Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Os prós e contras da viagem de trem pelo Canadá

Com a chegada do verão no hemisfério norte, muitas famílias se preparam para sua viagem de férias e uma opção comum no Canadá é viajar de trem. Nunca pensou nisso? Então descubra por que muita gente escolhe esse tipo de viagem e saiba como preparar-se para ela!

Fazer uma viagem relaxante, sem se preocupar em dirigir por longas distâncias ou pegar trânsito, conhecer cidades do interior, apreciar as maravilhosas paisagens canadenses. Viajar de trem, por si só, já é uma experiência memorável: o apito do trem e o barulho dos vagões nos trilhos, mesmo com o conforto e a modernidade dos trens de hoje em dia, nos remetem a décadas atrás e trazem um gostinho do passado. Porém, a paisagem pitoresca ainda é o ponto alto de qualquer viagem de trem pelo Canadá.

O casal catarinense Gilnei e Carla parecem concordar com isso. Eles cruzaram o país de trem viajando de Québec City até Vancouver, parando para conhecer diversas cidades no caminho. Lembrando do seu roteiro, Gilnei afirma: “Fomos em direção às fantásticas montanhas rochosas canadenses. Lá, vimos com nossos próprios olhos o que só havíamos visto nos cartões-postais. A beleza das paisagens é surreal”. Sua esposa Carla completa: “Passamos por paisagens encantadoras e muitos elks” (uma das maiores espécies de veado do mundo).

Além disso, em cada estação do ano o cenário é diferente, de modo que mesmo quem já viajou uma vez pode surpreender-se em uma segunda viagem. A paulista Danielle Garcia, por exemplo, viajou de trem de Montreal para Québec City no inverno e conta: “O que me marcou muito nessa viagem foi o visual. Fomos em janeiro e estava bem frio, mas mesmo assim achei tudo lindo, com muita neve acumulada. Vi pessoas andando com a neve acima do joelho e ficava imaginando como as pessoas viviam naquele inverno rigoroso. Para mim a experiência foi muito boa e não vejo a hora de fazer novamente”.

Há ainda uma variedade de roteiros disponíveis alcançando diversas províncias, propiciando paisagens diferentes e incomparáveis. É por isso que Gilnei nos revela: “Sem sombra de dúvidas, recomendo altamente os passeios de trem pelo Canadá, pois é a maneira mais segura, prática e divertida de poder ir contemplando a paisagem, que sempre surpreende. Fizemos nossa viagem em um longo percurso de trem e digo, por ter gostado tanto dessa experiência, que quando voltar a esse país pretendo novamente utilizar esse meio de transporte”. E Carla resume: “É uma viagem ideal para curtir o companheiro, fazer amigos, curtir a natureza.”

Outro ponto positivo da viagem de trem é poder praticar inglês e conhecer pessoas. Mesmo que você não seja muito comunicativo, vai ter que abrir a boca, já que no Canadian, por exemplo, o trem da Via Rail que faz a viagem de Toronto a Vancouver, é preciso dividir mesa com pessoas que você não conhece quando estiver no vagão-restaurante (dining car). Além disso, no trem você vai encontrar pessoas do mundo todo, como conta Gilnei: “Uma coisa que me chamou bastante atenção e foi algo muito legal mesmo foi presenciar as diferenças de culturas e etnias presentes ao longo de nossa viagem de trem e também nas cidades visitadas. Maravilha de Babel!”.

Trem também é mais confortável que ônibus e avião, pois oferece mais espaço para as pernas e você pode levantar a qualquer hora para tomar um café ou fazer um lanche. E Danielle ainda acrescenta mais um ponto a favor dos trens: “Tem a praticidade de poder chegar na estação de trem usando o metrô e não precisar chegar 3 horas antes do embarque”.

Contras

Alguns aspectos, porém, devem ser considerados antes de escolher viajar de trem, como nos lembra Carla: “De trem você vê mais o caminho, o que há em volta, mas tem que ter tempo”. De fato, a velocidade média do Canadian, por exemplo, é de 58km/h, tornando a viagem bem lenta. Já Danielle reclama das várias paradas ao longo do caminho entre Montreal e Québec City. Portanto, se você tem pressa ou muito pouco tempo para a viagem, talvez o trem não seja a melhor opção.

Se for viajar com crianças na classe econômica do Canadian, também é preciso muita criatividade para ocupar o tempo delas durante toda a viagem, já que não há muitas opções de entretenimento, exceto pelo lounge com mesa onde se pode brincar com jogos ou baralho. Já na Sleeper Class, as crianças recebem um livro de atividades para colorir, recortar e colar. Há também jogos, atividades e vídeos para elas no começo da manhã.

Vale lembrar que no Canadian não há internet, sinal de celular ou televisão, como há nos aviões. Portanto, leve bastante material para leitura, música, sudoku, palavra cruzada… Ou fique apreciando a natureza!

Por fim, viajar de trem não sai barato, quase comparando-se a viajar de avião se for na classe econômica, e com certeza mais caro que avião se for na classe sleeper, com cama (porém as refeições estão inclusas). Para economizar, procure comprar o bilhete com bastante antecedência, ter flexibilidade com datas, evitar alta estação (de junho a outubro), utilizar os descontos para certos grupos (como crianças, idosos, estudantes, jovens até 25 anos, grupos de 10 ou mais pessoas) e ficar de olho nas promoções ao longo do ano no site da Via Rail e também na seção Express Deals.

Rotas de trem pelo Canadá

Há diversas rotas de viagem que se estendem do oceano Atlântico ao Pacífico, operadas por empresas nacionais e regionais. Abaixo estão as principais rotas, mas há muitas outras operadas por empresas menores, empresas turísticas e ainda as de commuter trains, como o Go Train em Ontário, AMT em Montreal e West Coast Express em British Columbia. Com tantas opções, é só escolher seu destino de férias!

  • The Canadian (Via Rail): Toronto-Vancouver
  • The Corridor (Via Rail): Windsor-Québec City
  • The Ocean (Via Rail): Montreal-Halifax
  • Northern Québec and the East (Via Rail): Montreal-Jonquière; Montreal-Senneterre; Montreal-Gaspé
  • Lake Superior (Via Rail): Sudbury-White River
  • The Hudson Bay (Via Rail): Winnipeg-Churchill
  • The Skeena (Via Rail): Jasper-Prince Rupert
  • Northlander (Ontario Northland Railway): Toronto-Cochrane
  • Polar Bear Express (Ontario Northland Railway): Cochrane-Moosonee
  • Algoma Central Railway: Hearst-Sault St Marie
  • Keewatin Railway: The Pas-Pukatawagan
  • Rocky Mountaineer: Vancouver-Whistler, Jasper, Banff, Calgary (só de abril a outubro)
  • White Pass and Yukon Route: Yukon-British Columbia
  • Maple Leaf (Amtrak, americana, em parceria com Via Rail): Nova York-Toronto
  • Adirondack (Amtrak em parceria com Via Rail): Montreal-Nova York
  • Cascades (Amtrak em parceria com Via Rail): Vancouver-Seattle

 

Já viajou de trem no Canadá? Então deixe um comentário e conte como foi sua viagem!

Leia também: Como viajar no trem Canadian, da Via Rail.

8 Comentários

8 Comments

  1. Alice Natal Pires

    22/fev/2017 at 12:02 AM

    Alice e António
    Há seis anos fizemos Um cruzeiro de Nova York para Quebec aí tomamos comboio em direcção a Toronto mas com paragem de um dia em Otawa e Montreal.Foi uma experiência maravilhosa . Foi em Outubro altura da queda da folha;uma viagem lindissima a não esquecer e não esqueceu que como gostamos tanto da experiência que no ano seguinte voltamos ao Canadá para fazer um cruzeiro ao Alaska mas como a experiência do comboio foi tão maravilhosa fomos de comboio de Toronto até Vancover .Não senti necessidade de internet as paisagens (em Abril eram maravilhosas (.Recomendo a quem puder que a faça)Desde a alimentação ,limpeza , pessoal e tudo mais foi tudo maravilhoso conto repetir.

  2. Egberto Reynaldo

    24/out/2014 at 3:46 PM

    Em Junho de 2015 lá estarei; Toronto ; mais um sonho para ser realizado

  3. laura santos

    16/mar/2014 at 1:06 AM

    Estou procurando amigos que estejam interessados em ir ao Canada conhecer varias cidades e se hospedarem em hostels, passeios. Parceria seria e gente com vontade de fazer turismo.
    meu email é [email protected]
    grata

  4. laura santos

    16/mar/2014 at 1:03 AM

    alguém que já fez estas viagens de trem ao canada poderiam me passar onde pego os trens para Toronto,quebec,halifax,montreal etc. Eu preciso saber muitos detalhes pois estou indo sozinha e quero conhecer bem o Canada.meu email é [email protected]
    Grata

  5. Henrique

    24/fev/2014 at 6:32 PM

    Acada dia que se passa, me apaixono cada dia mais e mais pelo Canada. ainda tenho duvidas sobre algumas coisas, quantos dias são de Toronto a Vancouver??? as comidas servidas no trem são caras??? os dormitórios são individuais para casais??? tem como toma banhos durante a viagem??? por favor alguém que já faz a viaje, me responda.

  6. Marcia

    23/jul/2012 at 9:15 AM

    Andreia,
    Que vontade me deu de estar no Canadian e percorrer todos os trechos sugeridos…. ver as lindas paisagens e conhecer muitos lugares lindos… parabéns pela narrativa, Andréia, tão bem elaborada e pelas fotos tão lindas!
    beijos
    Marcia

  7. Juliana Bretones

    21/jul/2012 at 8:01 AM

    Apesar de não ter tido ainda a oportunidade de viaja de trem pelo Canadá, confesso que depois de ler a matéria fiquei com bastante vontade! Acredito que seja algo totalmente diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil, sem contar com as paisagens maravilhosas que vi pelas fotos! Parabéns pela matéria Andréia!!!

  8. Domingos Simon

    20/jul/2012 at 9:41 PM

    Andreia, reportagem maravilhosa!
    Desde a sequência estrutural da narrativa até o complemento com as fotos.
    Tudo perfeito!
    E o urso então? Parece que chegaram muito perto……
    Parabéns

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade

Mais em: Turismo

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!