Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Uma constante lição de humildade

Uma das primeiras coisas que notamos quando chegamos no Canadá é a imensa quantidade de pessoas de diferentes culturas que aqui convivem. Culturas estas aparentemente impossível de se mesclarem, mas que de uma maneira impressionante todos parecem achar seu lugar.

Confesso que demorei um tanto para entender o conceito por completo. E afinal entendi que isso é a verdadeira definição de acessibilidade. Pois independentemente de onde você trabalhe (seja lixeiro, faxineira, médico ou advogado) todos fazem compras nos mesmos supermercados, frequentam o mesmo shopping center e comem nos mesmos restaurantes. É óbvio que estes profissionais não ganham o mesmo salário, mas o acesso é livre à todos.

Existe um motivo para isso. Sendo um país composto de imigrantes, todos que aqui chegam são forçados (de alguma maneira) a provar seu valor. Começar tudo outra vez do marco zero.

Recomeçar muitas vezes quer dizer abandonar seu ego de profissional diplomado com carreira promissora no Brasil e ir descarregar caminhão em galpão logístico. Ou fazer sanduíches em restaurante fast food.

O sucesso não vem fácil nem rápido. Tem que ser batalhado, conquistado a cada dia e nunca sem ajuda.

Este processo faz com que os que já conquistaram seu espaço saibam reconhecer e respeitar aqueles que ainda estão “correndo atrás”.

Essa história não é só minha, mas também de vários amigos e amigas que aqui vivem. Alguns já bem sucedidos, outros (como eu) ainda no caminho. Todos com a certeza de que a recompensa vale a pena.

E a todos estes amigos que me ajudam e compartilham suas histórias comigo, agradeço do fundo do coração!

*Este texto foi inspirado no e-mail de uma leitora que me pediu uma “visão realista”, pois tudo que ela encontrava eram depoimentos “super-otimistas” e isso não lhe parecia possível.

..

foto: Bernhard Benke

3 Comentários

3 Comments

  1. Conceição Patara

    07/ago/2014 at 9:17 PM

    Parabéns pelo texto. É isso aí: perseverar sempre!!! Acredito no seu sucesso!!

  2. Vitor H. Prudente

    24/jul/2014 at 8:09 AM

    Parabéns polo este texto. em 2012 foi para Toronto, e apesar de ter ficado pouco tempo pude comprovar muito desta cultura, nos Brasileiros temos que aprender muito para chegar neste nível, em todo os aspectos.

  3. Juliana Carneiro

    21/jul/2014 at 1:42 PM

    Parabéns pelo texto Maurício, até me emocionei ao lê-lo pois é a realidade da maioria dos brasileiros que chegam aqui no Canadá. Deixamos no Brasil saudades de quem ficou, mas carregamos no peito uma esperança de encontrar um mundo melhor e mais generoso. Recomeçar não é uma tarefa fácil, como você disse “abandonar o ego de profissional diplomado” e ir trabalhar como chapa de caminhão ou como cozinheira em um restaurante, requer paciência e perseverança. Em primeiro lugar nunca podemos deixar de lado nossos princípios morais e a humildade, tenho orgulho de ser brasileira, pois carrego nas veias o sangue de uma gente que luta por um amanhã melhor sempre com um sorriso no rosto para driblar as adversidades do caminho. Sempre digo que vir morar no exterior é uma experiencia que todos deveriam ter, pois desta forma temos a oportunidade de conhecer outra nação, outros povos e também de crescermos como seres humanos. A escolha de vir para o Canadá foi justamente a questão do país ser adepto a imigrantes, essa mistura de raças faz com que o país se torne acolhedor e indiferente as desigualdades sociais.

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Maurício Marcondes

Mauricio é paulista, natural de Guaratinguetá, formado em Marketing pela ESPM de Sao Paulo com especialização em Coordenação de Eventos Corporativos. Com mais de 10 anos de experiencia em produção de eventos no Brasil, se mudou para o Canadá no final de 2013 e atualmente reside em Mississauga, na GTA, e está se adaptando à vida canadense.

Mais em: Experiência

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!