Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Governo canadense facilita a permanência de estudantes no país

Como parte de sua estratégia para atrair e manter estudantes internacionais no Canadá, o governo passou a permitir, a partir desse mês de junho, que portadores do visto de turista solicitem uma permissão de estudos sem ter que sair do Canadá.

Em outras palavras, quem veio para o Canadá com visto de turista pretendendo ficar menos de 6 meses, e agora pretende fazer um curso com duração acima de 6 meses, seja de inglês ou uma graduação em faculdade,  não precisa mais sair do país para solicitar a permissão de estudos.

Para quem quer estender o visto de turista com o objetivo de estudar menos do que 6 meses, nada mudou. Basta solicitar a extensão do visto de turista. Este post tem o objetivo de esclarecer as mudanças para a solicitação da permissão de estudos para cursos com duração de mais de 6 meses, por quem possui somente um visto de turista.

  • V-1 ou SX-1 → S-1

V-1 (turista — visto de residente temporário para turismo — até 6 meses); SX-1 (turista — visto de residente temporário para estudo de curta duração — até 6 meses); S-1 (estudante — permissão para estudo de longa duração — acima de 6 meses)

Requisitos e como aplicar

O pedido da permissão de estudos pode ser feito pelo site da imigração, desde que você possua todos os documentos necessários digitalizados, via scanner ou câmera fotográfica, ou pelo correio, usando o formulário IMM 5709.

Para solicitar sua permissão de estudo, você vai precisar de um passaporte que seja válido por toda a duração do curso. A permissão de estudo emitida não pode possuir uma data de validade maior do que a validade do seu passaporte. Se o seu passaporte brasileiro está para vencer, vá até o Consulado Brasileiro em Toronto e solicite um novo passaporte antes de aplicar para a permissão de estudos.

Antes de pedir sua permissão de estudos, você também vai precisar se matricular em uma escola ou faculdade canadense. A partir de 15 de julho de 2014, somente instituições que possuem um número de DLI estão autorizadas pelo governo a qualificar estudantes para uma permissão de estudos. Até esta data o governo estará aceitando o processo antigo. Em outras palavras, isso quer dizer que se você pretende dar entrada no seu pedido de permissão de estudos antes do dia 15 de julho, a escola em que você se matriculou não precisa ter um número de DLI. Lembrando também que para estudos com duração abaixo de 6 meses não será necessário se matricular em escolas com DLI.

Além da carta de aceitação da escola, você também vai precisar enviar documentos que comprovem sua identidade (passaporte e fotos) e que você possui condições financeiras de se manter no Canadá (extrato bancário dos últimos 4 meses, comprovante de pagamento do curso e de acomodação, entre outros). É preciso ter disponível o valor total do curso mais CAD$833 para cada mês que você for ficar no Canadá.

Outra questão importante é que, apesar de não ser um requisito para solicitar a permissão de estudos, o seu visto de turista vai precisar permanecer válido por todo o período do curso. Se o seu visto vai expirar durante o curso, prepare-se para solicitar a renovação do seu visto de turista APÓS a aprovação da sua permissão de estudos. Não solicite a renovação do visto de turista antes de receber a aprovação da sua permissão de estudos, pois ela irá servir como documentação para justificar seu pedido de renovação do visto de turista.

A taxa para pedido de permissão de estudos é de CAD$150. Você vai precisar de um cartão de crédito e um email para efetuar a transação online. Se você for fazer todo o processo online, certifique-se de digitar um email válido para receber os emails com notificações do CIC. Se não tiver certeza de estar recebendo as notificações em seu email, acesse sua conta no site para ver as atualizações do seu processo. Se você for fazer o processo pelo correio, certifique-se de ter uma impressora para poder enviar o comprovante de pagamento junto com seu pedido.

Aqui vai o link para solicitar sua permissão de estudos de dentro do Canadá.

Se você quer continuar estudando em Toronto e ainda não renovou sua matrícula na escola, solicite atendimento para renovação de visto através desse formulário.

Boa sorte!

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo