Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Novas moedas de 1 e 2 dólares trazem dor de cabeça

Se por um lado as novas moedas representam uma economia de 16 milhões de dólares por ano para o governo canadense, por outro pode causar muita dor de cabeça para a indústria de venda automática.

O grande problema está nos novos loonies e toonies, moedas canadenses de 1 e 2 dólares que pesam, respectivamente, 6,27 e 6,92 gramas segundo a Canada Gazette. As moedas deste ano são mais leves, pois são feitas de multi-camadas de aço galvanizado, o que as torna mais baratas para produzir do que as moedas antigas. Por conta disso, as moedas atuais estão sendo rejeitadas pelas máquinas de venda automática, como as de refrigerantes, biscoitos e chocolates, além de parquímetros.

As autoridades de estacionamento de Toronto estimam um custo de $345 para adaptar cada parquímetro da cidade, o que significa um custo de aproximadamente $1 milhão para atualizar quase 3.000 máquinas por conta da tão falada moeda. Membros da indústria de venda automática de snacks e bebidas também estão frustrados com os custos adicionais das novas moedas.

Entre os prós e contras, o fato tem despertado preocupação no mercado de venda automática devido à mudança na estrutura das moedas, já que sempre que isso ocorrer poderá ocasionar problemas de leitura nas máquinas.

A Casa de Moeda defende sua atuação, já que a mudança foi informada aos estabelecimentos com antecedência e as novas moedas foram criadas de forma a facilitar a manipulação de seus sinais magnéticos e, com isso, melhorar a leitura das mesmas pelas máquinas de venda automática. Apesar das estatísticas não serem recentes, segundo a Free Press, os casos de máquinas sacudidas e chutadas vêm diminuindo consideravelmente. Além disso, a Casa da Moeda também está desenvolvendo uma alternativa para substituir o uso de moedas e cédulas de baixo valor nas chamadas micro-operações.

O MintChip é uma forma de moeda digital eficiente e segura que irá permitir a transferência de valores de um chip para o outro através de dispositivos como smartphones.

Enquanto as máquinas de venda automática e parquímetros não são atualizados, e o MintChip não chega ao mercado, é aconselhável ter sempre à mão algumas moedas extras.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo