Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Location Location Location

Uma das coisas mais importantes no processo de mudança é encontrar uma moradia apropriada. As opções são inúmeras, e decidir qual é a melhor depende muito da sua situação e objetivos.

Para um estudante que fica por alguns poucos meses, ficar em casa de família pode ser a melhor opção, por ter já todo conforto de uma casa mobiliada e amenidades como televisão e internet. Se sua estada for mais longa (ou eterna) talvez uma locação mais reservada seja mais apropriada, especialmente se sua esposa ou marido vem junto.

Independente de qual tipo de moradia você escolher, um detalhe em comum é muito importante de verificar, que muitos acabam deixando de notar: a localização do imóvel.

Como estudantes ou imigrantes, a maioria de nós está vivendo “on a budget”, como eles dizem aqui. Nosso dinheirinho é contado e na busca por uma moradia tendemos a ter em mente o custo mensal de aluguel e (em alguns casos) das contas. Mas acabamos nos esquecendo de verificar outros detalhes como proximidade de supermercados, facilidade de pegar transporte público, opções de emprego, etc.

Toronto sendo uma das poucas exceções, a maioria das cidades canadenses possui uma geografia bem ao estilo americano: são espaçadas e não são pensadas na conveniência de quem anda a pé. O sistema de transporte público, apesar de ser muito bem cuidado e extremamente preciso no cumprimento dos horários, não atende completamente todos os bairros e muitas vezes uma viagem que levaria alguns minutinhos de carro pode levar o triplo do tempo de ônibus pelo simples fato de ter que trocar de linha uma ou duas vezes durante o trajeto.

Estes detalhes podem aumentar bastante o seu gasto mensal, pode ser o suficiente para compensar pagar aqueles CAD$200 a mais por mês na casa ao lado da faculdade ao invés daquela algumas quadras mais longe. Principalmente se estivermos falando do inverno, onde caminhar por cinco minutos na rua pode ser uma tarefa tão dura quanto fazer uma trilha de aventura.

Abaixo algumas dicas que me ajudaram:

  • Distância do objetivo: Se você está estudando, principalmente se faz um College, busque conseguir uma moradia o mais próximo possível da escola. O gasto com ônibus aqui pode passar dos CAD$200 mensais, isso sem contar o tempo gasto nas viagens de ida e de volta.
  • Acesso a supermercados: fazer compras não é tão simples assim. No Brasil não temos a cultura do “super savings”, ou seja, comprar aqueles potes gigantes para economizar. Mas aqui isso existe, e meia dúzia de itens já são suficientes para ser impossível de carregar em sacolas, a solução é confiar no carrinho de compras.
  • Proximidade de clínicas e farmácias: uma consulta médica aqui é muito cara, por isso tenha um seguro de saúde de qualidade. No caso de emergência mais “leve”, como gripes, mal-estar e outros probleminhas que não sejam graves, os hospitais são desaconselhados. A solução é passar numa “Walk-In Clinic” ou em uma rede de farmácia com médicos à disposição (algumas lojas grandes como a Target muitas vezes oferecem este tipo de serviço).
  • Transporte público: alguns bairros são atendidos por uma linha de ônibus apenas e pode ser que essa linha não funcione no domingo ou após certos horários. Vale a pena conferir estes detalhes antecipadamente para evitar surpresas.
  • Alternativas de emprego: para muitos estudantes ter um emprego é uma obrigação para conseguir se manter, portanto estar localizado em uma região que te proporciona opções de emprego ajuda em muito. Procure por locais próximos a shoppings centers, ou em zonas empresariais. Muitas das opções baratas de moradia ficam em bairros residenciais afastados dos centros onde os empregos para estudantes estão disponíveis.

Parece difícil, principalmente se você está lendo isso ainda no Brasil planejando sua viagem. Mas não se preocupe, descobrir isso tudo é bem simples, basta dar uma passeada pelo bairro usando o Google Street View. Felizmente hoje temos a internet para dar suporte e as informações que o Google Maps oferece são extremamente precisas, inclusive com todas as linhas de ônibus disponíveis, horários e conexões.

Este tempo extra de planejamento pode te salvar alguns belos dólares por mês. E quando você está “living on a budget”, quaisquer “dez conto” podem fazer toda diferença.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Mauricio é paulista, natural de Guaratinguetá, formado em Marketing pela ESPM de Sao Paulo com especialização em Coordenação de Eventos Corporativos. Com mais de 10 anos de experiencia em produção de eventos no Brasil, se mudou para o Canadá no final de 2013 e atualmente reside em Mississauga, na GTA, e está se adaptando à vida canadense.

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Experiência

    Topo