Notícias
Temperatura em Toronto aumenta a cada ano
Se há uma pergunta que não sai da cabeça de muita gente é o que vai acontecer com o clima da cidade no próximo século. Turistas e estudantes, a fim de se programarem para suas viagens, saem em busca de uma resposta. Afinal, qual a temperatura em Toronto? Embora a redução das matas e emissão dos gases tóxicos sejam prejudiciais ao planeta, não se sabe ao certo até que ponto isso modifica o regime climático e influencia na temperatura do Canadá. Seria o aumento do calor um fator momentâneo ou o início de uma transformação geral?
Altas temperaturas e muita umidade. Assim têm sido os dias da estação mais quente do ano no Canadá. Julho mal começou e os termômetros já atingiram 37oC, como aconteceu ontem (17/07) em Toronto. Os meteorologistas acreditam que esse verão será um dos mais rigorosos de todos os tempos no país.
Não é difícil encontrar alguém que associe o Canadá ao frio intenso. Essa característica é tão marcante que o estereótipo do canadense é de alguém que mora em um iglu e passa o tempo inteiro com touca na cabeça, luvas e botas para neve. No entanto, a realidade é que em cidades como Toronto as estações do ano são geralmente bem definidas.
O Lago Ontário oferece uma grande vantagem para o clima de Toronto, sendo ele um dos responsáveis por fazer com que a temperatura da cidade seja uma das mais agradáveis do Canadá. Segundo dados fornecidos pelo Environment Canada (órgão do governo canadense responsável pela meteorologia), a média calculada em um período de quase 30 anos (de 1971 a 2000) para janeiro (considerado o mês mais frio) é de -4,2oC. Já para julho (considerado o mês mais quente), é de 22,2oC.
Porém, o clima está cada vez mais quente. Houve um aumento de 2,5oC nas temperaturas médias de inverno desde 1950. Foi o que mostrou uma pesquisa feita pelas universidades McGill e Concordia em Montreal e divulgada em março desse ano. Segundo o estudo, o hóquei praticado ao ar livre (o esporte mais popular do Canadá) pode estar com os dias contados. O motivo é que as temperaturas mais elevadas durante o inverno devem impedir que os lagos congelem completamente, comprometendo a patinação no gelo.
O último inverno em Toronto foi, segundo os climatologistas, um dos mais quentes de todos os tempos e com a menor quantidade de neve desde 1937. De novembro até março desse ano a média da temperatura ficou em torno de 2,2oC. Geralmente os termômetros marcam -2,4oC nesse período (uma diferença de 4,6 graus). Na metade de março chegou a fazer 22oC, quando o esperado seria 6oC.
A temperatura continuou subindo com a chegada da primavera e do verão. Desde o início do ano até o fechamento desse post, o Departamento de Saúde Pública de Toronto emitiu oito alertas de calor extremo, sendo três deles somente em julho. Com a umidade de ar, a sensação térmica na cidade chegou ontem a 44oC. Em tempos de muito calor, o município aconselha seus moradores a frequentarem espaços com ar-condicionado como bibliotecas e centros comunitários.
Com a mudança climática do planeta, fica difícil fazer uma estimativa da temperatura em Toronto nas próximas estações, mas é possível se basear em anos anteriores. OiCanadá indica a média das temperaturas do ano (incluindo a máxima e a mínima), fornecidas pelo Environment Canada.
Fonte: Environment Canada
—
foto: stevenharris
1 Comentário