Siga-nos

OiCanadá

Bairros

Yonge e Bloor: O cruzamento mais famoso de Downtown

O cruzamento da Yonge Street com a Bloor é provavelmente o mais popular de Toronto. Difícil encontrar alguém que nunca tenha passado pela área, considerada o centro de downtown, onde lojas, restaurantes, bares, supermercados, teatro e cinemas atraem uma grande multidão.

Ao mesmo tempo em que as duas avenidas são extremamente conhecidas e importantes para a cidade, elas possuem características opostas uma da outra. A gigante Yonge, considerada uma das maiores ruas do mundo, possui uma série de estabelecimentos que oferecem produtos a preços acessíveis, enquanto a Bloor Street é famosa por ser o endereço de algumas das lojas mais caras de Toronto.

É na área que se encontra a estação de metrô mais movimentada do Canadá, a Yonge/Bloor Station, que serve de ponto de conexão para mais de 400 mil pessoas que circulam diariamente. Ao sair da estação, o usuário tem acesso direto ao Path (a cidade subterrânea de Toronto) e a um grande número de lojas e restaurantes.

Algumas das escolas de inglês como segunda língua mais conhecidas de Toronto estão situadas nessa parte da cidade, entre elas a ILAC e a Centre Linguista. É também o endereço da Toronto Reference Library, a maior biblioteca pública do Canadá, com mais um milhão de volumes, cinco andares e uma área de quase 39 mil metros quadrados. O local é ponto de encontro de estudantes de intercâmbio no país e oferece uma série de palestras e cursos, vários deles gratuitos.

Grandes marcas e lojas de departamento

É praticamente impossível passar pela Yonge e Bloor e não perceber a The Bay, a principal loja de departamentos da Hudson’s Bay Company (HBC), a mais antiga companhia comercial do Canadá. Nela, o consumidor encontra uma série de perfumes, cosméticos, roupas e artigos para casa com preços bastantes variados. É possível achar desde marcas pouco conhecidas até as mais famosas como Calvin Klein e Hugo Boss.

Apesar da The Bay possuir quase 100 lojas em diversas cidades do país, a que está situada nessa área de Toronto se destaca por funcionar no Hudson’s Bay Centre, um prédio de 135 metros de altura que carrega o letreiro da The Bay no seu topo. Além dela, outros estabelecimentos operam no edifício, como o RBC Royal Bank, Marriot Hotel, além de alguns apartamentos residenciais.

A Holt Renfrew, uma loja parecida com a The Bay, mas muito mais cara e sofisticada, também fica próxima do cruzamento da Yonge com a Bloor. A loja é a preferida de diversas celebridades de Hollywood e oferece marcas como Dolce & Gabanna, Gucci, Armani e Prada. A cafeteria da loja, a Holt’s Café, é conhecida por reunir diversos endinheirados de Toronto e servir pratos feitos com ingredientes importados de Paris.

Um outro prédio que merece destaque é o Manulife Centre, com 51 andares, livraria, diversos restaurantes e apartamentos residenciais de luxo. O Cineplex Varsity, um dos melhores cinemas de Toronto, está situado no segundo andar desse edifício.

Ponto de partida de paradas culturais e festivais artísticos

A popularidade do cruzamento da Yonge com a Bloor o transformou no ponto de partida para várias paradas de Toronto. A mais famosa delas é a Gay Parade, que reuniu cerca de 13 mil pessoas no ano passado, fazendo com que se tornasse a maior parada gay da América do Norte.

Alguns festivais, como o Nuit Blanche (de arte contemporânea) também fazem parte do cotidiano da Yonge e Bloor. Perto do cruzamento, fica o Panasonic Theatre, um teatro com capacidade para cerca de 700 pessoas que apresenta diversas peças e musicais durante o ano inteiro.

O OiCanadá fez uma seleção do que o cruzamento mais querido da cidade tem de melhor para oferecer aos seus visitantes.

Onde Comer

  • Big Smoke Burger (830 Yonge St.)- É fácil encontrar hamburguer no cardápio da maioria dos restaurantes de Toronto, mas o do Big Smoke Burger merece destaque. O lugar tinha antes o nome Craft Burger, mas a qualidade de seus produtos continua a mesma. Os milkshakes também merecem destaque.

  • Falafel House (760 Yonge Street)- Se você é fã de falafel, shawarma e comidas do Oriente Médio, precisa conhecer esse local. Além de ser barato, é considerado por muitos um dos melhores de Toronto, principalmente o falafel.
  • Korean Grill House (754 Yonge Street )- Essa churrascaria coreana é bastante interessante. O cliente é quem cozinha a comida, em uma espécie de fogão instalado no meio da mesa. Pagando uma taxa fixa (e barata) é possível comer quantas vezes quiser. O cardápio inclui carne, frango, porco, peixe. É uma boa opção para ir com os amigos.
  • Scaccia Restaurant (55 Bloor Street West)- Esse restaurante funciona dentro do Manulife Centre e oferece boa massa. É ideal para quem quer uma refeição rápida. A lasanha e o canelone são deliciosos.
  • Jack Astor’s (2 Bloor Sreet East)- Há vários restaurantes Jack Astor’s espalhados pela cidade, e um deles fica nesse endereço, bem próximo à Toronto Reference Library. O lugar é bastante casual, sem perder o charme. Clips musicais e jogos esportivos são transmitidos nos vários aparelhos do local. A comida é muito boa. Destaque para o chicken bowties, macarrão em forma de gravata borboleta com pedaços de frango. Os funcionários parecem ter saído de um concurso de beleza e o repertório de música do local também agrada.
  • La Mexicana (838 Yonge St.)- O serviço oferecido pelo La Mexicana faz jus à fama dos latinos de serem um povo carismático. O cardápio traz pratos de diferentes regiões mexicanas e a boa seleção de músicas faz desse restaurante um lugar ideal para quem gosta de um ambiente casual e agradável. Destaque para o frango com mole, feito à base de chocolate e pimenta.
  • Na Siam (730 Yonge Street)- Esse restaurante tailandês oferece boa comida com preço bastante acessível. Durante o almoço, serve pratos feitos no balcão, e no jantar funciona possui serviço a la carte. É ideal para quem quer uma refeição rápida (no almoço), comer razoavelmente bem e sem gastar uma fortuna.

Onde comprar

  • Sunrise Records (784 Yonge St.)- Tudo bem que a compra de cds está em baixa, mas há ainda aqueles que adoram. Por isso, existem lojas como a Sunrise Records, que oferece uma boa seleção não só de cds, mas também de dvds (principalmente de séries de TV). Há ainda a venda de bonecos de superheróis e personagens de filmes famosos feitos de plático, além de camisetas.
  • H&M (13-15 Bloor Street West)- Existe um grande número de lojas H&M em Toronto, mas essa se destaca pela organização. Se você é o tipo de pessoa que odeia fazer compras em lojas cheias de gente e barulhentas, experimente dar uma olhada nesse local. São três pisos: o principal e primeiro andar para mulheres e o basement para os homens.

  • The Bay (44 Bloor Street East)- A grande vantagem da The Bay é que essa loja oferece promoções com bastante frequência. Por isso, muitas vezes é possível comprar marcas como Calvin Klein e Guess com 70% de desconto. Há também uma grande variedade de perfumes, porém esse não é o melhor lugar de Toronto para comprá-los (existem outras lojas na cidade que oferecem perfumes por preços muito mais em conta).

fotos: Danielle Scott, eddiejdf, seeknewtravel, Tundra Books

1 Comentário

1 Comentário

  1. Vinicius

    12/maio/2012 at 11:50 PM

    Morava na Shelborne Station logo eu vivia nesse cruzamento! Só entrava no metrô pelo cruzamento! Ponto de encontro para ir em qualquer lugar!

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Mais em: Bairros

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!