Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Bye bye, neve

A primavera já está chegando aos poucos, mas o frio foi grande nesse último inverno. Como acontece todo ano, alguns brasileiros viram a neve pela primeira vez aqui no Canadá. Veja alguns relatos, fotos e vídeos.

Quando a previsão do tempo indica uma tempestade de neve em Toronto, todo mundo já fica apreensivo sem saber como será o dia. Ou melhor, quase todo mundo. O alerta da última nevasca não assustou os brasileiros Bruno Goes de Meira e Daniel Mitoso. Os dois vieram de Fortaleza com o objetivo de aprimorar o inglês. Bruno está na cidade há um ano, já Daniel chegou há quase 2 meses. Vindos da capital do Ceará, onde a temperatura é constantemente superior aos 20 graus, os dois amigos aproveitam os dias de neve para curtir o que a cidade oferece de melhor nessa época: os esportes de inverno.

Bruno e Daniel lembram claramente da primeira vez que viram neve. Bruno se sentiu como um personagem de filme, vendo as ruas e os telhados cobertos de neve. “A primeira vez que eu vi neve foi no Natal e eu estava me sentindo naqueles filmes de Hollywood onde eles mostram justamente essa época do ano”.

Já Daniel teve uma experiência um pouco diferente. Saiu do verão em Fortaleza com os termômetros marcando 38 graus, e chegou em Toronto com a temperatura -12. “Peguei a tempestade de neve e não estava muito bem agasalhado”, lembra.

Dias com neve têm seus apreciadores e também quem não goste. Um simples passo na calçada requer atenção redobrada. A estudante Alyssa Melo nasceu e viveu sua vida toda em Toronto e diz não ser muito fã da neve. “Quando tem tempestade de neve você tem que mudar sua rotina na escola, trabalho. Sua vida muda em função do tempo”, reclama.

“Neve, como não amá-la?”, pergunta o estudante Mateus Borges, que também veio estudar em Toronto.

“Para um brasileiro que nunca viu neve, a expectativa de encontrá-la era grande. Lembro-me quando estava preparando as coisas para vir pro Canadá, ainda no Brasil. Vestia as roupas de inverno compradas para suportar o frio canadense, impossíveis de serem usadas em um país tropical, e era hilário. Mas fazia parte da realização de um sonho. Um desejo de morar fora e de ver neve pela primeira vez. Para registrar cada momento fui gravando filmes com meu celular. O primeiro mostra a minha empolgação ao vê-la. Era dezembro do ano passado. Eu e uma amiga estávamos saindo do metrô. A neve era bem fraca, mas para mim não importava. Era neve. Os floquinhos caindo em mim me fizeram ficar emocionado e começar a falar um inglês louco. Rs.”, conta Mateus.

“Eu sabia que a neve, ou melhor, a nevasca, viria no decorrer do tempo. Mas, por estar ansioso, a pouca quantidade já estava bom pra mim. Só que, em janeiro, como haviam me dito, a coisa piorou. Dias antes, a meteorologia avisa: ”Previsão de tempestade!”. Eu não tinha noção do quão forte seria. Ao acordar, vi a frente da minha casa tomada de branco. Quando cheguei na Yonge Street, no centro de Toronto, me deparei com uma paisagem completamente diferente. Tudo estava branco. As ruas, imersas na neve. Carros cobertos. E ainda era dificil caminhar. Tive que comprar galochas, pois meus tênis não suportavam a quantidade de neve. Foram mais de 20cm. Os pés afundavam. Mas, para quem nunca viu neve, tudo era divertido.”

“Hoje, três meses depois, o encanto acabou. Talvez aconteça com você também, se passar tanto tempo sob temperaturas negativas e neve quase até o joelho. Mas a experiência, sem dúvida, é gratificante e inesquecível. Agora já posso até desejar o calor do verão. Mas de uma coisa eu sei: valeu a pena!”, conclui Mateus.

Já em clima de despedida do inverno, veja também fotos da nevasca do dia 26 de fevereiro de 2013, na área da St Clair com Bathurst.

E você? Como foi sua expêriencia de ver neve pela primeira vez?

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Mayara Gasparoto é paranaense e jornalista por formação. Tem experiência em web, radiojornalismo e assessoria de comunicação. Veio para Toronto em 2012 estudar inglês e atualmente está cursando fashion marketing.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Experiência

Topo