Siga-nos

OiCanadá

Saúde

Os cuidados na hora de encontrar um bom dentista em Toronto

Com o intuito de pagar bem menos por um tratamento dentário, vários imigrantes terminam optando por clínicas odontológicas que frequentemente funcionam de forma ilegal em sótãos e garagens de residências de Ontário. O grande problema, além da falta de preparo dos dentistas (que muitas vezes não possuem licença para trabalhar na profissão), está na escassez de higiene encontrada nesses locais. É preciso cuidado na hora de escolher a pessoa certa para cuidar dos seus dentes. Por isso, o OiCanadá oferece algumas dicas de como reconhecer o bom profissional da odontologia.

Não faz muito tempo que a mexicana Berenice Pena passou por um tratamento de canal em uma clínica de Toronto que oferecia um serviço extremamente barato comparado ao preço regular de outros consultórios. Para ela, que tinha chegado recentemente ao Canadá, trabalhava meio período como telefonista e com o orçamento apertado, o serviço parecia “ter caído do céu”.

Depois de alguns meses do tratamento finalizado, Berenice sentiu uma grande dor de dente exatamente na área em que o canal tinha sido feito, além de ter ficado com toda a parte esquerda do rosto inchada. Em entrevista ao OiCanadá ela afirmou que o dentista, que também era mexicano, não tinha usado luvas e que o consultório (que funcionava em um dos cômodos da casa em que ele residia) possuía um aspecto de sujo. “Eu lembro que uma das luzes estava quebrada e o lixeiro estava cheio de algodão manchado de sangue”, disse ela.

Berenice não soube informar se o dentista possuía algum registro ou licença para trabalhar na área, mas afirmou que não lembra de ter visto diploma algum na parede. “O consultório era bastante simples. Das vezes que eu estive lá, também não vi nenhum assistente trabalhando com ele. Somente a esposa, que era quem marcava as consultas”, informou ela.

Geralmente imigrantes como Berenice são o alvo principal de falsos dentistas no país. O fato de compararem o preço cobrado por clínicas odontológicas no Canadá com as do país de origem faz com que muitos deles terminem pagando menos, sem se importar com a qualidade do serviço.

O perigo das “clínicas de garagem”

Encontrar clínicas odontológicas que funcionam de forma ilegal em Toronto é mais fácil do que se pensa. Geralmente elas funcionam nos sótãos e garagens de residências situadas em bairros onde existe grande aglomerado de imigrantes vindos do mesmo país (as famosas comunidades). O grande atrativo é o preço muito baixo oferecido pelos serviços. Uma obturação, que custa de $121 a $300 em consultórios regulares, é oferecida por $40 em clínicas ilegais. Dentista barato deve ser visto com muita cautela. Muitas vezes quem oferece preço baixo, compensa com o corte nos custos de material de qualidade e na falta de esterilização dos instrumentos, o que é inaceitável.

Sabe-se que quem se submete a falsos dentistas e profissionais incompetentes está colocando a saúde e a própria vida em risco. Existe a chance de contrair uma infecção e doenças através das ferramentas não esterilizadas. Além disso, quem não tem licença não pode comprar legalmente o material adequado usado no tratamento dentário dos pacientes. Um outro ponto é o procedimento usado por quem opera de forma ilegal, sem preparação nenhuma. Caso haja uma complicação, o paciente pode ter um problema sério de saúde e até perder a vida.

O barato que sai caro

A prevenção é a melhor forma de evitar maiores gastos no futuro com o tratamento dos dentes. É preciso fazer a manutenção regular para manter a saúde dos dentes. Se esperar doer, pode precisar de um canal, o que vai ficar mais caro. Por isso é importante prevenir.

Uma pesquisa feita pelo Health Canada, o departamento de saúde pública do Canadá, mostrou que 17% dos entrevistados evitou a ida a um dentista licenciado em 2009 em decorrência do alto custo.

Os cuidados devem ser tomados não só no Canadá, mas também no Brasil. O advogado pernambucano Marcos Costa se lembra bem da experiência que passou depois de ter se submetido à extração de dois dentes sisos (também conhecidos como “dente do juízo”), em um serviço muito barato oferecido por uma clínica de Recife. “A extração foi toda mal feita e eu passei quase dois meses sem comer direito. Por ironia do destino, só depois dessa extração eu passei a ter juízo de verdade e a ter mais cuidado na escolha de um dentista e qualquer outro serviço”, disse ele em tom de brincadeira, fazendo referência aos dentes que foram extraídos.

Como reconhecer um bom dentista

Existem muitos dentistas qualificados em Toronto e reconhecê-los não é difícil. A referência é um dos primeiros pontos que devem ser observados na hora de escolher o profissional correto para cuidar dos seus dentes. Antes de ir a qualquer clínica, procurem saber a opinião de um amigo ou outra pessoa que já foi paciente do dentista. Além disso, se informe sobre quanto tempo a pessoa está trabalhando na área, se fez cursos de aprimoramento e a frequência em que os instrumentos são esterilizados.

Um outro fator importante é se a clínica utiliza técnicas modernas de odontologia. Materiais atuais, aprovados cientificamente, são os mais adequados para o uso odontológico.

O Royal College of Dental Surgeons of Ontario, órgão responsável por fiscalizar a qualidade dos serviços odontológicos na província, possui um site onde é possível verificar se o dentista tem o registro para atuar no ramo, além de informar dados sobre a formação acadêmica, se houve alguma negligência ou suspensão no serviço e reclamação de algum paciente junto ao órgão. A ferramenta de busca permite o usuário pesquisar pelo nome do dentista, endereço da clínica ou telefone.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Saúde

Topo