Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Vem chegando o verão

Se no inverno às vezes é difícil encontrar um programa legal para fazer em Toronto, no verão a agenda da cidade fica lotada! A estação começa oficialmente no dia 21 de junho e vai até o dia 22 de setembro, com temperaturas que variam de 20º a 40ºC, e com chuvas de verão. Para muitos, que chegaram ao país durante o inverno, a presença do sol e o clima úmido é uma surpresa.

O casal de Florianópolis, Gabriela e Juliano Ghisi, se mudou para Toronto há menos de um ano. Gabriela diz que apesar de ter visitado a cidade anos atrás durante o verão, achou que este ano a estação não chegaria nunca, por conta do longo inverno que tivemos. “Ainda estou meio receosa de sair na rua de vestido e chinelo, sempre tenho um casaco comigo e até a semana passada carregava também uma manta na bolsa. Mas agora acho que o verão veio para ficar”, disse Gabriela esperançosa.

Durante a estação os festivais de verão tomam conta de ruas, praças, bares e praias. E o melhor de tudo é que a maioria das atrações é gratuita, e há programação para todos os gostos. O sol nasce cedo e se põe tarde, o que abre espaço para aproveitar o clima e o céu claro mesmo durante a semana, depois de um dia de trabalho. “É empolgante chegar ao fim de um dia de trabalho e ver as pessoas saindo para fazer esporte, sentarem em um pátio, disputarem lugar para fazer um churrasco no parque, etc”, observou Juliano.

Há dias em que a temperatura é tão alta, que a cidade entra em alerta e há campanhas nas ruas para que as pessoas tomem bastante água, e evitem ficar expostas ao sol por muito tempo.

Os acampamentos de verão e colônias de férias que estamos acostumados a assistir nos filmes americanos fazem parte da cultura. Muitas crianças passam até um mês fora de casa. E quem trabalha nesses acampamentos geralmente são estudantes universitários, que aproveitam os quatro meses de férias para juntar dinheiro com os “summer jobs”.

Andando pelos parques ao redor de Toronto é comum ver pessoas sentadas debaixo de uma árvore lendo um livro, ou esticadas em uma toalha tomando sol e também fazendo piqueniques.

Verão é também hora de limpar os armários e dar um jeito nos objetos que não são mais usadas: roupas, livros, móveis. Tudo o que não tem mais utilidade é vendido nos “garage sales”. As pessoas armam os objetos em mesinhas fora de casa, e o público que passar pelo local pode dar uma olhada se tem interesse em comprar algo. Os preços são bem acessíveis.

No quesito moda, os chinelos estilo havaianas não saem do pé, acompanhados dos mini shorts e camisetas. A estação também mostra nas ruas um desfile de chapéus e faixas de cabelo. Em estilo improvisado, o canadense no verão abusa das estampas de flores, grandes e pequenas.

A estilista Baby Steinberg observou nas ruas de Toronto algumas diferenças entre as brasileiras e as canadenses. “As brasileiras são mais femininas, ousadas e mostram mais decote, adoram um sapato alto, até mesmo as havaianas têm salto. As canadenses procuram mais o conforto e sempre têm uma sapatilha ou duas no guarda roupa. Também acho que gostam muito de camisetas e usam com tudo, até mesmo com peças que não combinam”, completou.

A cidade muda de ar e também de cara. E os dias da estação mais esperada do ano são aproveitados minuto a minuto.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Bárbara é formada em jornalismo no Brasil e em Broadcast Television no Canadá. No momento Bárbara é freelancer da OMNI TV e da CTV. Quando não está trabalhando, Bárbara gosta de ir ao cinema, tocar violão e sair com os amigos.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo