Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Voluntariar ajuda alunos e imigrantes na conquista da autoconfiança

Ao chegar em um novo país para estudar ou trabalhar, a primeira dificuldade que encontramos é justamente acreditar em nós mesmos, principalmente porque precisamos nos comunicar em um idioma que não é a nossa primeira língua.

Os primeiros desafios já começam no aeroporto. Normalmente o recém-chegado precisa: retirar as malas, ir à imigração e passar pelo portão principal, até encontrar quem irá recepcioná-lo. No meu caso, eu deveria encontrar um motorista com meu nome escrito em um papel (como nos filmes americanos). Acreditem, não encontrei! E tive o meu primeiro desafio: como pedir informação se eu nem era fluente no inglês? Com a ajuda de outra brasileira, que ouvi conversando em português no telefone público, acabei resolvendo tudo.

Os primeiros meses não foram fáceis e eu convivia muito com brasileiros, ou seja, falava mais português do que inglês. Neste período de adaptação, eu me questionava como poderia continuar a estudar, aprender inglês e me qualificar em minha área profissional. Então, meu host father (o pai, da minha família aqui no Canadá) me aconselhou a visitar dois sites: volunteer.ca e charityvillage.com.

Além disso, conversando em português no metrô (novamente, nos meus primeiros meses, quando eu ainda falava muito português) um canadense que já morou no Brasil me indicou que eu trabalhasse de voluntária no Canadian Music Week, festival de música muito famoso na cidade. Durante nossa conversa, eu citei que gostaria de buscar trabalhos voluntários onde eu pudesse aprimorar meu inglês e ainda enriquecer minha experiência profissional, pois sou formada na área de Comunicação Social e este tipo de evento é uma ótima chance para ampliar minhas habilidades profissionais e meu network.

Toronto possui uma grande miscigenação cultural, e isso traz consigo a oportunidade de evolução em todos os gêneros como ser humano. Após voluntariar pela primeira vez, passei a acreditar bem mais no meu inglês, e o trabalho voluntário também trouxe muitos outros pontos positivos.

Vantagens

  • Autoconfiança: traz uma sensação boa e você se sente capaz para lidar com os desafios de viver no exterior. Após trabalhar em três festivais, já estou buscando outros trabalhos.
  • Fluência: ao conversar dando informações ou simplesmente dialogar com os colegas do trabalho voluntário, meu English-speaking foi aprimorado. É muito satisfatório se dedicar a um trabalho voluntário e dá orgulho ver que os estudos no curso de inglês estão gerando resultados.
  • Network: os canadenses são muito acolhedores e amigáveis. Após um dia de trabalho voluntário convidei meus colegas para tomar um café e começamos uma amizade que dura até hoje.
  • Experiência: o trabalho voluntário é valorizado como experiência profissional que faz diferença no currículo canadense e também brasileiro.
  • Cultura: nos festivais, você tem a chance de conhecer a cultura canadense. Eu adorei assistir ao show da banda Metric e aos filmes e documentários que ajudam a entender a diversidade cultural da cidade.
  • Bônus: ao completar o tempo mínimo exigido no trabalho voluntário, dependendo do programa, você ganha free tickets, camisetas e até bolsas.

Como se inscrever

Nos festivais, existe uma lista de ocupações e você tem a chance de se inscrever no que gostaria trabalhar. Eu iniciei nas funções mais simples como Assistente e Recepcionista, Box Office (caixa), Street Marketing (explicar sobre o festival nas ruas) e Floater (substituto, trabalha onde necessitar de voluntário).

Para se inscrever em programas de voluntários, vá nos sites dos festivais que te interessa e busque o link Volunteer. Lembrando: alguns destes festivais possuem uma programação anual de voluntariado, não apenas na semana do festival. Inscreva-se!

Essas experiências foram tão importantes pra mim que eu as recomendo a todos que querem aprimorar o idioma e ainda adquirir experiência de vida.

Seguem abaixo algumas datas e links de festivais com programas para voluntários. Lembre-se de se inscrever com antecedência, pois a seleção e treinamento começam bem antes. Aproveite as oportunidades e divirta-se! Encontro você lá!

Mais informações sobre festivais podem ser encontradas no site See Toronto Now.

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Trabalho

    Topo