Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Corso Italia: bairro italiano com uma pitada de Brasil

Em diversos guias turísticos sobre Toronto, a Little Italy é citada como o bairro italiano da cidade. Porém, ela não é a única área onde um grande aglomerado de imigrantes e descendentes italianos vivem. Situada na St. Clair West, entre as avenidas Westmount e Lansdowne, a Corso Italia se diferencia por restaurantes que oferecem uma culinária autêntica não só da Itália, mas também do Brasil.

Mesmo depois de 50 anos da chegada de imigrantes vindos da Itália que povoaram essa área de Toronto, é bastante comum caminhar pela St Clair West e se deparar com pessoas que se comunicam em italiano. Os letreiros de diversas lojas são escritos no idioma daquele país, e alguns estabelecimentos como escritórios profissionais e salões de beleza fazem questão de colocar cartazes na vidraça com os dizeres “Si Parla Italiano” (falamos italiano). Mas na Corso Italia, também vemos placas no idioma português. Isso porque no bairro também existem muitos portugueses, e é cada vez mais maior o número de imigrantes brasileiros que decidem morar nas proximidades.

O visual da região é marcado por diversos cafés, lojas e restaurantes que se estendem por toda a avenida. Eles dividem espaço com a linha do streetcar (como são conhecidos os bondes de Toronto), que percorrem todo o percurso partindo St Clair West, uma estação de metrô com um interior todo colorido e decorado com uma arte abstrata que lembra um código de barras.

A oeste da Corso Italia está situado o Earlscourt Park, um espaço formado por 36 acres de área verde com quadras de tênis, campos de futebol e uma pista de gelo que funciona durante o inverno. Próximo dali está o centro recreativo Joseph J. Piccininni. O local possui uma piscina de 25 metros onde são oferecidas aulas de natação e hidroginástica, além de uma academia de ginástica e musculação e quadra para a prática de esportes. No espaço também são ministradas aulas de culinária para crianças, que aprendem receitas fáceis e como medir e combinar ingredientes.

Celebrando a Cultura Italiana

Apesar de em qualquer época do ano ser possível degustar a gastronomia italiana, o Corso Italia promove no mês de julho o Corso Italia Festival, um evento que celebra a cultura da Itália nas ruas desse bairro. Dezenas de bandas de músicas, grupos de dança e barracas de comida são espalhadas em diversos locais. Restaurantes, cafés e bares aumentam seus pátios com o objetivo de atender a grande demanda de pessoas que todos os anos comparecem ao festival.

O Corso Itália é sede da Dufferin/ St. Clair Library, uma biblioteca ampla onde é possível encontrar o maior acervo de obras da literatura italiana em Toronto. O local já ganhou diversos prêmios, como o de Conservação Arquitetônica e Artesanal William Greer em 2009, e mais recentemente o da Associação de Bibliotecas de Ontário.

Algumas das melhores pizzas de Toronto podem ser encontradas na Corso Italia, assim como uma das mais deliciosas picanhas. O Toronto traz uma seleção dos melhores lugares para comer e comprar nesse bairro que faz questão de manter a sua autenticidade.

Onde comer

  • La Paloma (1357 St. Clair Avenue West)- É claro que em um bairro que se mostra autêntico à culinária italiana, não poderia deixar de ter uma legítima gelateria. O sorvete aqui é simplesmente divino. O de chocolate e doce de leite são bastante cremosos e os de frutas são de comer rezando. Sem dúvidas, um dos melhores sorvetes que eu já experimentei.
  • Marcello’s Pizzeria (1163 St Clair Avenue West)- O OiCanadá compareceu a esse restaurante atendendo a sugestão de um de nossos leitores. Depois da primeira vez que experimentamos a massa desse local, já voltamos outras três vezes. É realmente deliciosa, “al dente” e o molho é saboroso. O preço é bastante acessível a as porções bem servidas. A pizza também é muito boa. Outro destaque é o atendimento. Em uma das ocasiões em que comparecemos, o restaurante estava lotado, e mesmo assim nossa garçonete se mostrou eficiente e simpática.
  • Novecento (1228 St. Clair Ave W)- Esse lugar lembra bastante os cafés europeus, e eu me refiro aos bons. Deliciosos paninis e gelatos, bolos de dar água na boca e funcionários muito simpáticos. Destaque também para o cafe latte e chocolate quente.
  • Rio 40 Graus (1256 St Clair Ave W)- Está com saudades da comida do Brasil? Uma das melhores opções de Toronto para comer bem é esse restaurante. A grande clientela da casa é formada por brasileiros. O destaque aqui é sem dúvidas a picanha, uma das melhores da cidade. O estrogonofe e o penne também são muito bons. O local é um dos mais animados de Toronto em época de Copa do Mundo.
  • Via Brazil (1067 St Clair Ave W)- Esse restaurante abriu recentemente na Corso Italia e traz uma boa seleção de pratos da culinária brasileira. O destaque aqui também é a picanha, que vem acompanhada de arroz, feijão, farofa e batata frita. Outras opções são o frango à milanesa e o bife à parmegiana.
  • The Big Ragu (1338 Lansdowne Ave)- É considerado por muitos críticos um dos melhores restaurantes italianos de Toronto. É o lugar ideal para comemorar uma data importante como aniversário ou dia dos namorados. O gnocchi é daqueles que derrete na boca, causando a sensação de frescor. Quem ainda não foi, tem que conhecer.
  • Pizza e Pazzi (182 St. Clair Avenue West)- A especialidade da casa é a pizza napolitana, preparada com as mãos (sem o uso do rolo) e assada no forno à lenha. Nos lembrou muito a pizza do Libretto, uma outra pizzaria bastante popular na cidade. A vantagem da Pizza e Pazzi, no entanto, é que o cardápio também traz uma boa seleção de massas como lasanha, gnocchi e espaguete.

Outros destaques

  • Axe Capoeira (1069 St. Clair Ave W- 2nd andar)- Essa é sem dúvidas uma das melhores escolas de capoeira do Canadá. Os professores são extremamente dedicados e fiéis aos movimentos desse misto de dança e luta brasileira. O clima de amizade entre alunos e instrutores é facilmente notado. Aqui não se aprende somente a prática da capoeira, mas também a música e um pouco da sua história.
  • Centro Trattoria & Formaggi (1224 St Clair Ave W)- Está a procura daquela massa perfeita para um espaguete italiano autêntico? Com certeza você encontra isso e tudo mais o que precisar nesse mercado. A especialidade aqui são produtos importados da Itália. Grande seleção de queijos e pães. O estabelecimento também oferece pratos prontos, mas apesar de diversos jornais e revistas de Toronto terem feitos elogios à comida do local, quando o OiCanadá visitou esse lugar não teve muita sorte. No entanto, é excelente quanto a grande variedade de produtos para cozinhar em casa.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Turismo

Topo