Siga-nos

OiCanadá

Lazer

E aí? Vamos tomar uma?

Por incrível que pareça, a resposta não é tão simples assim. O consumo de bebidas alcoólicas aqui no Canada é regulamentado, e comprar aquela cervejinha pode se provar mais complicado do que ir à padaria da esquina e pegar umas latinhas.

Para falar bem a verdade esse é o único ponto negativo que encontrei até agora vivendo aqui. Comprar uma cerveja ou vinho (ou qualquer que seja sua bebida preferida) é um ato que exige certo planejamento.

Primeiramente, a venda é controlada pelo Liquor Control Board of Ontario (Junta de Controle de Bebidas Alcoólicas de Ontário), mais conhecido como LCBO. Isso significa que apenas as lojas que pertencem ao LCBO podem vender bebidas alcoólicas e durante os horários autorizados.

Me lembro bem quando cheguei e fui passear por um supermercado e qual não foi a minha surpresa após rodar a loja de cima a baixo e não encontrar uma latinha de cerveja sequer. Foi quando descobri que apenas as lojas do governo LCBO e The Beer Store têm autorização para a venda de álcool, isso sem contar algumas raras lojas de vinhos.

As lojas LCBO tem um posicionamento mais chique, nelas se pode encontrar de tudo: vinho, cerveja, vodka, whisky, etc. Não apenas produzidos localmente, mas importados do mundo todo. A seleção é impressionante, principalmente se considerarmos que é um monopólio do governo, e as opções são para todos os bolsos. Um detalhe interessante é que a famigerada HST (a taxa canadense) não se aplica aqui. O preço que está na prateleira é o que você vai pagar no caixa.

The Beer Store

As lojas The Beer Store, como o nome já diz, vendem apenas cervejas. É bem interessante o conceito dessas lojas, que mais parecem um armazém de bebidas, daqueles que a gente só encontra hoje em dia nas cidades do interior. Além de vender cerveja, faz parte da política da rede comprar de volta os cascos e embalagens, incentivando a reciclagem.

Como as lojas raramente ficam perto de casa, o que a maioria das pessoas faz é comprar as bebidas planejadamente e em grandes quantidades. É bem comum encontrar caixas de 32 garrafas tipo “long neck” de cerveja ou até maiores. Nos finais de semana, ver carros com os porta-malas abarrotados de caixas de cerveja é normal, pois todo mundo aproveita a viagem para reabastecer o estoque, reciclar as garrafas vazias e economizar uma graninha no processo.

Existem em alguns locais pequenas lojas que também vendem vinhos, como é o caso da Wine Rack, encontrada em alguns shoppings, mas elas somente vendem vinhos locais e que, normalmente, são bem simples. Você, claro, tem a opção de ir a um pub ou restaurante matar a “sede”, mas as bebidas são apenas para consumo no local e tenha em mãos um documento de identidade, pois a idade mínima de consumo (19 anos) é respeitada com seriedade.

Felizmente há um projeto do governo para colocar quiosques LCBO em supermercados e facilitar a comprar para o cidadão, como você pode conferir na  matéria Supermercados de Toronto ganham quiosques LCBO até o final do ano. Por enquanto, o jeito é continuar respeitando o calendário de compra.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Mauricio é paulista, natural de Guaratinguetá, formado em Marketing pela ESPM de Sao Paulo com especialização em Coordenação de Eventos Corporativos. Com mais de 10 anos de experiencia em produção de eventos no Brasil, se mudou para o Canadá no final de 2013 e atualmente reside em Mississauga, na GTA, e está se adaptando à vida canadense.

6 Comentários

6 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Lazer

    Topo