Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Uma viagem ao passado pelo mundo dos streetcars

Há quem os ache charmosos e há quem os ache ultrapassados. Seja qual for a sua opinião, o fato é que os streetcars já viraram cartão postal de Toronto e ganharam um museu exclusivo, o Halton Streetcar Museum, que guarda a história dos bondes elétricos e leva os visitantes a um divertido passeio.

Os bondinhos de Toronto existem desde 1861, e vários modelos antigos estão expostos no Halton Streetcar Museum para visitação do público. Quem achava o modelo atual ultrapassado, vai se surpreender com o design dos bondinhos “idosos”. Além de o visitante ter a chance de andar em um bonde histórico por dois quilômetros em trilhos cênicos e conferir os modelos mais antigos não somente de bondes mas também de ônibus, o passeio ainda inclui uma visita à histórica estação Rockwood, que foi construída em 1912 e funcionou até 1971, e uma parada no ice cream shop.

O museu é uma organização educacional sem fins lucrativos. Eventos especiais são organizados em feriados como Dias dos pais, das mães, Halloween, chegada do outono, Natal, entre outros.

História preservada

O sistema de streetcars de Toronto, administrado pela Toronto Transit Comission (TTC), inclui 11 rotas e é considerado um dos maiores das Américas em termos de número de passageiros que transporta, quantidade de carros e também de extensão de trilhos. A rede é localizada no centro de Toronto e fica próxima à orla do lago Ontário. Uma boa parte dessa rede ainda data do século XIX, e apesar de não utilizar uma tecnologia tão nova quanto a dos light-rail systems, e possuírem um design bem antigo, os streetcars que “passeiam” por Toronto não fazem viagens para fins de turismo ou nostalgia como se fossem patrimônio histórico. Eles são realmente usados para transporte.

Fotos

Confira as fotos de John Feldman.

Serviço

  • O que: Halton Streetcar Museum
  • Quando: Dias e horários variam conforme época do ano
  • Quanto: adultos, C$15; idosos (65+), C$13; crianças (4-17), C$10; crianças menores de 03 anos e idosos acima de 90 entram de graça; família (5 pessoas, não mais do que 2 adultos), C$45
Avatar photo

Martha se formou em Jornalismo em Recife e veio para Toronto em 2006 para estudar Cinema, se formando pela Toronto Film School. Tornou-se cidadã canadense em 2014.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Lazer

    Topo