Siga-nos

OiCanadá

Notícias

Trip Planner calcula trajetos com horário de saída e chegada de forma precisa e ajuda a evitar atrasos

Hoje quero dar uma dica para quem mora na GTA e precisa “viajar” para chegar ao trabalho, escola, reunião, enfim. É uma ferramenta que eu uso para me programar quando tenho um compromisso e preciso ficar ligado no horário. O Trip Planner da Google (não, não estou sendo pago pela empresa).

O Google Maps acredito que a maioria já conheça e já tenha usado pelo menos uma vez. Se ainda não usou basta digitar um endereço qualquer (pode ser o da sua casa mesmo) na barra de pesquisa do Google. Quando o resultado da pesquisa aparecer, logo abaixo da barra aparecerão várias opções (Web, Noticias, Imagens, etc.) e uma delas será “Mapas”.

Nessa página, se arrastarmos o ponteiro do mouse até em cima do endereço (canto superior esquerdo), deve aparecer a opção “Rota”. Escolhida aparecerá uma segunda barra onde deve-se colocar o endereço do destino. Uma vez colocado a ferramenta traçará a melhor rota baseada em suas preferências (mais rápida, mais curta, com menos transito, etc.).

Repare agora que existem opções de como percorrer este trajeto (carro, transporte público, caminhando, bicicleta, etc.) Estas opções ficam acima dos endereços. Se você estiver me acompanhando na prática, escolha comigo “transporte público”, representado pelo símbolo de um ônibus (ou trem, não estou certo, hehehe). Escolhida esta opção várias alternativas de rotas devem ser sugeridas logo abaixo desse “menu” e logo na primeira delas, no cantinho esquerdo em baixo, aparece um horário em azul claro.

Clicando nesse horário o site te leva para uma outra página, onde o passo a passo da sua viagem será detalhado, um mapa do trajeto reduzido fica à mostra e também uma tabela comparativa das rotas e horários.

É nesta página onde está o segredo. Repare bem que ao lado das opções de transporte tem três caixinhas: na primeira provavelmente está escrito “sair agora”, na segunda o horário e na terceira a data. Ao clicar na primeira caixa, as opções “saída” e “chegada” aparecerão. Escolha a opção chegada e coloque a data e horário da sua reunião. O sistema te dará as opções de rotas e qual horário você deverá sair de casa.

Pronto, assim você não se atrasa mais!

Eu tenho usado este sistema desde que comecei a trabalhar por aqui e um colega me ensinou. Ele ainda não errou nenhuma vez comigo e olha que eu já fui para uns cantos de acesso remoto por aqui.

Claro que, se você preferir existem outros sistemas que fazem este planejamento para você como: o site do TTC, o site do Go Transit, entre outros, mas este da Google abrange todas as informações em um lugar apenas.

Ele também leva em consideração como está o trânsito (como fazem aplicativos tipo o Waze GPS) e, se você tiver um smartphone, para ficar ainda melhor, esta função do planner também está disponível nos aplicativos do Google Maps para usuários de sistemas Android, IOS e Microsoft Mobile.

Espero que essa dica ajude você tanto quanto vem me ajudando.

Um abraço e até a próxima semana!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Mauricio é paulista, natural de Guaratinguetá, formado em Marketing pela ESPM de Sao Paulo com especialização em Coordenação de Eventos Corporativos. Com mais de 10 anos de experiencia em produção de eventos no Brasil, se mudou para o Canadá no final de 2013 e atualmente reside em Mississauga, na GTA, e está se adaptando à vida canadense.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Notícias

Topo