Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Black Creek Pioneer Village oferece uma visita a Toronto do século 19

Uma viagem a Toronto do século 19, onde é possível ter uma ideia como as pessoas viviam naquela época, graças à encenação de atividades simples, como estudar, cuidar da colheita, alimentar os animais da fazenda e cozinhar. Tudo isso feito na Black Creek Pioneer Village por funcionários vestidos com roupas de épocas, que se esforçam para reproduzir todos os detalhes da Ontário de 200 anos atrás.

A Black Creek Pioneer Village (vila pioneira do riacho negro em inglês) está situada em um local onde antes era a fazenda da família Stongs. Alguns prédios construídos naquela época, entre os anos de 1816 e 1832, resistiram ao tempo, e hoje servem como cenário para a vila. As outras construções também são originais, e boa parte delas foi transferida de comunidades próximas, através de caminhões e completamente restaurada no local.

O passeio pela Black Creek Pioneer Village é perfeito para crianças, que podem se aventurar por cerca de 40 estruturas históricas e descobrir como as coisas funcionavam no passado. É possível, por exemplo, ajudar a preparar a massa para o pão na cozinha de uma das casas, ou fazer uma visita ao médico e aprender alguns exercícios físicos recomendados no século 19 (que parecem bastante úteis ainda nos dias de hoje).

Um dos prédios mais interessantes é o dos correios, originalmente construído em 1845 em uma pequena vila ao norte de Toronto, que foi poupado de uma demolição e transferido para o Black Creek Pioneer Village em 1960, onde foi totalmente restaurado. A parte frontal foi toda reconstruída, tendo como base fotografias históricas da casa original.

Os jardins do local são uma atração à parte. O que está situado próximo à casa do médico funciona como uma farmácia viva, onde podem ser encontradas diversas plantas medicinais. Já nas proximidades da loja de tecidos (que funciona no mesmo prédio da gráfica), as plantas servem para dar cor aos panos.

Os animais desempenhavam importante função na zona rural de Ontário, e isso é mostrado pelos funcionários na Black Creek Pioneer Village, que ressaltam como os antigos moradores cuidavam dos seus bichos. É possível ter contato com cavalos, porcos, gansos, perus e ovelhas, aprendendo a importância deles para o homem do campo.

No Black Pionner Village podemos ver o trabalho de sapateiros, como era uma estação de bombeiros daquela época, assistir à fabricação de vassouras, e até visitar uma loja maçônica que funciona em cima de uma loja de ferramentas.

Um dos pontos imperdíveis é a Black Creek Historic Brewery, uma réplica de cervejaria da metade do século 19. Aqui os funcionários também usam roupas de época e fabricam a cerveja exatamente como era feito antigamente. A visita pode ser feita por conta própria, mas para uma experiência mais marcante o OiCanadá recomenda pagar uma taxa de $4 e ter a companhia de um guia. A vantagem é que, nesse caso, é possível degustar a bebida. Certamente, a cerveja é vendida no restaurante do local, situado no Half Way House Inn, que possui uma lareira e um ambiente rústico, como se realmente estivéssemos em algum lugar do passado.

Novidades para essa temporada

O Black Creek Pioneer Village esteve fechado no inverno e reabriu as portas para o público no início do mês, trazendo uma série de novas atrações. É possível, por exemplo, ser aprendiz de ferrador, latoeiro, impressor ou fabricante de arreios por um dia inteiro. Também existe a oportunidade de fazer parte de um time de críquete (nos dias 15 e 22 de julho), participar de um baile de máscaras (12 e 19 de agosto), receber aulas de teatro e aprender músicas e danças dos anos de 1860.

“Os eventos desse ano são o reflexo de uma época onde as atividades realizadas em jogos ou no uso de tarefas coletivas ajudavam a criar fortes laços”, diz Chris Bagley, gerente geral do Black Creek Pioneer Village. “É algo que nos faz lembrar de guardar celulares e laptops para simplesmente aproveitar o tempo com os nossos amigos e familiares. Trazer o passado à tona e fazer esses tipos de conexões nos proporciona uma maior valorização do presente e uma melhor perspectiva para o futuro”.

Para uma lista completa de todas as atividades e atrações do Black Creek Pioneer Village, visite o site na internet.

Serviço

  • O que: Black Creek Pioneer Village
  • Quando: Aberta do início de maio até o final de dezembro, das 11am às 4pm.
  • Onde: 1000 Murray Ross Parkway (próxima ao cruzamento da Steeles Avenue com Jane Street)
  • Quanto: $15. Idosos: $14. Crianças até 14 anos de idade: $11. Gratuito para crianças de até 4 anos. Ingressos podem ser comprados no local.

fotos: BCourchesne, Bobolink

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Lazer

Topo