Notícias
TTC quer aumentar frota para atender a grande demanda
Pegar ônibus e bondes lotados ou esperar bastante tempo por eles é algo que muita gente em Toronto já experimentou, mas é possível que o serviço oferecido pelo TTC (Toronto Transit Comission- o transporte público da cidade) se torne mais eficiente até outubro desse ano, com a aquisição de uma nova frota.
Um relatório divulgado na última sexta-feita (25/04) pelo TTC sugere um acréscimo de $2.1 milhões no orçamento destinado à compra de novos ônibus e streetcars (como são conhecidos os bondes em Toronto) para atender um aumento “maior que o esperado” no número de usuários.
A meta inicial do TTC para 2012 foi criada para atender 503 milhões de passageiros anualmente, mas novas estimativas indicam que 512 milhões de usuários devem utilizar o serviço esse ano. O relatório recomenda a contratação de 44 motoristas e 10 mecânicos para atender a demanda. Um superávit de $9 milhões adquirido com a venda das passagens deve ser usado para cobrir o investimento.
Em diversos trechos da cidade, o número de ônibus e bondes não é suficiente para atender a demanda, fazendo com que algumas pessoas tenham que esperar muito tempo pela condução ou sejam obrigadas a enfrentar os veículos lotados. Cortes feitos no orçamento para o transporte público ocorridos no ano passado têm prejudicado os passageiros.
Segundo o relatório, é preciso que haja uma melhora no serviço para atender bem os usuários em 2012. O aumento no número de pessoas que utilizam o serviço é superior à média, com um crescimento de 38% comparado a 1996, quando o serviço atendeu 372 milhões de usuários durante o ano inteiro.
O relatório mostrou ainda que as pessoas estão utilizando o transporte público com mais frequência para atividades de lazer como entretenimento e compras. Isso fez com que houvesse um crescimento na demanda em horários mais calmos.
O porta-voz do TTC, Brad Ross, ressaltou que a melhora no serviço só deve acontecer em setembro ou outubro, porque é preciso tempo para realizar o planejamento e receber a aprovação dos veredadores.
foto: theapoc