Siga-nos

OiCanadá

Educação

A melhor época do ano para estudar no Canadá

O Canadá recebe estudantes de diversos países durante o ano inteiro. Em uma cidade como Toronto, onde as estações são bem definidas, é comum muitas pessoas ficarem na dúvida de qual a melhor época para se fazer um intercâmbio. O OiCanadá conversou com diversos intercambistas que passaram por essa experiência e ajuda você a escolher o período ideal para estudar em uma escola canadense.

O economista baiano Almir Serafim decidiu vir a Toronto em 2005 para fazer um intercâmbio de sete meses. Como ele sempre quis conhecer a neve, optou por viajar em janeiro, época de inverno no Canadá. “Quando cheguei estava fazendo 20 graus negativos. Do avião eu já podia ver o chão todo coberto de neve”, diz ele.

Serafim ficou em Toronto até agosto, o que lhe deu a oportunidade de conhecer outras estações. Em fevereiro daquele ano, o economista teve a oportunidade de esquiar em Blue Mountain, uma estação de esqui situada a pouco mais de 400km de Toronto. Quatro meses mais tarde, visitou o Canada’s Wonderland, um dos maiores parques de diversão do mundo, que funciona de maio a outubro, e participou do Beaches International Jazz Festival, que acontece em julho, no the Beaches.

“É difícil escolher entre o verão e o inverno canadenses, porque são estações bem diferentes. Mas posso afirmar que para quem gosta de agitação, o verão é mais interessante porque oferece diversos festivais. A vantagem do inverno é a neve, além de ser possível esquiar, patinar no gelo e conhecer paisagens fantásticas”, observa Serafim.

A psicóloga mineira Virgínia Machado já esteve no Canadá duas vezes. A primeira em maio de 2007 (quando estudou inglês por um mês), e depois em dezembro de 2009. “Para mim a vantagem de vir ao Canadá no final do ano foi encontrar muitas promoções em lojas. De fato é muito frio, mas eu gosto. De qualquer forma, todo lugar tem calefação. Dentro de casa, nem parece que é inverno”, diz ela.

De acordo com a psicóloga Paula Lessa, que morou no Canadá, a melhor época para visitar o país depende do que cada pessoa procura. “O ideal seria conhecer o Canadá em épocas diferentes porque o país muda muito. No verão nós vemos bares com seus pátios cheios de pessoas sorridentes, enquanto no inverno a pessoa tende a se fechar mais”, diz ela. “Por um outro lado, não adianta vir para o Canadá durante a temporada de frio se você gosta de se encontrar com os amigos para tomar cerveja ao ar livre, assim como não é uma boa ideia vir no verão caso você queira ver neve ou goste de frio”.

Escolas oferecem cursos durante o ano inteiro

Faça frio ou calor, todas as semanas (geralmente nas segundas-feiras) há novas turmas iniciando seus cursos nas escolas de idiomas. Geralmente o custo das aulas se mantém estável durante todo o ano. O que varia de preço é a passagem aérea, que costuma ser mais cara de junho a setembro (verão no Canadá) e mais em conta de novembro a abril (meses mais frios).

As escolas de idiomas em Toronto oferecem programas especiais para cada estação do ano. Nos meses mais quentes, como julho e agosto, há um fluxo maior de estudantes nessas instituições. Durante essa época, são comuns excursões organizadas pela escola para acampar, visitar as Ilhas de Toronto , parques de diversão e festas em cruzeiros pelo lago Ontário. Já no inverno, a programação é mais focada em passeios a estações de esqui, jogos de hóquei e patinação no gelo.

Para saber sobre a temperatura média em Toronto no decorrer do ano, visite o post Temperatura em Toronto aumenta a cada ano.

Para receber um orçamento de estudos em Toronto, clique aqui.


fotos: Jösé / Elvert Barnes

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

8 Comentários

8 Comments

  1. Egberto Reynaldo

    28/ago/2014 at 12:12

    Eu tenho 59 anos de idade; vou fazer um curso de 4 semanas em Toronto em Julho/Agosto 2015; Vocês conhecem alguém mais ou menos com esta idade que tenha feito um curso de Inglês em Toronto ? Obrigado pela atenção de todos……Egberto Reynaldo.

    • Anônimo

      23/out/2014 at 16:51

      Olá Egberto, eu tenho 56 anos e também procuro uma boa escola no Canadá, vc tem referência de boas escolas em Toronto para nossa faixa etária?
      Obrigada
      Denise

      • Mara Camila

        08/jan/2015 at 08:47

        Oii Anonimo.. tb estou indo a Toronto no verão.. com ctz uma excelente escola é a ILC, pq além do curso e mega infraestrutura, ela ainda oferece passeios para cidades vizinhas, até NYC.

    • Anônimo

      29/jan/2015 at 00:45

      oi Egberto, minha família tbem vai nessa época. Somos 4 pessoas, 2 adultos (46 anos) e 2 meninos (10 e 14). Também estamos procurando curso e moradia. Entre em contato conosco para trocarmos impressões sobre a viagem. Somos de Santos/SP. Joao Carlos e Elizabeth.

  2. Matheus

    08/out/2013 at 06:43

    Estou indo fazer um intercambio de 1 mês em Toronto em janeiro,mas estou em dúvida quanto ao frio.Será que dá pra aproveitar a viagem?Esse frio não chega a incomodar?

  3. H. JN

    05/out/2012 at 11:50

    Oi Márcio! Eu também já viajei à Toronto no inverno e realmente no Canadá no inverno faz muito frio e isso justamente foi uma das minhas intenções pois quis conhecer o frio do Canadá e a neve.

    Eu viajei no meio de Dezembro e fiquei cerca de 3 meses fazendo um curso de inglês intensivo em Toronto na escola de idiomas da Sprachcaffe Languages Plus e adorei muito pois a metodologia de ensino é diferente do Brasil, entre outros contextos, além de conhecer a cultura canadenses e fazer amizades com pessoas de vários lugares do mundo. E eu acho que Toronto vale a pena ir também em qualquer época do ano.

    Toronto é fantástica!

  4. Mariana Penha

    01/out/2012 at 21:07

    Nao sei como é Toronto no inverno. Mas no verao é simplismente perfeito.
    Fiz intercambio de um mes entre Agosto e Setembro e foi incrivel.
    Ir em Toronto Island, High Park entre outros lugares maravilhosos … Ver da CN Tower uma cidada ensolarada e lindaaa .
    Aquele velho tabu que canadenses sao frios? Eu nao vi em nenhum momento, todos alegres, sorridentes e muito receptivos ( apesar de ter conhecido apenas uma canadense de verdade que era uma das minhas professoras ).

    Agora é conhecer no famosoooo friooo de Janeiro rs
    Acho que vale a pena ir pra Toronto em qualquer epoca do ano, Nao tem como nao se apaixonar.

    Toronto é maravilhosa!

  5. Lívia

    01/out/2012 at 11:53

    Olá, Márcio.
    Muito bacana seu post.
    A minha dúvida, em qual época é melhor para conseguir emprego? Estou indo em julho de 2013 para ficar 6 meses (3 estudando e 3 trabalhando), porém iria pegar outubro, novembro e dezembro para trabalhar, compensa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Posts Populares

Topo