Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Os canadenses são bonitos?

O título desse post é uma das perguntas mais frequentes de quem não conhece o Canadá. A beleza sempre causou fascínio nas pessoas, e apesar de ser algo extremamente subjetivo e diferir bastante nos seus critérios, muitos a consideram fundamental.

Em outubro do ano passado, a revista francesa Maquillage et Motocyclette publicou uma lista dos Top 25 Países com Pessoas Mais Atraentes, mencionando o povo canadense como um dos mais sem atrativos do mundo. Segundo a editora-chefe da revista, Chantelle DuBois, “isso se deve ao fato de muita gente no Canadá usar roupas quentes em excesso, como calças de moletom”. Por um outro lado, o site de viagens MSN Travel publicou uma lista das 10 cidades com pessoas mais bonitas do mundo, citando Montreal e Vancouver como lugares de mulheres e homens bonitos respectivamente.

Não há como negar que, em se tratando de beleza, cada um tem a sua opinião. O padrão estético varia muito de um lugar para o outro, e está sempre mudando. Modelos dos anos 40, 50 e 60 seriam consideradas totalmente fora de forma nos dias de hoje, assim como as mulheres rechonchudas retratadas em quadros renascentistas. Em cada cultura existe um novo conceito do que é bonito. Enquanto a magreza é apreciada em países desenvolvidos, como os da Europa e América do Norte, as nações mais pobres do planeta tendem a preferir o contrário.

Se no Brasil ter um bumbum avantajado é algo valorizado, no Canadá muitos o consideram uma falha estética. Em séries de TV e filmes americanos, mulheres magras, como as atrizes Megan Fox e Gwyneth Paltrow, são consideradas símbolos de sensualidade. Já as Panicats ou dançarinas do grupo É o Tchan seriam vistas por boa parte dos canadenses como mulheres totalmente fora do padrão de beleza. É como se cada país tivesse uma regra do que é ou não atraente.

É claro que em uma cidade cosmopolita como Toronto, é possível encontrar todo estilo de beleza. No entanto, apesar de cada um ter a sua opinião do que é belo, os cientistas já chegaram à conclusão de que alguns elementos estéticos são apreciados pela humanidade em geral, independente do fator cultural. Características relacionadas à fertilidade e à jovialidade em mulheres (como cintura estreita e pele macia) são consideradas belas por homens de qualquer parte do mundo. Rapazes com peitoral desenvolvido, maxilar vigoroso e braços fortes são traços que atraem o público feminino em geral.

Talvez um exemplo disso é que celebridades como os canadenses Avril Lavigne e Ryan Reynolds, assim como os brasileiros Gisele Bundchen e Rodrigo Santoro, já tenham sido citados diversas vezes na lista dos mais bonitos do mundo de acordo com revistas de diferentes nacionalidades. E mesmo que a mídia seja a responsável por ditar “regras” do que é belo ou feio, a beleza está no olho de quem vê. E nisso todo mundo está de acordo.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo