Siga-nos

OiCanadá

Montreal

Rodízio Brasil: Tá com saudade de churrasco? Aqui é o lugar!

Eu não faço muita justiça ao estereótipo que os gringos têm do brasileiro. Não gosto de samba, não sei dançar, não curto Carnaval, não gosto de caipirinha…Mas existem duas coisas das quais eu nunca consegui escapar: a saudade da comida e a paixão por futebol. E foram essas duas vontades que me fizeram visitar o restaurante Rodízio Brasil, em Montreal, para assistir a um dos jogos da Seleção pela Copa das Confederações.

Eu já tinha ouvido falar do Rodízio Brasil por indicação de amigos e resolvi testar. O proprietário do restaurante é Daniel Pires, um português que se apaixonou por nossa cultura e culinária em sua primeira visita ao Brasil, em 1982. Logo depois ele abriu a primeira churrascaria brasileira em Portugal, levando nosso famoso rodízio para a Europa. Apesar do sucesso, os problemas econômicos em seu país de origem trouxeram Daniel e sua esposa – uma brasileira – para Montreal no início do ano passado. “Nós chegamos em março de 2012 e em julho o restaurante foi inaugurado”, diz. Apesar do pouco tempo até abrir as portas, o Rodízio Brasil foi bem pensado. A casa histórica onde fica o restaurante foi construída no século 19, na Velha Montreal, e foi totalmente reformada, mantendo estrutura original e ganhando uma decoração chique e harmoniosa.

Daniel se sente brasileiro e se diz orgulhoso de ver seu restaurante se tornar um lugar para celebrar nossa cultura, um lugar onde brasileiros vão quando estão com saudade de casa e com desejo dos sabores da nossa culinária. “Eu faço tudo da forma mais autêntica possível. Adoro mostrar a cultura brasileira para o resto do mundo e amo fazer parte dessa comunidade”, diz ele.

O homem por trás da festa

O dia que eu escolhi para visitar o Rodízio Brasil foi um dia especial. A Seleção estava estreando na Copa das Confederações e o restaurante organizou uma festança para mostrar nossa alegria para uma equipe de TV do Quebec. Passistas de samba, percursionistas, todo mundo vestido de verde e amarelo.

E o responsável por tudo isso foi Hamilton Cidade, um personagem conhecido da comunidade brasileira de Montreal. Ele está aqui há 14 anos e se especializou justamente nos problemas referentes à imigração e à adaptação dos imigrantes a uma nova cultura, uma nova realidade. Uma das ferramentas que Hamilton utiliza para ajudar na integração à comunidade brasileira é organizando festas como essa: uma festa que agrega pessoas em torno de um jogo de futebol, ou da música, ou da dança, ou tudo isso junto. “Eventos como esse não só nos ajudam a manter nossa brasilidade, mas também ajudam a comunidade local a ver e entender nossa cultura”, diz ele, que também organiza o Brazilian Carnival Summer Fest, um carnaval brasileiro que acontece durante o evento Week-ends Du Monde, no Parque Jean Drapeau, em julho (esse ano o evento aconteceu no domingo, dia 14). “Em cada evento a gente mostra um pouco mais da nossa cultura; cada evento é um intercâmbio cultura entre Brasil e Canadá, entre Brasil e Quebec”, completa.

A comida

Eu não conheço muitos restaurantes brasileiros no exterior. Já visitei dois aqui em Montreal e posso dizer que o Rodízio Brasil é bastante fiel a nossa culinária. O restaurante é dividido em dois ambientes: a churrascaria e o boteco. Na churrascaria, todo o ritual faz você se sentir naquele almoço de domingo com a família, quando ninguém quis ir pra cozinha e o rodízio foi a opção: cortes de carne brasileiros, buffet de saladas, arroz, feijão preto… tudo que temos direito!

Mas, para os jogos de futebol, o evento acontece no boteco, que fica no térreo da casa de dois andares. O cardápio é de dar água na boca: aipim frito, polenta frita, carne do sol, bolinho de bacalhau, risole de camarão, frango a passarinho, banana frita e, claro, cerveja nacional (do Brasil) e Guaraná Antarctica. Vale a pena ficar ligado na programação do restaurante no Facebook e dar uma passada lá, já que eles também transmitem alguns jogos do Campeonato Brasileiro.

Serviço

  • Rodízio Brasil – Montreal
  • Endereço: 160, Rue Notre Dame Est – Vieux-Montreal
  • Horário de Funcionamento: De segunda a domingo, das 11am às 11pm
  • Telefone: (514) 508-3883
  • Website: rodiziobrasil.ca
  • Email: [email protected]
Continue lendo
Publicidade

Júlia é formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia e tem mais de 5 anos de experiência com Assessoria de Imprensa e textos para publicações e sites corporativos. Veio para Montreal em março de 2012 e se apaixonou pela cidade! Atualmente, ela faz cursos de extensão em Jornalismo na Universidade Concordia.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Montreal

Topo