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Você acha que vaca come grama?

A forma como nos alimentamos mudou mais nos últimos cinquenta anos do que nos mil anos anteriores. Mas essa mudança não foi para melhor. O filme Food Inc, que estréia hoje, dia 19 de junho, expõe tudo o que se passa na indústria alimentícia e como isso nos afeta.

Hoje em dia, por mais que você tente comer alimentos saudáveis, se suas compras são feitas em supermercados e não contêm o rótulo de orgânico, então provavelmente seus esforços estão sendo em vão. Da maçã à carne, os produtos comercializados por grandes empresas são verdadeiras bombas para o corpo humano. Nós, consumidores, estamos sendo enganados de forma absurda pelos produtos disponíveis nas prateleiras dos supermercados, e deveríamos estar muito, mas muito preocupados.

Muita gente já ouviu falar nos conservantes, na gordura trans, antibióticos e até hormônios que são usados pela indústria alimentícia para manter os alimentos frescos e crocantes por mais tempo e aumentar os tamanhos dos animais, produzindo mais carne em menos tempo, e tendo um lucro cada vez maior. Mas “o que os olhos não veem, o coração não sente”, diz o ditado. E é verdade. Basta uma leve espiada no filme Food Inc, dirigido por Robert Kenner, para que até o menos saudável de nós se assuste.

Food Inc é um documentário que mostra como a indústria alimentícia americana está sendo dominada por empresas que buscam a obtenção do lucro acima de tudo, inclusive da nossa saúde. Com foco nesse objetivo, essas empresas abusam de seus empregados, e criam e abatem animais de uma forma imperdoável. Tudo isso para nos oferecer produtos sem qualidade, mas com ótima aparência e preço baixo. Esse tipo de produto faz sucesso entre os consumidores desinformados, pois é difícil distinguir um produto bonito de um bom produto.

Nós, aqui no Canadá, também estamos sendo afetados. A diversidade de produtos nas prateleiras é apenas uma ilusão. A verdade é que a maioria dos alimentos vêm da mesma fonte: o milho. Sim, nem as vacas são mais alimentadas com grama, e produtos como ketchup, manteiga de amendoim, coca-cola e até o queijo são todos derivados do milho.

Joel Salatin é um dos produtores “do bem”.

Essa mudança em nossa alimentação está nos deixando acima do peso e doentes. Mas o filme é positivo ao afirmar que, apesar do consumidor não sentir que tem poder, cada um de nós pode sim fazer a diferença. Quando passamos nossos produtos para serem escaneados no caixa do supermercado, estamos votando: por alimentos locais ou não, orgânicos ou não. O que você compra faz diferença. Quando assistimos a filmes como Food Inc, também estamos votando por uma vida mais saudável e demonstrando que estamos conscientes do que acontece na indústria alimentícia. Sim, a bilheteria do filme também é levada em conta. Então, se você se preocupa com a sua saúde e principalmente com a saúde das próximas gerações, mesmo que ainda não esteja pronto para mudar tantos hábitos, inicie o processo indo assistir a Food Inc, e leve seus amigos. Já é um ótimo começo.

Os Orozcos: família que só consegue se alimentar de fast-food devido ao baixo custo.

Essa situação tem solução. Assim como a indústria do tabaco sofreu mudanças, a alimentícia também pode mudar. É claro que é complicado competir com uma indústria que oferece um hamburger pronto por apenas 1 dólar, enquanto 3 batatas custam mais do que isso. Mas o consumidor precisa exigir alimentos saudáveis e orgânicos para que a indústria se dê ao trabalho de substituir seus métodos de produção. E não se engane pensando que não haverá comida orgânica para todos, pois os produtores “do bem” garantem que isso não será um problema. A indústria orgânica tem crescido 20% ao ano. Também não fique achando que os alimentos serão menos acessíveis, pois quanto mais produto orgânico for produzido, menores serão seus preços. Além disso, acredite, você vai gastar bem menos em remédios, o que já compensará, por si só, a mudança.

Para mais informações sobre o filme e o movimento que ele anda gerando, visite o site http://www.foodincmovie.com/.

Se você deseja se informar mais sobre a questão do milho, assista também a King Corn, disponível em DVD e no iTunes.

Food Inc estréia hoje, 19 de junho, no cinema Cumberland (Alliance Atlantis), na 159 Cumberland St. (perto da Avenue Rd.). Os horários são: 1:30, 4:15, 7:00, 9:30.

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Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

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