Siga-nos

OiCanadá

Educação

A melhor época do ano para estudar no Canadá

O Canadá recebe estudantes de diversos países durante o ano inteiro. Em uma cidade como Toronto, onde as estações são bem definidas, é comum muitas pessoas ficarem na dúvida de qual a melhor época para se fazer um intercâmbio. O OiCanadá conversou com diversos intercambistas que passaram por essa experiência e ajuda você a escolher o período ideal para estudar em uma escola canadense.

O economista baiano Almir Serafim decidiu vir a Toronto em 2005 para fazer um intercâmbio de sete meses. Como ele sempre quis conhecer a neve, optou por viajar em janeiro, época de inverno no Canadá. “Quando cheguei estava fazendo 20 graus negativos. Do avião eu já podia ver o chão todo coberto de neve”, diz ele.

Serafim ficou em Toronto até agosto, o que lhe deu a oportunidade de conhecer outras estações. Em fevereiro daquele ano, o economista teve a oportunidade de esquiar em Blue Mountain, uma estação de esqui situada a pouco mais de 400km de Toronto. Quatro meses mais tarde, visitou o Canada’s Wonderland, um dos maiores parques de diversão do mundo, que funciona de maio a outubro, e participou do Beaches International Jazz Festival, que acontece em julho, no the Beaches.

“É difícil escolher entre o verão e o inverno canadenses, porque são estações bem diferentes. Mas posso afirmar que para quem gosta de agitação, o verão é mais interessante porque oferece diversos festivais. A vantagem do inverno é a neve, além de ser possível esquiar, patinar no gelo e conhecer paisagens fantásticas”, observa Serafim.

A psicóloga mineira Virgínia Machado já esteve no Canadá duas vezes. A primeira em maio de 2007 (quando estudou inglês por um mês), e depois em dezembro de 2009. “Para mim a vantagem de vir ao Canadá no final do ano foi encontrar muitas promoções em lojas. De fato é muito frio, mas eu gosto. De qualquer forma, todo lugar tem calefação. Dentro de casa, nem parece que é inverno”, diz ela.

De acordo com a psicóloga Paula Lessa, que morou no Canadá, a melhor época para visitar o país depende do que cada pessoa procura. “O ideal seria conhecer o Canadá em épocas diferentes porque o país muda muito. No verão nós vemos bares com seus pátios cheios de pessoas sorridentes, enquanto no inverno a pessoa tende a se fechar mais”, diz ela. “Por um outro lado, não adianta vir para o Canadá durante a temporada de frio se você gosta de se encontrar com os amigos para tomar cerveja ao ar livre, assim como não é uma boa ideia vir no verão caso você queira ver neve ou goste de frio”.

Escolas oferecem cursos durante o ano inteiro

Faça frio ou calor, todas as semanas (geralmente nas segundas-feiras) há novas turmas iniciando seus cursos nas escolas de idiomas. Geralmente o custo das aulas se mantém estável durante todo o ano. O que varia de preço é a passagem aérea, que costuma ser mais cara de junho a setembro (verão no Canadá) e mais em conta de novembro a abril (meses mais frios).

As escolas de idiomas em Toronto oferecem programas especiais para cada estação do ano. Nos meses mais quentes, como julho e agosto, há um fluxo maior de estudantes nessas instituições. Durante essa época, são comuns excursões organizadas pela escola para acampar, visitar as Ilhas de Toronto , parques de diversão e festas em cruzeiros pelo lago Ontário. Já no inverno, a programação é mais focada em passeios a estações de esqui, jogos de hóquei e patinação no gelo.

Para saber sobre a temperatura média em Toronto no decorrer do ano, visite o post Temperatura em Toronto aumenta a cada ano.

Para receber um orçamento de estudos em Toronto, clique aqui.


fotos: Jösé / Elvert Barnes

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

8 Comentários

8 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo