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Software informa tempo de espera em hospitais

Já deve ter acontecido com você. Esperar para ser atendido pelo médico sem saber quando vai chegar a sua vez. Mas se depender de alguns hospitais de Toronto, muito em breve os pacientes terão uma ideia de quanto tempo levará para receberem cuidados médicos.

Quem é recepcionista de um hospital já viu essa cena: O paciente chega, faz o cadastro, e logo em seguida questiona quanto tempo vai levar para ser atendido pelo médico. Quando se trata de uma pessoa impaciente, a mesma pergunta é feita diversas vezes. A verdade é que ninguém gosta de esperar, mas tudo fica melhor quando se tem uma estimativa real do tempo de espera. Dá até para aproveitar e fazer um lanchinho rápido, falar com a mãe no telefone ou até voltar mais tarde.

É isso que deve acontecer muito em breve em alguns hospitais de Toronto, o que já é uma realidade no St. Mary’s General Hospital, na cidade de Kitchener (em Ontário), que possui no seu site na internet o tempo estimado para ver o médico. É possível saber quantas pessoas estão na fila para serem consultadas, a quantidade de pacientes sendo atendidos naquele momento e principalmente se vale a pena esperar pela consulta, ou se é melhor voltar um outro dia.

A cada 20 minutos a informação é atualizada, ao mesmo tempo em que projeta uma previsão de como o departamento de emergência estará nas próximas seis horas com relação ao fluxo de pacientes. O novo serviço foi criado para aqueles que precisam de atendimento médico, mas não necessitam ser atendidos com urgência. São indivíduos com dor de cabeça, na garganta ou nas costas, com diarreia ou outras complicações menos sérias. No St. Mary’s Hospital, eles correspondem a 30% do número de pessoas atendidas. A grande vantagem para esse grupo é que quando diversos hospitais estiverem disponibilizando o serviço, ele terá a opção de esperar ou ir até um outro hospital menos movimentado.

É claro que um paciente que precise ser atendido com urgência, como alguém que sofreu um acidente ou corre risco de vida, terá a preferência. O site do St Mary’s General Hospital deixa bem claro na sua página que quem necessita de um atendimento urgente deve ligar para 911 ou ir até o departamento de emergência mais próximo.

Dezenas de hospitais em Ontário querem esse tipo de serviço

O St. Mary’s Hospital possui um outro programa de computador usado para informar aos administradores a circulação de pacientes dentro do hospital, desde o pronto-socorro até as unidades de atendimento clínico, sendo atualizado a cada cinco minutos. A Oculys é a empresa responsável pela criação do software, e já está em negociação com outros hospitais interessados em adquirir o mesmo serviço.

O programa de computador levou cerca de um ano para ser concluído, incluindo pelo menos mil horas de pesquisa para compreender o tempo que cada paciente leva para ser consultado. Algoritmos complexos são responsáveis por calcular aproximadamente quantos minutos (ou horas) a pessoa precisa esperar para ser atendida.

Segundo informações passadas pela Oculys, o software custa menos de $5 mil para ser instalado e leva até 60 dias para começar a funcionar. Alberta é uma outra província do Canadá que usa o mesmo sistema para informar os pacientes sobre o tempo de
espera nos hospitais.

foto: “BB”

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Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

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