Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Que tal comprar um usado?

Grande parte da vida de um novo imigrante aqui no Canadá, pelo menos da minha, é conseguir viver “on a budget” (com dinheiro contado). Aqui é muito fácil perder a conta e passar do ponto, pois o custo de bens materiais, como eletroeletrônicos, utensílios de cozinha, roupas e outros é consideravelmente menor* do que no Brasil. Isso sem contar as promoções que vira e mexe aparecem para nos tentar.

Por mais barato que as coisas sejam (ou pareçam ser) nas lojas, eu sou do tipo de pessoa que gosta de fazer meu rico dinheirinho valer até o último centavo e nunca me canso de caçar barganhas. E felizmente a cultura capitalista norte-americana nos providencia a oportunidade de ter muitas coisas por muito pouco, basta saber procurar.

Existem aqui dois sites de classificados que são muito usados: o Craigslist.com e o Kijiji.ca. Os sites funcionam de uma maneira bem parecida com o Mercado Livre que eu utilizava muito no Brasil. Com algumas diferenças bem básicas.

Ambos são classificados, portanto se você tem algo para vender, trocar ou mesmo se está procurando algo específico, basta criar um anúncio e aguardar as ofertas. Até aqui igualzinho o Mercado Livre. Tudo muda na hora de comprar, pois nestes sites você não tem a opção de fazer pagamento através do site, você entra em contato direto com o anunciante e combina com ele os detalhes da transação: data e local da entrega e o método de pagamento.

Eu sei que para nós brasileiros, infelizmente, este sistema parece ser impossível de confiar (a primeira compra que fiz foi com muita relutância), mas aqui a “falta de garantia” é solucionada pela cultura canadense. É muito raro ter sacanagem nas transações, uma vez combinados os termos (via e-mail mesmo ou por uma ligação rápida de telefone) os mesmos são cumpridos à risca. A parte incômoda é que, em 99% dos casos, é necessário retirar o item com o comprador, pois poucas pessoas fazem envio de encomenda.

Como falei, aqui às vezes as coisas estão tão baratas que as pessoas compram sem pensar muito se necessitam mesmo do item. Por isso não se surpreenda se você comprar algo ainda novo na caixa ou com muito pouco uso. Eu mesmo já encontrei até mesa de sinuca novinha em folha, em tamanho oficial, com todos os acessórios de graça (isso mesmo Cad$00000,000), tudo que bastava era ir buscar na casa do cidadão.

Agora que você já conhece mais esse tijolinho amarelo no “caminho do imigrante”, te desejo boa caça e melhores ainda economias.

Um abraço e até a próxima semana!!!

*Quando comparo custo de vida não faço conversão de moeda, pois o trabalhador canadense recebe em Dólar e gasta em Dólar, enquanto o trabalhador brasileiro recebe em Real e gasta em Real. Portanto quando comparo valores penso em valores absolutos, por exemplo: um Toyota Corolla no Canadá custa $19.920,00 e o mesmo Corolla no Brasil custa $59.265,00, ou seja considero os valores não convertidos. Em um outra oportunidade vou falar com mais detalhes sobre custo de vida aqui no Canadá.

Leia também: Craigslist: dicas para não cair nas armadilhas deste site de negócios

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Mauricio é paulista, natural de Guaratinguetá, formado em Marketing pela ESPM de Sao Paulo com especialização em Coordenação de Eventos Corporativos. Com mais de 10 anos de experiencia em produção de eventos no Brasil, se mudou para o Canadá no final de 2013 e atualmente reside em Mississauga, na GTA, e está se adaptando à vida canadense.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Experiência

Topo