Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Yorkville: O lugar preferido dos ricos e famosos em Toronto

Não se surpreenda se ao caminhar por Yorkville, você se deparar com celebridades como Angelina Jolie, Brad Pitt ou Madonna. O bairro, que na década de 60 era conhecido como a “capital canadense do hippie”, é hoje o preferido dos ricos e famosos em Toronto. O estilo boêmio de antes deu lugar à sofisticação e ao luxo, se tornando uma das áreas com o metro quadrado mais caro do mundo.

É possível que o grande responsável por essa mudança radical tenha sido a construção da linha do metrô Bloor-Danforth, que valorizou a área e fez com que o preço dos imóveis disparasse. Com a chegada da loja de departamento Holt Renfrew, trazendo modelos exclusivos de estilistas famosos, o bairro passou a atrair diversos outros estabelecimentos para a alta classe, como galerias de arte (como a Maslak McLeod Gallery e Beckett Fine Art), restaurantes requintados e lojas de marcas famosas, entre elas Hugo Boss, Hermès, Louis Vuitton, Tiffany & Co, Ferrari e Rolls-Royce Motor Cars.

A grande quantidade de estabelecimentos de luxo fazem com que Yorkville seja considerado um dos bairros mais luxuosos da América quando o assunto é compra. Fazem parte dessa lista a Rodeo Drive em Beverly Hills, Quinta Avenida em Nova York e a Oscar Freire em São Paulo. Lugares como o restaurante Sotto Sotto, ou o bar do Hazelton Hotel, são alguns dos locais onde os endinheirados de Toronto se reúnem com os amigos. Carros caríssimos como Porshes, Ferraris, BMWs e Mercedes, estacionados nas ruas ou circulando pela vizinhança, fazem parte da rotina de Yorkville.

Morar em Yorkville é para quem pode

No bairro estão alguns dos apartamentos mais luxuosos e caros de Toronto, entre eles o 10 Bellair, Renaissance Plaza e o The Prince Arthur. A compra de uma residência na área pode ultrapassar facilmente $1.5 milhão, como as poucas suítes que ainda estão sendo vendidas no Four Seasons Complex, que deve ser inaugurado até o final do ano.

Para quem tem o privilégio de pagar, algumas regalias compensam o alto preço dos imóveis. Além de estarem situados bem no centro da cidade, próximos ao cruzamento da Yonge e Bloor e a lojas, restaurantes, supermercados e transporte público, boa parte dos prédios oferecem aos moradores uma rigorosa segurança (com câmeras que monitoram os corredores do prédio e guardas de plantão), manobrista e recepcionista disponível 24 horas.

Abrir o próprio negócio no bairro e passar a fazer parte do endereço mais exclusivo para compras em Toronto também não é nada barato. O valor do aluguel de um espaço comercial chega a valer mais de $3 mil por cada metro quadrado.

Uma das grandes vantagens para quem mora e trabalha nessa área da cidade, é estar bem próximo aos jardins do Village of Yorkville, um parque situado ao sul da Cumberland Street. Bem no meio da praça está uma pedra de 650 toneladas, montada por pedaços de granito de bilhões de anos retirados do Canadian Shield, localizado ao norte do Canadá e responsável por cobrir 55% de todo o território do país.

Festivais trazem glamour e arte a Yorkville

Todo o glamour de Yorkville fica ainda mais evidente durante o Toronto International Film Festival, uma mostra de filmes internacionais que acontece durante o mês de setembro e reúne várias celebridades hollywoodianas, além de importantes produtores, roteiristas e diretores cinematográficos.

As festas realizadas durante o período do festival em alguns dos mais luxuosos hotéis de Toronto situados no bairro, como o Four Seasons e o Windsor Arms Hotel, atraem a atenção de milhares de pessoas que se aglomeram para ver de perto as celebridades.

Hotel Windsor Arms

Um outro festival (com menos glamour, mas tão interessante quanto o TIFF) é o Bloor-Yorkville Ice Fest, que exibe nas ruas da vizinhança, esculturas feitas de gelo. Todos os anos é escolhido um tema diferente Em 2011, o mundo do circo foi homenageado. Esse ano foi a vez de animais selvagens do Canadá (em esculturas de gelo em tamanho real) tomar conta do local.

Apesar de todo o luxo e glamour, se engana quem pensa que Yorkville é um bairro que oferece atrações somente para os endinheirados. Nos finais de semana, bares e restaurantes como o Hemingways e Babaluu ficam lotados de jovens, e não é preciso gastar uma fortuna para frequentá-los. O OiCanadá fez uma lista dos melhores lugares em Yorkville para comer, beber, comprar e visitar.

Bares e Boates

  • Babaluu (136 Yorkville Avenue)- Esse boate é uma excelente opção para quem gosta de música latina e quer conhecer gente jovem e bonita. Aos finais de semanas, o local fica lotado e uma grande fila é formada na entrada. Também serve comida latina, como empanadas e tapas.
  • Roof Lounge (4 Avenue Road)- Esse bar está situado no topo do Hyatt Hotel e possui uma excelente vista do centro de Toronto. A decoração ostenta o glamour do local, que traz uma grande variedade de bebidas, além de garçons simpáticos. Uma boa opção para quem procura um lugar ideal para um primeiro encontro ou simplesmente para “bater papo” com os amigos.

Onde comer

  • Cafe Nervosa (75 Yorkville Avenue)- O Cafe Nervosa é um dos restaurantes mais tradicionais e característicos de Yorkville. Tanto que a foto do estabelecimento ilustra diversos guias de turismo que falam sobre o bairro. À noite, o pátio do local é todo iluminado à luz de velas, tornando o ambiente romântico e agradável. A pizza servida no lugar é uma delícia.
  • Crêpes a Go Go (18 Yorkville Avenue)- Se você acha que a França é o melhor lugar para se comer crepe, vai se surpreender depois que visitar essa creperia. O ambiente é pequeno, mas quem se importa com isso se a cada mordida dá vontade de parar o tempo ali mesmo, só para continuar degustando a massa deliciosa, complementada pelo recheio sempre fresco.
  • Rawlicious (20 Cumberland St.) – Se você procura uma comidinha leve, saudável e gostosa, precisa visitar o Rawlicious. A especialidade aqui é a comida vegan (e crua).
  • Summer’s Homemade Ice Cream (101 Yorkville Avenue)- Essa sorveteria é citada frquentemente pela mídia como uma das melhores de Toronto. De fato, o sorvete é delicioso, bastante cremoso e com um sabor bem natural. Nos meses mais quentes, o local fica lotado.
  • Sassafraz (100 Cumberland Street)- Esse restaurante está situado bem no cruzamento da Cumberland com Bel Air e é uma boa opção para quem quer uma conversa descontraída com amigos no final da tarde. O pátio é um dos pontos forte do local, de onde é possível avistar o movimento de carros luxuosos que circulam no bairro.

  • MoRoCo Chocolat (99 Yorkville Ave)- Todas as vezes que eu penso no MoRoCo Chocolat, começo a salivar. Essa chocolateria serve um dos melhores fondues de chocolate que eu já experimentei. Isso sem falar no chocolate quente, que é de deixar qualquer um apaixonado por Toronto. O lugar é bastante frequentado por celebridades, que deixam a marca de suas mãos (mergulhada em chocolate derretido) nas paredes do local. É um pouco caro, mas mesmo assim vale uma visita.
  • Hemingway’s (142 Cumberland St)- Esse misto de bar e restaurante australiano é um lugar excelente para se reunir com os amigos. Não é caro, oferece boa comida, excelente seleção de bebidas e um serviço bastante casual. O melhor aqui é o pátio situado no topo do restaurante, com lonas aquecidas durante o inverno. Quem for a Yorkville, não pode deixar de conhecer esse lugar.
  • Dimmi Bar & Trattoria (140 Cumberland Street)- Está localizado ao lado do Hemingway’s e oferece boa comida italiana. Vale a pena uma visita.
  • Sotto Sotto (116A Avenue Road)- É um restaurante caro, mas para quem procura uma comida italiana de excelente qualidade e realmente saborosa, tem que experimentar o Sotto Sotto. Destaque para os risotos e o Spaghetti Carbonara.
  • Vaticano– É um dos melhores restaurantes italianos de Toronto, e bastante frequentado por celebridades do cinema e da televisão. O gnocchi de quatro queijos derrete na boca, o Penne Cleopatra (com salmão defumado, espinafre e molho rosé) é um dos meus favoritos.

Onde comprar

  • Betsey Johnson (102 Yorkville Ave)- Essa loja traz a ousadia da estilista americana, conhecida por misturar tendências e estilos causando um look irreverente. É ideal para quem se considera uma fashionista e não tem medo de ousar.
  • La Casa Del Habano (141 Yorkville Ave) Não é preciso viajar até Cuba para comprar excelentes charutos. Eles são vendidos aqui mesmo, nessa loja conhecida por oferecer marcas como Romeo Y Julieta, Montecristo e Partagas.
  • Teatro Verde (98 Yorkville Avenue)- Nesse estabelecimento é possível encontrar uma grande variedade de utensílios para decoração e jardinagem. Prepare o bolso, porque é realmente muito caro. Mas para aqueles que fazem questão de ter em casa uma decoração glamourousa, essa loja serve como uma excelente opção.

  • Theatrebooks (11 St. Thomas Street)- Essa livraria oferece diversas obras da dramaturgia e é excelente para atores, produtores e diretores de cinema e teatro. Caso você não encontre o roteiro teatral que procura, os funcionários da loja podem fazer o pedido. O local está situado em frente ao The Windsor Arms Hotel.
  • Cook Book Store (850 Yonge Street)- Há quase 30 anos, essa livraria situada ao norte do cruzamento da Yonge com a Bloor atrai chefs famosos e pessoas apaixonadas por gastronomia, devido à grande quantidade de livros especializados em culinária. A impressão que temos é que é possível encontrar qualquer tipo de receita no incrível acervo. Não é à toa que celebridades como Martha Stewart e Jamie Oliver são clientes assíduos dessa livraria.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Turismo

    Topo