Siga-nos

OiCanadá

Lazer

Praias de TO entre as melhores do mundo para banho

O OiCanadá visitou algumas praias e lista as vantagens e desvantagens de cada uma. Das onze praias da cidade, oito receberam este mês a bandeira azul, que garante a qualidade da água.

Ainda nem chegamos oficialmente ao verão e já nos deparamos com temperaturas de 35 graus. Os meteorologistas já alertaram: em 2011 teremos um verão bastante quente e úmido. Uma das melhores saídas para vencer o calor está bem perto de quem mora em Toronto. As praias da cidade desvendam belezas naturais desconhecidas até mesmo por quem vive perto delas.

Todos os domingos durante o verão, a professora de italiano Sophia Bertolucci leva seu filho Roberto, de cinco anos, para a praia Woodbine, situada perto de sua casa. Desde que imigrou para o Canadá em 2008, Sophia mora em The Beaches, considerado um dos bairros mais agradáveis de Toronto, entre as avenidas Coxwell e Victoria Park. “Meu filho adora a praia e fico muito feliz em ver o quanto ele se diverte na água. Quando morávamos na Itália, também costumávamos ir à praia, mas a daqui é muito melhor que a de lá”, diz Sophia, que vivia próxima à região da Sardenha, onde estão situadas as melhores praias da Itália.

As praias de Toronto são de água doce, banhadas pelo lago Ontário e com uma excelente estrutura de bares e lazer. Das onze praias da cidade, oito delas receberam este mês a bandeira azul, que garante a qualidade da água. Além da praia de Woodbine, frequentada por Sophia, também estão na lista a praia de Cherry, Ward’s Island, Bluffer, Kew-Balmy, Gibraltar Point, Centre Island e Hanlan’s Point. De acordo com o Blue Flag (certificação da Fundação de Educação Ambiental dada às praias ou marinas que obedecem a um padrão de qualidade), as praias de Toronto estão entre as 3.650 melhores do mundo em mais de 40 países, incluindo o Brasil e o Caribe.

Para receber a bandeira azul, é preciso atender uma lista de exigências. Entre elas, estar livres de resíduos industriais ou domiciliares, ausência de plásticos e vidros boiando na água, de óleo ou odor, além de ter a água testada regularmente. É necessário ainda que a praia conte com um número suficiente de salva-vidas de plantão e que a informação sobre a qualidade da água esteja visível para os banhistas. “Para ser considerada adequadas para banho, as praias de Ontário devem possuir quantidade de E. Coli inferior a 100 unidades formadoras de colônia por 100 ml de água. “Essa exigência é mais rigorosa que o próprio padrão nacional, o que significa que a qualidade da água é mesmo excelente”, disse ao OiCanadá o coordenador do Blue Flag no Canadá, Aidan Grove-White.

Apesar de as praias de Toronto serem consideradas uma das melhores do mundo, muita gente ainda se recusa a entrar na água. Segundo Grove-White, isso acontece porque no passado a qualidade das praias não era tão boa quanto hoje e as pessoas cresceram escutando que não deveriam entrar na água. “As coisas mudaram e os moradores de Toronto têm que entender que se organizações internacionalmente reconhecidas como a Agência de Saúde Pública de Toronto e a Blue Flag afirmam que as praias de Toronto são seguras e também consideradas uma das melhores do mundo, significa que as pessoas podem sim entrar na água”, ressaltou Grove-White.

Investimento

Nos últimos dez anos, Toronto tem se esforçado para melhorar a qualidade de suas praias. A cidade construiu mais recipientes de armazenamento para capturar o transbordamento de esgoto, que antes era despejado no lago, e cães ainda são usados em algumas praias para espantar as gaivotas que deixam fezes nas areias. “O excesso de fezes das gaivotas prejudica a qualidade da água e algumas praias podem até ser interditadas para banho. Por isso é importante não alimentar as aves”, explicou ao OiCanadá um dos salva-vidas.

Além das oito praias que receberam a bandeira azul, Toronto possui mais três: Marie Curtis, Sunnyside e Rouge. Apesar delas também serem apropriadas para banho, dificilmente receberão o status da Blue Flag por estarem próximas à boca do Rio. Isso faz com que depois de uma chuva forte, por exemplo, o índice de bactérias aumente muito.

O OiCanadá visitou cinco das melhores praias de Toronto e lista aqui as vantagens e desvantagens de cada uma.

Woodbine

A praia é popularmente conhecida como “The Beaches” e é uma das melhores de Toronto. Excelente para esportes como vôlei e futebol de areia. É perto de uma área residencial e possui salva-vidas de plantão das 11:30 às 18:30.

  • Vantagem: é uma praia com areia clara, a maior de Toronto.
  • Desvantagem: durante os dias de calor, fica lotada de gente.

Ward’s Island

Situada nas Ilhas de Toronto, é distante apenas alguns minutos do centro da cidade (a travessia é feita de balsa). É uma praia limpa, cercada de árvores, bares e próxima a um parque de diversão e áreas para piqueniques.

  • Vantagem: banheiros públicos e a beleza do local.
  • Desvantagem: no dia em que estivemos na praia, havia diversas famílias fazendo piquenique na areia, lembrando a famosa “farofa” em algumas praias brasileiras.

Hanlan’s Point

Essa praia também está situada nas Ilhas de Toronto. É frequentemente citada como a “praia de nudismo de Toronto”, por estar em uma área onde o uso de roupa é opcional. Frequentemente, naturalistas promovem competição de esportes de areia, peças de teatro e jogos (todos como vieram ao mundo, claro!).

  • Vantagem: dá pra fazer topless e nadar pelado sem parecer um idiota.
  • Desvantagem: a presença de alguns curiosos.

Veja mais informações no post Lazer e natureza em Hanlan’s Point.

Cherry

Situada a leste de downtown, próxima à Cherry Street, é uma das praias mais limpas da cidade. Possui banheiros e vestiários recentemente renovados, áreas para piqueniques e churrasco. Possui uma área para cachorros (que podem circular sem coleira).

  • Vantagem: melhor praia para quem tem cachorro.
  • Desvantagem: difícil estacionar nos fins de semana, quando a praia fica cheia. A fiscalização é intensa e as multas podem ultrapassar C$100.

Sunnyside

Situada próxima ao cruzamento das avenidas Roncesvalles e Queen, a praia fica perto de uma das piscinas públicas da cidade e passou por uma revitalização recentemente. Popular entre as competições de corrida de dragonboat, um tipo de canoa longa de origem chinesa.

  • Vantagem: existem diversas lanchonetes perto da praia.
  • Desvantagem: apesar de ser indicada para banho, não possui a bandeira azul. Após uma tempestade, por exemplo, a qualidade da água cai bastante.

Confira também o post sobre a praia Bluffer: Erosão e beleza no lago Ontário.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

7 Comentários

7 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Lazer

    Topo