegelow

      20/maio/2011 at 13:55

      Legal Jz Flores,

      Obrigado pelo comentário. Eu não conheço Vancouver ainda, mas acredito ser uma ótima opção também.

      Boa Sorte com sua formação e sua viagem,

      Abraço,

  4. Dani

    19/maio/2011 at 18:32

    Que barato!!! Estou me vendo no seu texto. Embarco em 30/06/11, então já passei pela tensão do visto (principalmente porque me vi obrigada a comprar a passagem antes de tê-lo), mas todos os outros pontos pipocam na minha cabeça o tempo todo, principalmente o comer MUITO, mas não para me despedir e sim, ansiedade.
    Legal demais saber que as inseguranças e dúvidas são comuns.
    Valeu!!
    Dani

    • Rodrigo Schmiegelow

      19/maio/2011 at 22:39

      Oi Dani,

      Era realmente o que queria fazer, que bom que deu certo.rs

      Aconteceu o mesmo comigo, falaram para que eu comprasse a passagem só depois do visto, mas o preço estava subindo, subindo, tive que compra-la antes mesmo.

      Pelos emails que venho recebendo, são quase sempre as mesmas dúvidas.

      Boa Sorte!

    • Fabiana

      24/maio/2011 at 11:20

      Oi Dani…tudo bem?
      Vi seu post….tb embarco se até então tiver resposta positiva do visto em 30/06…..vc é de onde? to em Bh ansiosa e cheia de dúvidas….
      Abs

  5. deoene

    19/maio/2011 at 10:00

    eu sempre tive essa dúvida….o que a pizza tem de diferente?

    • Rodrigo Schmiegelow

      19/maio/2011 at 22:35

      Oi Deoene,

      A maioria das pizzas que comi aqui são com aquela massa de pão, parecida com a Pizza Hut, não que seja ruim, só é mais industrializada, tem menos “recheio” e não é adaptada ao nosso gosto brasileiro.rs

      Até mesmo as Pizzarias Italianas que fui, a massa é mais fina e crocante.

      Tenho saudades da Pizza que comia quase toda sexta feira, de uma pizzaria de bairro perto da minha casa.

      Abraço e obrigado por comentar,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Experiência

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo