Siga-nos

OiCanadá

Dinheiro

Quanto se gasta durante um intercâmbio e como aproveitar o dia-a-dia no exterior com economia

[TATIANA LEITE] Quando decidi estudar em Toronto tinha 34 anos e meu principal objetivo era melhorar o inglês, aumentando assim minhas chances no mercado de trabalho brasileiro. Nunca havia saído do Brasil. O mais longe que fiquei do Rio de Janeiro foi quando passei 1 semana a trabalho em Manaus, assim mesmo hospedada na casa de uma amiga. Em relação ao intercâmbio no exterior, eu tinha duas preocupações principais: como o fato de ser negra afetaria minha vida na cidade e como sobreviveria com um orçamento baixo. Esse texto é sobre a segunda preocupação.

Depois de pesquisar algumas agências, optei por um programa da minha escola de inglês no Brasil. Sendo ex-aluna da escola, eu tinha confiança em seus profissionais e por ser a primeira vez fora do país julguei importante ter um contato próximo à minha casa aqui no Brasil no caso de qualquer eventualidade. O pacote de 12 semanas custou R$15.564,62. Incluía a hospedagem, 3 refeições e o material didático. A instituição em Toronto não recebeu a informação de que o material didático estava pago, então também precisei arcar com essa despesa durante a viagem. Mas quando voltei ao Brasil, fui reembolsada em 100%.

Dei entrada nos vistos canadense e americano antes de comprar minha passagem, acabei tendo os dois negados. Decidi, então, não tentar o visto americano e comprar a passagem por uma companhia aérea que não passasse pelo território americano. Por indicação, optei pela Copa Airlines e paguei R$1.857,13. O voo faz escala no Panamá. Com a passagem comprada, tentei o visto canadense novamente e dessa vez consegui. Uma dica que eu dou para quem não tem como comprovar renda é mandar junto com a documentação a passagem comprada com a data de ida e de volta para deixar claro que você tem intenção de retornar ao país.

Tatiana Leite - High Park

Tatiana no High Park

Seguindo o conselho de uma amiga, fiz para mim um Visa Travel Money (VTM), um cartão pré-pago internacional. Funciona como um cartão de débito e é aceito em várias lojas. Usando a função de débito não há taxa sobre o valor da compra, porém a cada saque nos caixas eletrônicos autorizados há uma cobrança que varia entre $1 e $2.50. Maiores informações nesse site.

Viajei com aproximadamente $2.400 no VTM e mais $300 dólares americanos em dinheiro. Em Toronto, muitas lojas aceitam pagamento na moeda americana. A vantagem do VTM é poder fazer transferências da sua conta bancária para a agência contratada e eles repassam, em menos de 48h, o valor em dólar para o cartão usando o câmbio do dia + IOF. O câmbio das agências costuma ser um pouco mais alto, contudo é a forma mais segura e barata de movimentar dinheiro. Na época, eu recebia todo dia 1º do mês uma quantia em dinheiro na minha conta, aproximadamente $300 dólares canadenses, então usei parte desse valor para aumentar minha renda.

Uma das primeiras coisas que fiz ao chegar no Canadá foi separar o valor que gastaria com o TTC (sistema de transporte de Toronto). Separei os valores dos cartões mensais em envelopes, $126 cada (na época), e os deixei trancados na minha mala para não correr o risco de gastar. Uma informação importante: o cartão mensal só pode começar a ser usado no 1º dia do mês. Como cheguei na 2a semana de maio, acabei comprando o cartão semanal de $75. O cartão semanal só pode começar a ser usado na 2a feira. Também separei o dinheiro para pagar o acesso à internet na homestay, que custava $25 por mês.

Tatiana Leite - TTC

No meu primeiro final de semana fui à Best Buy e comprei um laptop da marca Acer, modelo AS4752, por $469.99 (dei sorte de estar em promoção), uma câmera digital Samsung DV100 por $179.99 e um iPod nano de 8GB por $129.99. Duas semanas depois, comprei um Kobo Touch na loja Indigo Books por $99. Acrescentando a taxa de 13%, gastei um total de $993.24 em eletrônicos.

Tive sorte com relação à alimentação. Na casa em que fiquei hospedada a comida era liberada. Eu só não podia usar o fogão para cozinhar mais tinha liberdade para comer qualquer coisa que estivesse na dispensa, freezer e geladeira, e usar o forno elétrico e o microondas. Sendo assim, eu raramente comia na rua, exceto nos finais de semana. Como tenho uma amiga que mora na cidade, e era na casa dela que ficava nos finais de semana, na maioria das vezes íamos ao mercado comprar coisas para fazer porque ficava bem mais barato do que comer fora.

Apesar de eu não gostar de badalação, gosto de sair para beber, e aproveitei a estadia para experimentar diferentes cervejas. Aqueles que já leram sobre Toronto sabem que não é permitido beber na rua, sequer carregar sua bebida exposta. Comprava minhas bebidas na LCBO, e gastava uma média de $13 por 6 cervejas, que eram divididas com a minha amiga. Não era permitido levar bebida alcoólica para a homestay e também não era permitido levar comida para o quarto. Então eu não comprava nada extra para levar pra casa.

No primeiro mês, $12 era o valor que eu podia gastar por dia, mas esse valor variava para menos ou para mais conforme meus gastos. Toronto tem um verão muito seco e eu precisei comprar colírio e alguns remédios além dos que levei.

Evitei converter dólar para real. Por meu dinheiro estar todo em dólar, então não fazia sentido passar meu tempo convertendo. Só me traria aborrecimento. A exceção era quando eu pensava em comprar algo que eu sabia ter para vender no Brasil. Aí eu convertia e, se percebesse que não pagaria o valor em real, então eu não comprava. Fiz muito isso com roupas. Exemplo: vi um vestido por 20 dólares que achei bonito mas sabia que não pagaria 40 reais por ele, então não levei.

Economizei grana suficiente para estender minhas estadia por mais 1 semana e fui passear por Montreal e Quebec numa excursão bem barata que não me custou mais que $225. Em Chinatown, existem várias empresas de turismo que fazem excursões de ônibus a preços bem baixos. É tudo muito corrido, mas valeu a pena. É importante pegar indicação de qual a melhor agência de tours. A que eu fui não foi a melhor de todas.

Somente na última semana tirei meu cartão de crédito da mala. Assim mesmo, não gastei mais que 200 dólares. E eu também sabia que os demais cartões que eu havia deixado no Brasil estavam zerados, por isso abri essa exceção.

Toronto é uma cidade cara e com muitas tentações, principalmente para quem está saindo do país pela primeira vez. Deve-se tomar cuidado para não cair na ilusão de que é tudo muito barato porque, ao contrário do Brasil, o imposto não é incluído no valor. É importante lembrar que aquele roupa de 15 dólares, quando você chegar ao caixa, terá seu valor acrescido em 13%.

foto: anitakhart

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
35 Comentários

35 Comments

  1. Luiza

    15/dez/2014 at 19:11

    Pretendo ir ao Canadá no ano que vem. Alguma indicação de homestay?

  2. Carla

    19/ago/2014 at 20:25

    Oi Tati, li seus relatos e quero muito manter contato com vc, tb sou negra, tenho hj 40 anos e preciso urgentemente fluir no ingles, sou engenheira e estou enfrentado muitas barreiras em virtude da não fluência, tb tenho pavor de bicho em casa e quero saber mais a respeito da sua viagem, vc conseguiu fluência neste período?? não é pouco tempo 12 semanas?? hj consegui o intercambio por 12.000,00 + p/ Vancouver e já acho super caro, vc pagou muito mais….vamos nos falar. Obrigada Carla.

  3. Michele

    11/Maio/2014 at 15:06

    Tatiana,

    Adorei as dicas e a troca de informações do pessoal. Eu estou orçando para ir agora no começo de julho. Como vc tb estava com receio sobre minha idade, 35 e os valores que gastarei/dia.

    Obrigada a todos!

  4. André

    24/mar/2014 at 23:49

    Olá Pessoal, estou querendo ir para Toronto para estudar inglês por 03 meses, alguém tem uma média de valores de gasto por dia? Minha intenção é ficar em homestay, vocês tem alguma indicação? E de escola, alguma indicação?
    Obrigado.

  5. caio

    26/fev/2014 at 15:50

    estarei indo sabado (01/03) estou levando USD2400 vou passar um mes. Alguem indica alguma agencia para trocar por dolar canadense em toronto?

  6. Cleber

    19/fev/2014 at 14:14

    Ola.

    Mas qual o gasto médio mensal em Toronto? Sei que é pessoal mas estou muito preocupado com isso. Estou indo em maio, ficarei 6 meses, a principio em homestay, mas queria saber
    uma médias de gastos mensal, 1000, 2000, pode me ajudar?

  7. Daniela

    28/nov/2013 at 13:38

    Pessoal,

    Alguém vai em janeiro/fevereiro de 2014?

    Como vcs conseguiram o homestay? Com a escola?

  8. Vinicius Camargo

    25/nov/2013 at 12:26

    Boa tarde.

    Gostei bastante do post! Dicas de suma importância e amplo conhecimento. Eu vou para TO e ficar (aprox 6 meses – podendo estender). Irei em março/2014. Alguém também vai no começo do ano que vem? Se sim, por favor me mandem e-mail e vamos nos falando.

    E-mail: [email protected]

    Abraços e boa sorte a todos!!! =)

  9. Thais

    24/jul/2013 at 14:03

    Tatiana, como se dá o transporte público em Toronto? Vi que você fala em cartão mensal e semanal, mas como funciona? Compra por esse valor e usa o quanto quiser ou tem numero de vezes?
    Obrigada!

  10. Ingrid

    22/jul/2013 at 23:14

    Vou passar 18 meses, estou em pânico! Terei um responsável por mim no Brasil, que na verdade será apenas por questões burocráticas, pq na verdade vou estudar nove meses e trabalhar nove.

    • Larissa

      10/ago/2013 at 22:48

      Olá Ingrid,
      Me chamo Larissa e cheguei em Toronto ontem. Quando você chega no Canadá?
      Pq está em pânico? Inicialmente não sei se poderei te ajudar em muita coisa, mas caso queira tirar alguma dúvida, pode ficar a vontade, Se eu souber, responderei com todo prazer.

  11. J Rodrigues

    20/jul/2013 at 23:22

    Ótimo post Tatiana! Muito esclarecedor.

    E sobre a sua primeira preocupação? Vou para Toronto em setembro e também penso nisso.

    Obrigada!

    • Fernanda

      24/fev/2014 at 13:01

      Olá J Rodrigues,

      Também irei para Toronto em Setembro, fazer 4 semanas de inglês!

      Vamos manter contato!

  12. Grasiels

    20/jul/2013 at 00:47

    Mto bom o post. Adorei as dicas :)

  13. Rafael Mendonça

    19/jul/2013 at 12:41

    Adorei o post Yasmim , me mudo para Québec no final do ano e já fiz intercâmbio em Montréal. Imigrar se parece muito com intercâmbio na hora de levar a grana$… Mas cá pra nós não achei que esse foi um intercâmbio econômico nem de longe, não passa nem perto de um intercâmbio low coast. 1º eu evitaria as agencias de turismo e trataria direto com a escola, 2º não ficaria em homestay e sim num quarto cozinha banheiro, até dividiria com alguém. Fica mais barato, tive uma péssima experiencia com minha homestay.

    Abraço,
    Rafael

    • Yasmin

      22/jul/2013 at 10:10

      Olá Rafael.
      Contratei uma agência de turismo porque é a minha primeira viagem internacional então não tenho muita experiência nessas coisas, por isso achei melhor contratar.
      Decidi optar pela homestay porque quero ter contato direto com a cultura canadense.. Espero que a minha experiência com a minha hostfamily seja ótima rsrs..

  14. Rodrigo

    16/jul/2013 at 18:26

    Yasmim, eu também ouvia isso dos agentes CAD1000 para 1 mês.. eu decidi juntar um pouco mais e com certeza sobrou no final então eu trouxe um iPhone ;) como havia planejado.
    Eu fiz assim, levei roupa para uma semana e no final dessa primeira semana fui na excursão da escola para NY. Na volta passamos por um outlet e lá eu fiz a festa. Gastei uns USD 500 acho, mas é bem corrido (2 hs apenas). Você tem que sair pegando tudo que via pela frente rs. Comprei camisetas, calca jeans, blusas, jaquetas, polo, etc e essa roupa eu usei durante o restante da viagem. Mais no final da viagem fui no outlet de Toronto o Vaughan Mills e comprei mais algumas coisas hehe.
    – Eu levei 1700 no VTM e 300 em especie.
    – Excursões: 1ª semana NY 297 / 2ª semana Niagara Falls 48 sáb e Wonderland 50 domingo / 3ª semana Quebec, Montreal e Ottawa 247 e no último FDS Toronto :)
    – Comprei TTC semanais que eram uns 38 por semana

    A dica do Danilo é uma boa. Também não sou de beber, mas quando estiver lá não vai perder uma festa com o pessoal. Vale a pena os esquentas :)

    • Yasmin

      22/jul/2013 at 10:04

      Olá Rodrigo.
      Acho que vou levar +/- o quanto você levou..
      Espero aproveitar bastante :)
      Pretendo fazer os passeios que quase todos os turistas fazem (Niagara Falls, Quebec, Montreal, Ottawa e etc. Mas gostaria que você me indicasse lugares que eu posso “imperdíveis” em Toronto ;)

    • sil

      28/Maio/2014 at 04:53

      oi rodrigo estou indo para toronto dia 11/06 poderia me dar umas dicas desses passeios …
      principalmente do para nova york.
      e qnto a valores minha prima tb me sugeriu mil dolares… q vc acha ? serao 3 semanas

  15. Rodrigo

    15/jul/2013 at 19:49

    Olá Tatiana, que texto legal!! Lembrei de quando estive em Toronto, no ano passado. Temos muitas coisas em comum. Também tive muitas aflições por também ser minha primeira vez no exterior. Mas quando cheguei aí não fiquei convertendo moeda o tempo todo, senão você não vive, enfim, Toronto é simplesmente SENSACIONAL!!!!! Recomendo para aqueles que ainda não conhecem :)

  16. Alexandre Cortat

    15/jul/2013 at 17:35

    Olá Tatiana,

    Tive meu visto negado, quero refazer todo o processo, quais as dicas que você acha que podem me auxiliar.

    Meu email: [email protected]

    Obrigado

    • Tatiana Leite

      15/jul/2013 at 23:00

      Alexandre, eu resolvi pagar uma despachante de SP que foi indicada por uma amiga. Paguei pela análise e envio dos documentos mas achei que foi a melhor opção. Se quiser te passo o contato.

  17. Yasmin

    15/jul/2013 at 09:21

    Muito bom o texto!
    Tatiana, você disse que no primeiro mês você gastou em torno de $12 por dia.. Você recomenda levar quanto em dinheiro para uma pessoa que vai passar 4 semanas em Toronto? No meu pacote tá incluso half board..

    • Tatiana Leite

      15/jul/2013 at 18:24

      Yasmin, depende muito do que você pretende fazer por lá. Se você quiser sair para comer todas as noites, sair para noite e ainda fazer compras 12 doláres por dia é bem pouco. Se você tiver condições acredito que o valor que levei para 12 semanas seja uma média boa para 4 semanas com conforto.

      • Yasmin

        16/jul/2013 at 10:35

        Olá, Tatiana, obrigada por responder.
        Pretendo aproveitar fazendo excursões, compras (não muita) e ir à balada pelo menos uma vez a cada semana.
        Tô em uma dúvida terrível de quanto devo levar..

    • Rodrigo

      15/jul/2013 at 19:54

      Olá Yasmin, eu também passei 4 semanas em TO estudando inglês. Acredito que é o suficiente esse valor sim. Eu tb tinha meia pensão e na verdade você nem sente tanta fome no almoço, as vezes você come algum sanduíche, salgadinho ou salada de fruta e não gasta nem CAD 10. É claro que para as baladas você vai estourar esse valor. Uma cerveja long neck é uns CAD 7 (bem caro). Você levando uns CAD 2.000 é o suficiente para esse período para comprar algumas roupas, comer fora, baladas, excursões. Só não dá para eletrônicos… Espero ter ajudado. Boa viagem!

      • Yasmin

        16/jul/2013 at 09:50

        Olá, Rodrigo, obrigada pela resposta.
        Vou levar VTM e dólar em espécie. Quanto você acha que devo levar em espécie?
        Quanto você gastou em baladas, excursões e roupas?
        obs: não faço muita questão de beber, então não terei preocupação em gastar com bebida rsrs
        A minha agente de viagem disse que CAD 800 é o suficiente, mas você disse que CAD 2.000 é o suficiente para esse período.. Agora fiquei na dúvida rsrs

    • Danilo

      15/jul/2013 at 20:02

      Yasmin,
      como na sua homestay você terá apenas café da manhã e jantar, você terá que almoçar na rua ou, se for possível, preparar a sua refeição em casa e levar para a escola. Em média, quando morei em Toronto no final de 2011, gastava de $7 a $15 para ter um bom almoço! Além disso, você deve levar em consideração o TTC card mensal (transporte público) $128,50, e as suas comprinhas e festinhas à noite!! Normalmente as entradas nas festas são FREE ate um determinado horário, mas lá dentro as bebidas costumam ser uns $7 a long-neck! Então, não se esqueça de um “esquenta” na casa de um dos amigos antes de ir para a festa!!! =D Um item indispensável é o VTM, como a Tatiana falou acima. Com ele você terá seu dinheiro protegido e algum parente seu aqui no Brasil poderá depositar dinheiro pra você de uma forma prática e rápida!!!

      Espero ter ajudado em algo!!!

      • Yasmin

        16/jul/2013 at 10:13

        Oi Danilo, obrigada pela resposta.
        Não farei questão de ter um excelente almoço todos os dias, claro que uma vez por semana posso fazer exceção rsrs..
        A minha maior dúvida é no quanto devo levar.. Como comentei na minha resposta ao Rodrigo, a minha agente de viagem disse que CAD 800 é o suficiente, mas tô achando pouco..
        Terei que comprar o TTC Card só que em vez de ser o mensal será o semanal já que irei à Toronto no meio do mês e que, conforme a minha pesquisa, o semanal está em torno de $43, sendo $172 as 4 semanas. Se tratando do almoço, farei o cálculo com a média de gasto de $10 por dia multiplicando por 31 dá $310. Então só com esse pequeno cálculo dá um total de $ 482, sobrando, portanto, $318 para gastar com o que der.. isso de acordo com o valor que a minha agente indicou ($800).
        $318?? tenho quase certeza que irei querer gastar mais. .
        Claro, vou querer aproveitar o intercâmbio fazendo excursões, compras e baladas. Mas não quero gastar muito, então qual valor você acha que é o suficiente e que dê para aproveitar?

        • Yasmin

          16/jul/2013 at 10:24

          Ah.. esqueci de comentar que o meu VTM é junto com a minha carteirinha internacional de estudante, então terei desconto em algumas coisas, como o TTC Card, né?

          • Danilo

            16/jul/2013 at 16:10

            Yasmin,
            realmente $800 é bem pouco já que você pretende fazer algumas excursões nos finais de semana. Para você ter uma ideia, existem algumas empresas de turismo “conveniadas” às escolas que realizam viagens nos finais de semana que custam em média $230 (3 dias e 2 noites em French Canada: Ottawa, Montreal e Quebec), $300 (4 dias e 3 noites em Washington D.C.), $350 (4 dias e 3 noites em New York City; achei o melhor passeio de todos os outros). Lembre-se que é necessário o visto americano para você descer para os EUA!!!
            Como o Rodrigo falou ai acima, acho que $2000 para passeios e alimentação é uma boa quantia (para eletrônicos e outras compras vai ser preciso um pouco mais)!!! Como você vai ficar apenas 4 semanas, aproveite ao máximo!! Tem restaurantes do mundo inteiro, e a graça é você não repetir os restaurantes para poder conhecer o mundo inteiro em apenas uma cidade!!! =D Olha, quando morei em Toronto, eu tinha essa carteira de estudante também (ISIC), porém só me concedia desconto no cinema! Não sei se eles não foram com a minha cara ou se tinha alguma regra especial para comprar o TTC card com desconto!!! Para qual cidade você vai e quando embarca??

    • Ana Cláudia

      16/jul/2013 at 10:52

      Assim como Yasmin eu também tô indo pra passar 4 semanas e quero agradecer à Tatiana pela matéria e à todo o pessoal que comentou, pois com a experiência de quem foi, quem vai tem uma noção melhor do que esperar na viagem. Já tenho umas ideias sobre como devo planejar minha rotina, controlar meus gastos, quanto devo levar e como proceder caso precise de mais dinheiro. Um forte abraço.

      • Yasmin

        16/jul/2013 at 13:06

        Olá, Ana Cláudia.
        Você vai em qual período à Toronto?
        Podemos trocar emails? Qual o seu?

        • Ana Cláudia

          17/jul/2013 at 12:01

          Oi Yasmim, tudo joia?!
          eu tô indo em julho/2014, com fé em Deus ( rsrsrsr…)

          Anota meu e-mail: [email protected]

          Um abraço.

          • Bruno

            09/dez/2013 at 14:27

            vais em julho pra toronto Ana?
            também estarei indo…. em julho 2014 qse tudo certo já.. poderiamos trocar emails?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Dinheiro

Posts Populares

Topo