Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Toronto Islands: Um refúgio paradisíaco

Durante o verão as Ilhas de Toronto são um dos principais destinos de turistas e moradores da cidade, e tem sido assim há mais de 150 anos. Com uma área de aproximadamente 230 hectares, é considerada a maior comunidade urbana sem carros da América do Norte, o que faz com que a bicicleta seja o principal meio de transporte.

Do final de maio ao início de setembro não é difícil se deparar com uma grande quantidade de pessoas fazendo fila para pegar uma das balsas que transportam pedestres do Harbourfront até as Toronto Islands ($7 ida e volta). A estimativa é que as as Ilhas de Toronto recebam mais de 1,2 milhão de pessoas todos os anos.

O local era na verdade uma península formada durante milhares de anos pelos depósitos decorrentes da erosão do Scarborough Bluffs, até que duas grandes tempestades, ocorridas em 1852 e 1858, separaram o bloco de terra. As Toronto Islands são formadas por um aglomerado de pequenas ilhas, sendo as principais delas Centre Island, Hanlan’s Point e Ward’s Island e possui algumas das melhores praias da cidade para banho.

foto: Shopping Diva

A melhor forma de explorar as Ilhas de Toronto é a pé ou pedalando. É possível alugar bicicleta no local. Para isso basta apresentar algum documento de identidade reconhecido pela província de Ontário (pode ser o passaporte, por exemplo. Um documento é o suficiente para todo o grupo de amigos ou familiares).

Entre as opções estão bicicletas individuais e a de dois assentos, além de uma que mais parece um carrinho e tem capacidade para comportar quatro pessoas. Os preços variam de $8 a $30, dependendo do modelo. É necessário deixar um depósito em dinheiro como segurança. O valor é devolvido ao retornar a bike.

foto: foilman

Ward’s Island

No lado leste do arquipélago encontra-se a Ward’s Island, que recebeu esse nome em decorrência da família de pescadores que habitou o local na primeira metade do século 19. Foi aqui que David Ward criou seus sete filhos. Um deles, William Ward, construiu o Ward’s Hotel em 1882, que deu espaço mais tarde a um depósito de supermercado e sorveteria, sendo demolido em 1966.

foto: **Mary**

É nessa parte do arquipélago que encontra-se uma das melhores praias Toronto. A Ward’s Island Beach possui banheiros públicos e é cercada de árvores e áreas para piqueniques. É onde está situado o Queen City Yacht Club, um tradicional clube de Toronto famoso por realizar diversas competições de barcos.

Centre Island

Bem no meio da ilha está a Centre Island, uma das áreas mais bonitas do arquipélago. Existem cerca de 20 espaços para piquenique, banheiros públicos e duas estações de primeiro-socorros, além de estandes para aluguel de bicicletas e barcos.

No final na década de 60 foi aberto nas Toronto Islands o Centreville Park, um parque de diversão com diversos brinquedos. Entre as mais de 30 atrações destacam-se um carrossel construído no inicio do século 20, roda gigante, trem fantasma, passeio de pônei, pedalinhos e trenzinho. Cerca de 14 estabelecimentos servem cachorro-quente, batata frita, sorvete e pipoca.

foto: viajeacanada

Na Centre Island fica também a Far Enough Farm, uma mini-fazenda com cavalos, porcos, pavões, coelhos e outros animais típicos do campo. A atração abre durante o ano inteiro, mesmo nos meses mais frios, onde as Ilhas de Toronto ficam praticamente desertas.

Como plano de redução dos custos apresentado pelo governo municipal no final do ano passado, a Far Enough Farm corre o risco de ser fechada definitivamente. A Prefeitura de Toronto pretende com isso economizar cerca de $225 mil em 2012 e dobrar o valor nos anos seguintes. Para prevenir o fechamento da atração criada em 1959 e que conta com cerca de 60 animais, um grupo de pessoas lançou uma campanha para arrecadar fundos e salvar a fazenda. Qualquer um pode fazer uma doação ao visitar o local.

A Centre Island conta ainda com uma charmosa igrejinha, um campo de golfe e o Franklin Children’s Garden, um jardim interativo para as crianças inspirado na tartaruga Franklin, a personagem de uma série de livros infantis da escritora Brenda Clark. Perto dali fica a Island Nature Science School, uma escola onde estudantes do ensino fundamental têm a chance de visitar as instalações da instituição para aprender sobre meio-ambiente e a importância da preservação da natureza.

Hanlan’s Point

Essa é a parte da ilha favorita dos naturalistas. Frequentemente citada como “a praia de nudismo de Toronto”, o uso de roupa na Hanlan’s Point é opcional. Durante os meses mais quentes do ano existem várias competições de esportes de areia, peças de teatro e jogos onde os participantes participam despidos.

foto: Lone Primate

O Hanlan’s Point é também uma das melhores praias de Toronto para banho e traz diversas curiosidades que vão além do nudismo. Uma delas é o Gibraltar Point Lighthouse, o mais antigo ponto turístico de Toronto e também o mais velho dos faróis dos Grandes Lagos.

Finalizado em 1808, o Gibraltar Point Lighthouse tem fama de ser mal-assombrado. Em 1815, o vigilante do local foi assassinado. Acredita-se que os culpados do crime foram soldados embriagados que teriam espancado a vítima e esquartejado o corpo, enterrando nas redondezas do farol. Em 1893 foi achada uma mandíbula humana na areia próxima ao local, mas não foi comprovado que a mesma pertencia ao vigilante. O fato é que esse local ainda hoje atrai curiosos, e alguns deles juram que já ouviram gemidos vindos do farol.

No Hanlan’s Point os visitantes contam com 13 áreas para piquenique, quadras de tênis e voleibol, banheiros públicos, estação para aluguel de bicicletas e salva-vidas de plantão entre os meses de julho e agosto. Para saber mais, visite o post Lazer e natureza em Hanlan’s Point.

Os moradores da ilha

Segundo o censo realizado em 2006 pelo Statistics Canada (órgão do governo canadense responsável por divulgar informações sobre a população e economia do país), existem mais de 600 pessoas morando nas 262 casas das Ilhas de Toronto.

foto: nordicshutter

Para morar nesse paraíso é preciso sorte. Um estatuto criado em 1993 pela província estabeleceu uma série de regras para proteger o arquipélago. Os proprietários dos imóveis não podem escolher para quem vão vender a casa, mas podem passar a propriedade para o nome da esposa, marido ou filhos. Só tem direito de comprar o imóvel quem faz parte da lista regulada pela Toronto Islands Residential Community Trust. Quando uma casa está disponível para venda, ela é colocada à disposição para os cem primeiros da fila por um preço fixo. Tem prioridade de compra aquele que está na lista há mais tempo. Uma média de duas casas são vendidas por ano, com preços que variam de $75mil a $450mil.

Além de toda a beleza natural, a ilha possui ainda o Bill Bishop Toronto City Airport. Conhecido popularmente como “aeroporto da ilha”, ele tem causado controvérsia por estar situado próximo a prédios residenciais do Harbourfront, gerando reclamações de  moradores em relação ao barulho dos aviões. São oferecidos voos domésticos para cidades no Canadá e Estados Unidos.

Festivais fazem parte da diversão

Durante o verão as Ilhas de Toronto servem como sede de alguns dos melhores festivais da temporada. Um deles é o The Dragon Boat Race, uma corrida de barcos-dragão que atrai cerca de 80 mil pessoas durante os dois dias do evento que acontece em junho. São aproximadamente cinco mil atletas representando 180 times do Canadá, Estados Unidos, Europa, Caribe e Ásia que competem entre si em busca do primeiro lugar.

Em junho também ocorre o Toronto Tree Festival (festival da árvore de Toronto), no Franklin Children’s Garden. Diversos especialistas em florestas se reúnem com o público para celebrar a natureza, em um evento que conta com a plantação de árvores, passeio ecológico e informações interessantes sobre as árvores das Toronto Islands.

O Festival da Índia é um outro grande evento responsável por reunir cerca de 35 mil pessoas durante dois dias de festa. A celebração Hare Krishna oferece dança, música kirtan, performances teatrais, ioga, bazar e um grande festival de comida vegetariana. Um dos destaques do evento é o grande desfile com carros alegóricos que acontece na Yonge e Bloor.

Onde Comer

  • Island Cafe– A comida desse local é boa e barata. Excelente para quem quer fazer um lanche rápido e não pretende gastar muito dinheiro. Está situado em Ward’s Island e possui um pátio bastante espaçoso. Possui uma boa seleção de sanduíches, cafés e sorvetes.
  • The Rectory Café– O cardápio desse charmoso restaurante não oferece tantas variedades. Os destaques são mesmo os sanduíches e alguns doces. A comida é boa, principalmente a sobremesa. Uma boa sugestão é experimentar a torta de banana com chocolate. O serviço, no entanto, deixa a desejar.
  • The Carousel Café– Situado na Centre Island, o destaque aqui é o fish and chips (peixe empanado com batata fritas). Porém o local peca pelo serviço demorado (mesmo quando o restaurante não está cheio) e pelo preço salgado de seus pratos. A vantagem é que está localizado em uma das áreas mais bonitas das Torontos Islands.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Turismo

Topo