Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Quando viajar de trem é a melhor opção

Nem o desconforto dos ônibus, nem a burocracia dos aviões. Cruzar o país de trem no Via Rail Canada é uma ótima alternativa para quem considera a viagem algo tão importante quanto o destino aonde pretende chegar. Uma experiência econômica e repleta de belas paisagens.

Muito se fala sobre possíveis destinos de viagem para quem mora ou pretende passar uma temporada em Toronto. Cidades do interior de Ontário, como Elora, Fergus, Guelph e Port Hope, Niagara Falls, Provincial Parks e praias como Bruce Peninsula e Sauble Beach são ótimas opções de viagem para brasileiros que vivem por aqui, além, claro, de grandes cidades como Ottawa, Quebec e Montreal. No entanto, o destino de uma viagem é apenas parte da experiência, e a viagem em si pode ser tão especial quanto os lugares visitados. Por isso, o Via Rail Canada é a melhor opção para quem tem um pouco mais de flexibilidade para viajar e quer ter uma experiência única.

Apesar de não serem muito comuns na América do Norte, viagens de trem são bastante populares na Europa, onde é possível viajar para até 22 países num período de até três meses com um só Eurail Pass, por exemplo. Viajar de trem pelo Canadá não é comum por dois motivos: primeiro, é bastante econômico viajar para cidades que são relativamente próximas com empresas de ônibus como Greyhound, Coach Canada e Go Transit, que com certa frequência oferecem promoções que chegam a ser absurdas. Segundo, por ser rápido e relativamente barato viajar de avião com empresas como Air Canada, Air Canada Jazz e West Jet. Mesmo diante de todas essas vantagens, o Via Rail Canada, no entanto, oferece uma experiência única de viagem. É diferente do ônibus, que carece de conforto e, especialmente no inverno, de velocidade também, e do avião, que obriga o passageiro a enfrentar toda a burocracia dos aeroportos mesmo para os voos mais curtos.

Apesar de ser mais confortável e rápido que o ônibus, e mais prático e muitas vezes mais barato que o avião, o maior diferencial do Via Rail é a oportunidade de sair da rotina e inovar, já que viagens de ônibus e, cada vez mais, viagens de avião fazem parte do nosso dia a dia. Já a viagem de trem permite ver não só cidades e vilarejos pelo Canadá afora mas também campos, florestas, lagos, e montanhas – paisagens dificilmente vistas já que os trilhos cortam a natureza em lugares de difícil acesso. Um dos lemas do Via Rail é “coast to coast to coast,” se referindo ao fato de que com o Via Rail é possível viajar por todo o território canadense, não só da costa do oceano Pacífico à costa do oceano Atlântico mas também à costa do Hudson Bay, extensão do oceano Ártico.

Economia

Muitas pessoas deixam de viajar de trem, pois pensam que deve ser a opção mais cara. Não é verdade. Pra quem tem flexibilidade com datas, há sempre a possibilidade de encontrar lowest fairs. Por exemplo, acessando o site, escolho para ver os deals para viagens entre Toronto e Montreal e vejo passagens que custam C$48. Procurando deals para viagens entre Toronto e Vancouver, viagem que cruza o Canadá e dura pouco mais de quatro dias, vejo que há uma passagem em classe econômica por C$431. Ou seja, quanto mais flexível você for com datas, mais descontos você encontra.

Há outras maneiras de se conseguir descontos com o Via Rail. Crianças de até 12 anos, jovens de até 25 anos e idosos com mais de 60 anos, todos têm desconto. Há também promoções para grupos de mais de 10 pessoas e para quem compra a passagem com bastante antecedência. Os preços variam de acordo com o ponto de partida, o destino, a duração da viagem e a classe, como econômica ou business. Nos trajetos mais curtos como Toronto-Montreal, Toronto-Ottawa ou até mesmo Toronto-Niagara Falls, os trens oferecem menos luxo e apenas duas classes. Há bebidas, além de petiscos e sanduíches à venda. Já em viagens longas, há diversas opções de classes, desde econômica até quartos privados, com direito a refeições completas durante todo o dia. Em viagens mais longas, trens do Via Rail podem ainda ter restaurante, bar, além de vagões com tetos de vidro para que se possa apreciar ainda mais a paisagem.

Resumindo, além da classe escolhida, a qualidade e o conforto de sua experiência no Via Rail vai depender da distância da sua viagem, ou seja, de onde e para onde está viajando. É importante pensar também em suas preferências quanto ao clima, se gostaria, por exemplo, de admirar a paisagem canadense no inverno ou na primavera, já que as estações do ano fazem com que a mesma viagem de trem mude completamente de época em época. Mais um motivo para trocar a burocracia dos aeroportos pelo glamour das históricas estações de trem espalhadas pelo Canadá.

É possível também viajar de trem com o Go Transit, mas apenas para as cidades mais populares e próximas de Toronto, como Niagara Falls, e somente durante a alta temporada. Partindo de Toronto também é possível viajar de trem para cidades dos EUA. Nesse caso, a viagem é realizada pelo Via Rail até Niagara Falls, onde o passageiro é transferido para um trem da empresa estadunidense Amtrak.

Pra quem gostou da ideia de conhecer o Canadá a bordo de um trem, alerto para uma pequena desvantagem: em trajetos mais curtos, como o de Toronto-Ottawa, não é possível reservar acento na hora da compra da passagem.

Portanto, se estiver viajando com alguém, é importante chegar à estação para fazer o check-in com bastante antecedência, pois se chegar perto do horário de partida, pode não haver mais assentos um do lado do outro.

Uma ótima viagem a todos!

Bruno é natural de Santo André (SP) e mora no Canadá desde 2007, onde estudou Filosofia e Criminologia na Universidade de Toronto até 2014. Mantém os blogs Enganos Mundanos e Conditioned Things.

17 Comentários

17 Comments

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Mais em: Turismo

      Topo